1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Resultado ENEM 2017

O resultado do ENEM 2017 está sendo muito aguardado pelos candidatos que experimentaram pela primeira vez a aplicação da prova em dois finais de semana seguidos. Recheado de mudanças, a edição desse ano aconteceu com sucesso, sem muitos prejuízos e problemas aparecendo no meio do caminho.

Agora o próximo passo é aguardar o resultado, previsto para ser liberado no início do ano que vem. Com base no edital do ENEM, já é possível saber quando e onde as notas serão liberadas. Caso você não saiba, poderá descobrir a seguir, assim como também onde usá-las.

Quando sai o resultado do ENEM 2017

O resultado do ENEM 2017, seguindo o próprio edital do programa, está previsto para ser lançado no dia 19 de janeiro. Com as notas liberadas, poderão se iniciar as inscrições em vários processos seletivos para ingresso nas universidades públicas e federais.

 ENEM 2017

ENEM 2017. Imagem:divulgação

O resultado do ENEM 2017 será disponibilizado na Página do Participante, basta que o candidato acesse informando o seu CPF e a senha cadastrada. Uma vez no sistema, o candidato poderá conferir suas cinco notas, referentes a redação e às quatro áreas de conhecimento. Com essas notas será possível obter a média do candidato e assim participar de vários processos seletivos.

Gabaritos do ENEM 2017

Até o lançamento do resultado do ENEM, os candidatos podem conferir o gabarito oficial das provas, disponibilizado pelo Ministério da Educação apenas alguns dias após a realização do exame. O gabarito não contém o ponto de cada questão, por isso é impossível saber a nota do candidato apenas por ele, mas é sempre indicado conferir pelo menos para você saber quais questões acertou e errou, e assim obter mais conhecimento.

Para acessar os gabaritos é muito fácil: você só precisa escolher o dia – 1º ou 2º – e, em seguida, a respectiva cor de caderno que usou. Logo depois você deverá marcar a resposta que colocou e, caso não lembra da questão, basta clicar sobre o número da mesma para lê-la.

Acesse e saiba mais informações: Fies 2018 – Inscrições, vagas e cursos

Como calcular a média do ENEM 2017

Depois que você consultar as suas notas do ENEM, será preciso encontrar sua média, pois é ela que importa. A média do ENEM é a soma das cinco notas divididas por cinco. Você soma todas as cinco notas obtidas – das quatro áreas de conhecimento e da redação – e, em seguida, divide o resultado por cinco (quantidade de notas obtidas).

 ENEM 2017

ENEM 2017. Imagem:divulgação

O valor será a sua média. Algumas universidades, em determinados processos seletivos, atribuem pontos diferentes para uma área de conhecimento, o que pode elevar sua nota no processo seletivo.


Acesse e saiba mais informações: Mediotec 2018

Programas que aceitam a nota do ENEM 2017

Há diversos programas federais que usam como base de seleção a nota do ENEM, esse é o caso do SISU. O Sistema de Seleção Unificada abre suas inscrições logo após a divulgação das notas do exame, e consiste na oferta de vagas gratuitas para o ensino superior público.

Centenas de universidades públicas disponibilizam suas vagas para os cursos superiores diretamente no sistema do SISU. As inscrições não duram muito mais do que uma semana e há apenas uma chamada regular. Além do SISU também há o ProUni, voltado para o ensino superior privado. Nele você pode concorrer a uma bolsa integral ou parcial, de acordo com o curso e a sua renda.

Aqui, além de ter participado do exame, o candidato não pode ter zerado a redação e deve ter obtido uma nota igual ou maior do que 450 pontos. O ProUni abre suas inscrições logo após o encerramento do SISU e possui duas chamadas regulares, além da lista de espera. Tudo acontece pela internet, diretamente no portal do programa.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]