1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Vale a pena fazer um curso para o Enem?

Há poucos dias do ENEM surge uma questão na cabeça daqueles candidatos que não estudaram absolutamente nada até aqui: “será que vale iniciar um cursinho agora?”. É completamente normal que faltando pouco tempo para o exame os candidatos fiquem nervosos e ansiosos.

Esses sentimentos podem gerar a necessidade de estudar algumas coisas para que não chegue lá sem saber absolutamente nada, mas muitos jovens sofrem com o pensamento de que pode ser tarde demais.

A verdade é que você pode estudar sim, se essa for a sua escolha. A seguir vamos lhe explicar porque vale a pena fazer um cursinho para o ENEM e passaremos algumas dicas para a preparação nos dias do exame.

Cursinho para o ENEM vale a pena?

Os cursinhos para o ENEM são famosos por todo o país e oferecidos por inúmeras instituições. Eles podem começar desde o início ou meio do ano, com o objetivo de preparar os seus alunos da melhor maneira possível para alcançar uma nota alta no exame.

Algumas instituições oferecem cursos de maior duração para aqueles que desejam entrar em um curso concorrido, como Direito.

cursinho-para-o-enem

Cursinho para o ENEM. Imagem:diuvlgação

Geralmente eles são pagos e realizados em um turno, sendo necessário frequentar dois turnos de aula apenas em casos especiais.

Nesses cursinhos eles passam todo o conteúdo programático para o ENEM, fornecem apostilas, vídeos, passam exercícios e abordam todos os temas que podem cair na prova. É a melhor forma de se preparar caso você ache que não consiga fazer isso sozinho.

Acesse e saiba mais informações: 13 Possíveis temas de Redação do Enem 2016

E agora, na reta final?

Nunca é demais estudar, principalmente para o ENEM. Se você tiver organização e tempo disponível, vale a pena entrar em um cursinho.

O importante é que você se dedique ao máximo nesses últimos dias e tende aprender aquilo que julgar mais importante, mas sem deixar de descansar e ter suas horas de lazer. Uma boa preparação é fundamental para que você alcance uma nota alta e consiga entrar para a universidade desejada.

cursinho-para-o-enem

Cursinho para o ENEM. Imagem:divulgação

Algumas instituições oferecem cursinhos de última hora para aqueles que querem fazer uma revisão de diversos conteúdos e ficarem por dentro do que pode cair na prova.

O ENEM é um exame difícil que exige muito conhecimento do candidato, por isso todo o material que você puder ter acesso é importante. Não deixe de ler uma notícia, não deixe de realizar um simulado e, principalmente, não deixe de praticar a sua redação.

Encontrou um tema legal no jornal? Faça um texto dissertativo-argumentativo para treinar o seu vocabulário e a sua capacidade de argumentação.

Acesse e saiba mais informações: Prova do Enem – Como se preparar a tempo pra prova

Etapas da prova do ENEM

O ENEM acontece em dois dias, 5 e 6 de novembro, sendo que as provas são divididas de maneira a não sobrecarregar os candidatos. No primeiro dia é realizada a aplicação das provas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Suas Tecnologias. Os candidatos recebem um caderno com 90 questões, sendo 45 para cada área.

Após ler e responder cada questão, o candidato precisa passar as respostas finais para o caderno de respostas. Esse é um momento que exige muita atenção, pois o candidato deve marcar a resposta correta na questão correta.


cursinho-para-o-enem

Cursinho para o ENEM. Imagem:diuvlgação

Qualquer erro ou rasura pode acarretar na anulação da resposta, por isso todo cuidado é pouco. No segundo dia é realizada a aplicação das provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Matemática e Suas Tecnologias.

É nesse dia também que os candidatos precisam fazer a redação dissertativa-argumentativa com, no máximo, 30 linhas. Nesse dia o caderno de questões possui no verso da primeira folha o tema da redação com todos os textos de apoio, seguido da lista de coisas que podem levar um zero na redação.

Como se preparar para o ENEM nos dias do exame

Os dias do exame são cansativos e tensos. Para se prepara nada melhor do que se divertir com os amigos e tentar desviar a sua atenção do ENEM. De sexta para sábado o ideal é que você durma cedo, se alimente bem e, caso julgue necessário, faça uma boa revisão com todo o conteúdo que estudou ao longo do ano.

cursinho-para-o-enem

Cursinho para o ENEM. Imagem:divulgação

De sábado para domingo você já vai estar mais cansado devido ao primeiro dia de prova, por isso é fundamental dormir cedo e descansar. Nesse dia não é recomendado que você faça uma revisão, pois o nervosismo pode facilitar o famoso “branco” e te deixar ainda mais sobrecarregado.

Leia também: Descubra um esquema pouco conhecido para escrever Redações do ENEM

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]