1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (187.238 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sisutec 2018 – Cursos, vagas e inscrições

Nos últimos anos o Governo Federal criou muitos programas para ajudar e beneficiar os jovens brasileiros. Entre o maior dos benefícios está a forma de ingresso nas universidades e instituições através de programas como o Prouni, Sisu, Pronatec e o Sisutec. Todos eles oferecem bolsas de estudo em graduação, cursos técnicos e de qualificação profissional em escolas públicas e privadas.

O Sisutec foi criado em 2013 e recebeu o nome de Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. Ele é feito nos mesmos métodos que o Sisu. O programa conta com diversas parcerias em instituições públicas e privadas que ofertam os cursos de acordo com a demanda de cada região. Se inscrevendo no programa você pode escolher até duas opções de curso e alterá-las nos dias seguintes enquanto as inscrições ainda estiverem abertas. Entenda mais sobre o programa aqui!

Leia também: Descubra um esquema pouco conhecido para escrever Redações do ENEM

Como funciona o Sisutec 2018

O método de funcionamento do programa é idêntico ao do Sisu e do Prouni, a nota usada para selecionar os jovens é a do Enem, portanto quem deseja se inscrever terá que realizar o exame no ano anterior. Aqueles que zerarem a redação estão impossibilitados de participar tanto do Sisutec como qualquer outro programa que exija a nota do Enem.

Como são várias instituições que ofertam as vagas, algumas delas exigem uma nota maior para que o aluno possa ingressar em determinado curso. Tudo isso deverá ser pesquisado no site da instituição ou no momento da inscrição.

O ensino oferecido pelas instituições é de qualidade e capacita os estudantes para atuarem no mercado de trabalho escolhido. Após a conclusão o aluno recebe um diploma válido em todo o território nacional que pode ser adicionado ao seu currículo para lhe gerar mais ofertas e oportunidades de emprego.

sisutec

Sisutec 2018 – Cursos, vagas e inscrições. Imagem:divulgação

Sisutec 2018 – Quem pode participar?

O programa é destinado para todos aqueles estudantes do ensino médio e também para quem já concluiu na escola da rede pública. Podem participar ainda jovens que tenham cursado em escola da rede privada na condição de bolsista integral. Aqueles que cursaram em escola privada e pagaram mensalidades não podem efetuar a inscrição. Além disso, quem já possui um curso superior em seu currículo ou já participou do Prouni também não poderá participar.

Sisutec 2018 – Documentos para Inscrição

Na hora de fazer a sua inscrição para o Sisutec é necessário informar alguns dados pessoais, por isso não se esqueça de ter em mãos o seu documento de identidade (RG), o seu CPF, endereço residencial, número de inscrição do Enem, nota do exame e a senha.

Acesse e saiba mais informações: 13 Possíveis temas de Redação do Enem 2016

Sisutec 2018- Como se inscrever

A inscrição para o programa pode ser feito em métodos simples através da internet. Você deve acessar o portal do Sisutec quando as inscrições estiverem abertas e informar o seu número de inscrição do Enem e a senha criada no momento da inscrição no mesmo.

Depois de fornecer essas informações poderá começar a sua inscrição, podendo escolher até dois cursos em diferentes cidades e instituições. É importante que você escolha as duas opções de acordo com a sua preferência. Se o candidato não for selecionado na primeira opção, ainda terá chances de ser selecionado para a segunda.

Inscrições-Sisutec

Sisutec 2018 – Cursos, vagas e inscrições. Imagem:divulgação

Sisutec 2018 – Nota de Corte

No momento da inscrição o candidato seleciona até duas opções de curso de acordo com a sua preferência. Se ele for selecionado na primeira opção, não poderá concorrer a outra e vice-versa. Enquanto as inscrições estiverem abertas o candidato pode entrar no site e mudar as suas opções.

Isso é importante, pois todos os dias o sistema libera a nota de corte para aquele curso, ou seja, a nota mínima que o candidato precisa ter tirado no Enem para conseguir ingressar no curso desejado. Essa nota de corte é baseada na nota de todos os candidatos daquele curso e é atualizada todos os dias. Você pode ir mudando suas opções até o último dia para achar o curso que se encaixe em sua nota.

Acesse e saiba mais informações: Hora do enem 2016. Gabaritos e Incrições do Enem

Sisutec 2018 – Datas

Pouco se sabe sobre o cronograma do Sisutec para o ano de 2018. Baseando-se em anos anteriores, podemos dizer que as inscrições podem acontecer entre os meses de junho e julho, com o resultado da primeira chamada saindo ainda em julho.

O resultado da segunda chamada do ano anterior saiu logo após serem encerradas as matrículas da primeira chamada. A lista de espera saiu logo depois e o início das aulas foi para o mês de agosto. Candidatos interessados em se inscrever no Sisutec 2018: estudem e aguardem as datas!

Sisutec 2017 - Cursos, vagas e inscrições

Sisutec 2018 – Cursos, vagas e inscrições. Imagem:divulgação

Conheça as instituições parceiras do programa

Em 2015 o Sisutec ofereceu mais de 83 mil vagas em cursos técnicos em instituições públicas e privadas. Foram mais de 200 mil inscritos através das diversas entidades que são parceiras do programa.

