1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18.276 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Regras para a Redação do Enem

Regras para a Redação do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova aplicada a todos os concluintes do ensino médio, obrigatório desde 2009, que tem o objetivo de avaliar a qualidade dos alunos para a entrada em faculdades e participar de planos e bolsas do Ministério da Educação. Essa é uma das provas mais esperadas pelos estudantes, aplicada em dois dias, com questões que abrangem diversas áreas de conhecimento, porém a redação do enem tem um peso significativo e é a mais temida pelos alunos.

Detalhes da redação Enem

A redação exigida pelo Enem tem forma correta. Ela é de caráter dissertativo-argumentativo usado completamente na terceira pessoa, com o número mínimo de 8 linhas e não passando de 30 linhas.

Para os professores, o ideal é que o texto tenha a estrutura correta: Inicio, Desenvolvimento e Conclusão, e evite o uso de palavras que indicam primeira pessoa(eu, você, ele, ela) e palavras que mostram falta de domínio com o tema da redação, como as palavras “acho”, “acredito”, “penso”. É importante lembrar que o título da redação é de caráter optativo pelos corretores, por isso, caso você tenha duvidas com o título é melhor deixá-lo em branco.

Possíveis temas Redação do Enem

Os temas mais propostos para o Enem são os que estão na atualidade. Os temas como meio ambiente, reciclagem, leis novas e acontecimentos político-econômicos são os principais temas que podem ser propostos para a redação, temas que envolvem a atualidade e a realidade do país. A democracia e a expressão política são temas muito cotados para o ano de 2014, por estar tão na mídia no momento, assim como os jogos da “Copa do Mundo” que aconteceram também este ano e marcou a história do país.

Correção da prova de Redação do Enem

A redação do enem vale um total de 1.000 pontos. Cada corretor observa cinco itens aplicando uma nota de 0 a 200 para cada item, corrigida por dois corretores diferentes de forma independente. Caso as correções estejam muito diferentes, 100 pontos no total da prova ou 80 pontos por item, a prova passa para um terceiro corretor.

Apostila de Redação Enem 2015


Os corretores avaliam:

  • Domínio do idioma na norma padrão de escrita
  • Entender o que o tema propôs e inserir conhecimentos de várias áreas para desenvolvê-lo dentro dos padrões dissertativo-argumentativo
  • Ter coerência na seleção, organização e interpretação de fatos e normas para a defesa do ponto de vista
  • Desenvolver uma solução ou intervenção do problema, levando em consideração a lei dos direitos humanos.

Dedique grande parte da elaboração da prova para a redação, além de muito estudo.

Assista: Esquema pouco conhecido para desenvolver a Redação do ENEM

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]