1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Tem idade certa para fazer o ENEM?

Ai você deve estar pensando em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vem aquela dúvida: tem idade certa para isso? É claro que não tem! E lá tem idade para estudar, e lá tem idade para realizar um sonho. Não se tem prazo de validade para nada nessa vida. Idade certa para fazer as coisas é coisa da cabeça de pessoas ultrapassadas. Então, vamos lá entender melhor o Enem e se inscrever nessa prova?

Enem nasceu de olho nos jovens que concluíram o Ensino Médio, mas …

O Exame Nacional do Ensino Médio nasceu para avaliar o Ensino Médio no País. Por isso que é correto afirmar que o foco do Enem inicialmente eram os jovens que estavam se formando no Ensino Médio. No entanto, com o tempo, ele virou uma espécie de vestibular, que tem a nota usada para entrar em várias universidades pelo País.

Quais programas fazem parte do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio não tem idade máxima para ser prestado, justamente porque nunca é tarde para entrara em uma faculdade. Confira as formas de entrar na faculdade que o Enem te oferece:

-Sistema de Seleção Unificada (SiSU): Esse sistema é o que pode te dar a chance de fazer uma faculdade pública. O Enem serve para classificar candidatos para uma vaga em universidade pública, sem a necessidade de se fazer o vestibular tradicional.

Tem idade certa para fazer o ENEM?

Tem idade certa para fazer o ENEM? Imagem:divulgação

-Programa Universidade para Todos (Prouni): Por meio da Nota do Exame Nacional do Ensino Médio você pode ingressar em uma faculdade privada com bolsa de 50% a 100%.

-FIES: Esse financiamento exige participação no Enem (para quem concluiu o ensino médio a partir de 2010) e desempenho mínimo no Exame para solicitar financiamento estudantil a juros baixos.

Lista com todos os temas de redação do Enem

São muitos os assuntos que podem ser tema de redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Causa sociais, economia, discriminação e até intolerância religiosa de forma direta ou indireta já foram temas do Enem. Confira a seguir temas de redação que já foram cobrados nesses 18 anos de exame.

Acesse e saiba mais informações: 15 Possíveis temas para a Redação do ENEM 2017

Temas de redação do Enem

Para ingressar no Exame Nacional do Ensino Médio é necessário ser aprovado em todos os sentidos, sendo que a redação é um ponto essencial. Confira a seguir todos os temas já aplicados em redações do Enem para você ter ideia do que estudar:

1998: Viver e aprender

1999: Cidadania e participação social

2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional

2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?

2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo

2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação

2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira

2006: O poder de transformação da leitura

2007: O desafio de se conviver com as diferenças

2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar

2009: O indivíduo frente à ética nacional

2010: O trabalho na construção da dignidade humana

2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado

2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21

2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”


Para mais informações acesse o site do Enem: http://enem.inep.gov.br/.

A Hora do Enem

Uma forma de estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio é usando uma ferramenta criada pelo Ministério da Educação. O Hora do Enem é uma ferramenta online que disponibiliza aos leitores simulados, videoaulas, planos de estudo, exercícios e resumos direcionados ao Exame.

O primeiro simulado da hora do Enem acontecerá no dia 30 de abril e o prazo de inscrição para fazer parte desse simulado terminou no dia 15 de abril.

Tem idade certa para fazer o ENEM?

Tem idade certa para fazer o ENEM? Imagem:divulgação

Mas você pode ficar de olho para participar dos demais simulados e pode se cadastrar para ter acesso as aulas gratuitas e material de estudo.

Terão simulados no dia 30 de abril, 25 de junho e 13 de agosto, com 80 questões cada um, e nos dias 8 e 9 de outubro, haverá uma grande revisão, com 180 questões no total. A cada simulado o estudante vai poder verificar as áreas de maior dificuldade para orientar o plano de estudos e entender mais sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.

Acesse e saiba mais informações: Página do participante do Enem 2017!

– Programa televisivo sobre o Enem

Todos os dias, por meio da plataforma uma área do conhecimento vai ser debatida e será usada como ponto de partida para dicas para os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. O programa pode ser visto nos seguintes canais:

  • Brasília – Canal 2.3
  • São Paulo – Canal 3.3
  • Rio de Janeiro – Canal 2.3

Pela parabólica em sinal analógico:

  • Polarização horizontal – Frequência 3770

Na TV por assinatura, pelas operadoras de satélite DTH (Direct-to-home) e Cabo que você pode consultar por aqui.

Agora nãop tem mais desculpas para não estudar como se deve para o Enem. Aproveite o Hora do Enem para melhorar o seu desempenho.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]