Muitas instituições oferecem vagas através do Sisutec, como: Institutos Federais, Escolas Técnicas vinculadas as Universidades Federais, Redes Estaduais e Municipais de Educação Profissional e Tecnológica, Escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem como o SENAI, SENAT, Universidades Privadas e Escolas Técnicas Privadas.

Acesse e saiba mais informações: A Hora do Enem – Saiba o que é!

Sisutec 2018 – Cursos

O Sisutec oferece cursos nas mais diversas áreas de conhecimento e em cada região são ofertados cursos de acordo com a demanda da cidade, para que assim os jovens.


estejam capacitados para atuar perto de casa. Entre as áreas que são oferecidas os cursos, podemos citar: Saúde, Estética, Meio Ambiente, Tecnologia, Administração, Comunicação, Turismo, entre outros.

No Sisutec há alguns cursos principais que são aqueles com maior número de vagas disponíveis. Podemos citar entre esses os cursos técnicos de logística, informática, segurança do trabalho, enfermagem, edificações, eletrotécnica, farmácia, mecânica, cuidados de idoso, redes de computadores, computação gráfica, análises clínicas, guia de turismo e agropecuária.

Se você não se interessou por nenhum dos cursos citados acima não precisa se desanimar, o Sisutec oferece muitas outras opções de curso. Veja algumas delas:

– Técnico em Agenciamento de Viagem

– Técnico em Agroindústria

– Técnico em Agronegócio

– Técnico em Alimentação Escolar

– Técnico em Biocombustíveis

– Técnico em Calçados

– Técnico em Cerâmica

– Técnico em Comunicação Visual

– Técnico em Desenho de Construção Civil

– Técnico em Design de Embalagens

– Técnico em Design de Interiores

– Técnico em Eletrotécnica

– Técnico em Estética

– Técnico em Eventos

– Técnico em Geologia

– Técnico em Hemoterapia

– Técnico em Hidrologia

– Técnico em Lazer

– Técnico em Logística

– Técnico em Massoterapia

– Técnico em Nutrição e Dietética

– Técnico em Paisagismo

– Técnico em Petróleo e Gás

– Técnico em Produção de Moda

– Técnico em Química

– Técnico em Reciclagem

– Técnico em Restaurante e Bar

– Técnico em Saúde Bucal

– Técnico em Sistemas de Energia Renovável

– Técnico em Telecomunicações

– Técnico em Vestuário

– Técnico em Zootecnia

Sisutec 2017 - Cursos, vagas e inscrições

Sisutec 2018 – Cursos, vagas e inscrições. Imagem;divulgação

Sisutec 2018 – Benefícios em participar

Ser qualificado profissionalmente e ter um diploma enriquece muito o currículo de quem deseja conseguir um trabalho. Muitas vezes você desenvolve conhecimento e sabedoria sobre determinado assunto, sabe colocá-lo em prática, mas não consegue ser aceito em uma empresa, pois não possui um diploma que certifique sua qualificação. Dessa forma, acaba perdendo essa e muitas outras vagas para quem fez um curso de qualificação.

Assim podemos notar que o principal benefício de realizar um curso profissionalizante é conseguir um bom emprego no mercado de trabalho e garantir o seu lugar. Hoje em dia está tudo muito disputado, então vale a pena esforçar e investir nos estudos. Fazendo um curso através do Sisutec você obtém mais conhecimento e sai capacitado para atuar no mercado de trabalho e colocar em prática tudo o que aprendeu.

Acesse e saiba mais informações: 3 passos para nota 1000 no ENEM 2016 [AULA GRÁTIS]

Sisutec 2018 – Expectativas

Mesmo que haja vários programas do Governo que oferecem bolsas de estudos e vagas em cursos técnicos e de graduação, sempre há uma expectativa grande sobre o Sisutec. Milhares de vagas são ofertadas através do programa e muitos jovens que não foram selecionados em outros programas podem tentar a sorte no Sisutec.

O programa é muito disputado, então você precisa se esforçar para tirar uma boa nota no Enem. Só assim terá a chance de se inscrever não só no Sisutec, mas também no Sisu e no Prouni, e assim ter muito mais chances.

Como não se sabe nada sobre as datas certas do processo seletivo ano que vem, muitos jovens já estão se preparando. A expectativa é que o número de vagas aumente nem que seja um pouco, mesmo com tantos cortes sendo feitos pelo Governo Federal. Com mais vagas, mais pessoas terão a oportunidade de terem a sua qualificação profissional.

Sisutec 2017 - Cursos, vagas e inscrições

Sisutec 2018 – Cursos, vagas e inscrições. Imagem:divulgação

Ter qualificação profissional é fundamental para quem quer ingressar no mercado de trabalho, principalmente em tempos de crise, como está ocorrendo em nosso país. Além de as vagas serem poucas a exigência dos candidatos é maior ainda, por isso que ter qualificação profissional, ainda mais vindo do Sisutec é  um grande passo para a conquista de uma vaga de trabalho.

Se você está desempregado e quer aproveitar as oportunidades que o mercado oferece faça os cursos do Sisutec 2018, mesmo sem definição para as datas de inicio fique atento, pois podem ser divulgadas a qualquer momento e você não quer perder essa oportunidade, certo? Bos Sorte!!!

Confira como foi o Sisutec 2017.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]