1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Regras para a Redação do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova extremamente importante para quem está se formando no Ensino Médio e deseja ingressar no Ensino Superior. Para quem não conhece, ele é uma maneira usada por Universidades públicas (federais e estaduais) para avaliar os estudantes e, a partir de suas notas, entrar em seus cursos de graduação através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A prova avaliará os conhecimentos gerais dos alunos em diversas áreas: linguagem, código e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, matemática e ciências da natureza e suas tecnologias. Além das questões de múltipla escolha, também é aplicada uma redação de um tema atual a ser descoberto no momento do exame. E é sobre ela que vamos falar hoje.

Regras para a Redação do Enem

Regras para a Redação do Enem

Regras da redação do Enem 2017

A redação do Enem é feita de maneira dissertativa e avaliará diversos pontos argumentativos apresentados pelo aluno em um texto que tenha início, desenvolvimento e conclusão em uma estrutura coesa e que demonstre que o candidato tem algum tipo de domínio daquele assunto, mesmo que ele seja básico e desenvolvido com a ajuda dos textos que servem como base.

Algumas coisas não são proibidas de se fazer na redação, porém, utilizar a primeira pessoa, por exemplo, pode não gerar uma impressão boa dos corretores. A redação deve conter, sim, a sua opinião sobre determinado assunto, mas sem levar para o lado completamente pessoal e com construções de frase que demonstram que aquilo é o que você pensa sem nenhum tipo de embasamento para tal, o famoso “achismo”. Portanto, evite palavras e expressões em primeira pessoa.

Nesta edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio, a redação será aplicada no primeiro dia de prova, que acontece no dia 5 de novembro de 2017. No total, são cinco horas e meia para realizar toda a prova – incluindo a redação –, então, dedique-se a monitorar o tempo que você tem para desenvolver a dissertação.

Uma dica é fazer um rascunho dos seus pensamentos ou, pelo menos, dos principais pontos. Assim, corre menos risco de errar, uma vez que na hora de escrever a redação no papel definitivo, não pode conter rasuras. Não esqueça também que é fundamental construir um texto dentro do tema pedido, uma vez que redações fora do assunto podem ser anuladas ou ter nota baixa.

Quantas linhas tem uma redação do Enem?

A redação deve ter, no máximo, 30 linhas e, no mínimo, 8 linhas. Claro que para uma dissertação, oito linhas é um número muito baixo – uma vez que é preciso criar toda uma argumentação dentro do texto. Porém, cabe a cada candidato desenvolver aquilo que acha melhor e necessário.


Regras para a Redação do Enem

Regras para a Redação do Enem

Regras da redação dissertativa

Mas, afinal, o que a banca examinadora espera da redação do Enem? No total, ela vale 1000 pontos dentro da prova e cada um dos corretores pode dar de 0 a 200 pontos para cada item. Neste caso, eles avaliam a capacidade da pessoa de usar a escrita formal da língua portuguesa (concordância, regência, pontuação, flexão, uso de pronomes, grafia das palavras e divisão silábica), a capacidade do candidato em compreender a proposta e de aplicar os conceitos em cima daquilo, selecionar, organizar e interpretar as informações obtidas, demonstrar os mecanismos necessários para argumentação e fazer a elaboração do texto respeitando os direitos humanos – ou seja, sem desrespeitar ninguém.

A redação do Enem é uma parte muito importante da prova e precisa ser levada a sério. Então, treine e pesquise sobre os possíveis tema (que vão de encontro com a atualidade do que está acontecendo no mundo). A prova será aplicada em dois domingos: 5 e 12 de novembro. Anote na agenda e boa sorte.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]