1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18.385 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Questões ENEM 2016 provocam polêmica entre especialistas

O Enem 2016 já foi realizado para inúmeros jovens e estudantes brasileiros, mas muitos outros ainda vão realizar a prova no primeiro final de semana de dezembro. O exame desse ano já causou muitas polêmicas, algumas delas envolvendo questões sobre a história do Brasil.

Agora que o gabarito oficial já foi liberado e muitos participantes puderam ter uma noção do seu desempenho, especialistas e professores apontam algumas negligências nas questões. A seguir você confere tudo sobre o assunto.

Questão de história sem nenhuma alternativa correta

Essa com certeza é a mais discutida atualmente. Segundo um historiador, a questão que aborda a imigração do governo brasileiro em relação aos judeus no período Segunda Guerra Mundial, não possui nenhuma das alternativas corretas, muito menos a que é apontada pelo gabarito oficial da prova.

questoes-enem-2016

Questões ENEM 2016. Imagem:divulgação

Para este historiador, a alternativa apontada como correta pelo INEP tende a confundir o antissemitismo com o nazismo. Em resposta, o INEP reafirma que a alternativa E está correta, pois o governo Vargas teria sido influenciado por muitas características e movimentos. O órgão ainda comunicou que diversos aspectos devem ser levados em conta, já que é impossível abordar todos os aspectos mais específicos de cada assunto.

Qual seria a resposta certa, então?

Quem está curioso para saber de qual questão estamos falando, pode conferir no seu caderno, caso o tenha em mãos. Na prova branca é a questão 13, na prova amarela é a questão 33, na prova rosa é a questão 36 e na prova azul é a 27.

questoes-enem-2016

Questões ENEM 2016. Imagem:divulgação

O historiador explica que a questão apontada como correta realmente estaria certa se falasse sobre a simpatia de parte do governo com relação ao antissemitismo, ou seja, a discriminação para com os judeus. Muitas pessoas naquela época não eram abertas a essa ideia, por isso os judeus foram impedidos muitas vezes de entrar no Brasil, mas principalmente por não gostarem da ideia de ter judeus como imigrantes.

Acesse e saiba mais informações: Resultado Enem 2016 já tem data prevista!

Opiniões de outros especialistas

Outros especialistas também deram suas opiniões e relataram que a alternativa E foi apontada como a correta, porque naquela época diversos funcionários do governo simpatizavam com as políticas dos Estados Unidos e também às ideologias ligadas ao fascismo e ao autoritarismo.

questoes-enem-2016

Questões ENEM 2016. Imagem:divulgação

Portanto, a questão está certa em parte, mas poderia ser um pouco mais clara. O real motivo dos judeus serem impedidos de entrar aqui é que a ideia de tê-los no país, como refugiados, não agradava. Sendo assim, muitas pessoas também se tornaram adeptas das ideologias do nazismo. Os participantes do Enem não devem se preocupar, pois é pouco provável que a questão seja anulada.


ENEM temas sempre geram conflitos

É comum a cada edição do ENEM surgirem conflitos com relação aos temas abordados. Como vivemos em uma sociedade livre, democrática é permitido que cada cidadão tenha a sua opinião o que gera polêmica a determinados temas do ENEM, como esse do exame de 2016.

questoes-enem-2016

Questões ENEM 2016. Imagem:divulgação

Foram questões que apresentaram dúvidas e várias opiniões se formaram a respeito delas. Algumas questões, como as citadas acima, provocaram toda essa discussão. O importante é que os candidatos podem contar com avaliações de vários especialistas que podem esclarecer dúvidas acerca de determinadas questões.

Acesse e saiba mais informações: Enem 2017 – Inscrições

ENEM para quem ainda não fez

Os mais de 150 mil estudantes que foram prejudicados de fazer o ENEM por causa das escolas ocupadas poderão realizar a prova no primeiro final de semana de dezembro. Será outra prova, novas questões e também outro tema a ser abordado na redação.

O resultado final do ENEM está previsto para sair no dia 19 de janeiro e logo depois é provável que as inscrições para os programas do governo também se iniciem.

Leia também: 5 Possíveis Temas de Redação do Enem

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]