1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (103.842 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sisutec 2017 – Inscrições, vagas e seleção

O Sisutec é um programa do Governo Federal cujo objetivo é beneficiar os jovens e estudantes. A sigla significa Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica e funciona de uma forma bem parecida com o SISU.

No entanto, o foco do Sisutec é a oferta de vagas em cursos técnicos para quem já terminou o ensino médio e participou do Enem. Para isso, diversas unidades são parceiras, como as públicas e privadas de educação profissional e tecnológica. As inscrições acontecem todo o ano para diversos tipos de cursos e é muito fácil ganhar uma bolsa.

Como funciona o Sisutec

Você já entendeu que o Sisutec é um programa para ofertas gratuitas de vagas em cursos técnicos, mas agora precisa ficar por dentro de todas as regras e requisitos do programa. Para participar não é necessário arcar com nenhuma taxa e você pode se inscrever através de um computador.

sisutec-2017

Sisutec 2017. Imagem:divulgação

É possível escolher até duas opções de cursos técnicos e verificar a nota de corte durante os dias que antecedem o fechamento das inscrições. Uma vez por dia o Sisutec divulga as notas de corte, ou seja, as menores notas exigidas para garantir uma vaga no curso. Todos os candidatos são classificados de acordo com a nota do ENEM, por isso é essencial estudar e se sair bem.

Acesse e saiba mais informações: Resultado Enem 2016 já tem data prevista!

Requisitos para se inscrever no Sisutec

O Sisutec oferece milhares de vagas todos os anos, o que facilita muito a vida de quem não possui condições de arcar com uma qualificação. Sendo assim, o foco do programa são os candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral. Algumas instituições federais parceiras também reservam parte das vagas para candidatos negros, pardos e indígenas.

sisutec-2017

Sisutec 2017. Imagem:divulgação

Além disso, para poder se inscrever no Sisutec, o candidato precisa ter realizado a última edição do ENEM, ou seja, a de 2016, e tirar uma nota maior que zero na redação. A seleção para o curso se dá pela nota do exame, onde quanto maior a sua nota, maior é a sua chance de garantir sua vaga.

Inscrições do Sisutec – como acontecem

A inscrição para o programa é feita apenas pela internet no site http://sisutec.mec.gov.br/.  No momento da inscrição é necessário ter em mãos o número de inscrição e a senha do ENEM; logo em seguida você analisa seus dados e confere a sua nota.

sisutec-2017

Sisutec 2017. Imagem:divulgação

Logo depois o candidato pode começar a procurar pelos cursos desejados, seja pelo município, nome da universidade ou pelo próprio nome do curso. Quando achar a primeira opção, poderá ler a quantidade de vagas e selecionar a modalidade. Quando a inscrição estiver finalizada, o candidato pode efetuar novamente esse procedimento, mas dessa vez para a sua segunda opção de curso. Ao longo dos dias das inscrições é possível alterar as escolas, mas lembrando que a que vale é a última.

Acesse e saiba mais informações: Enem site oficial


Chamadas do Sisutec – como funcionam

As chamadas do Sisutec às vezes tendem a deixar os candidatos confusos, mas aqui estamos para esclarecer. A primeira dúvida surge quando a nota do candidato é útil para as duas opções de cursos: nesse caso, o candidato é selecionado imediatamente na primeira opção.

sisutec-2017

Sisutec 2017. Imagem:divulgação

O candidato que for selecionado em sua primeira opção não poderá participar da segunda chamada, mesmo que não efetue a matrícula. Por isso é muito importante que o candidato fique atento aos prazos dados para efetuar a matrícula na instituição desejada. O candidato que for selecionado na sua segunda opção de curso, mesmo que tenha efetuado a matrícula na instituição, irá continuar concorrendo na segunda chamada para a vaga que escolheu na primeira opção.

Acesse e saiba mais informações: Enem 2017 – Inscrições

Próximo processo seletivo Sisutec 2017

O Sisutec acontece todos os anos, em janeiro e depois em junho. As suas inscrições são abertas logo depois da divulgação da nota do ENEM que está prevista para acontecer no dia 19 de janeiro. Portanto, até o início de fevereiro muitos jovens poderão se inscrever e concorrer a vagas por meio do programa.

sisutec-2017

Sisutec 2017. Imagem:divulgação

Fique atento na internet e no site passado anteriormente; lá estarão todas as novidades e atualizações, assim como o próximo cronograma e todas as etapas.

Se você ainda tiver dúvidas, poderá também tirá-las por meio do site. Aguarde mais alguns meses e você poderá participar do programa.

Leia também: Descubra um esquema pouco conhecido para escrever Redações do ENEM!

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]