1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Quando Sai o Resultado Enem 2018 – Saiba Como Consultar sua Nota

As inscrições para o ENEM 2018 estão perto de iniciar, mas já existem candidatos interessados em saber quando o resultado será liberado. Isso acontece porque há muita expectativa nas notas do exame, pois as mesmas são usadas como forma de ingresso nas instituições públicas de ensino superior.

O resultado do ENEM é muito esperado por todas as pessoas, pois assim elas podem ter uma noção do seu conhecimento e conseguirem uma boa oportunidade em uma universidade ou até mesmo curso técnico.

A nota do Enem é usada como forma de ingresso nas instituições públicas de ensino superior. (Imagem: Divulgação)

A nota do Enem é usada como forma de ingresso nas instituições públicas de ensino superior. (Imagem: Divulgação)

Outro detalhe importante é saber calcular e consultar sua nota, para ter em mãos a média correta obtida no exame. Todas essas informações você encontra a seguir.

Datas do ENEM 2018

O calendário do ENEM 2018 deve ser conferido por todos que irão participar, pois contém todos os prazos e informações importantes sobre o exame. A primeira data do calendário é referente as inscrições: elas acontecem de 8 a 19 de maio. A taxa de inscrição deve ser paga até o prazo.

As provas serão realizadas em novembro, dois domingos consecutivos, quebrando a tradição da prova ser aplicada em um sábado e um domingo, formando um final de semana único. O resultado do exame está previsto para ser divulgado em janeiro de 2019.

Veja Como Consultar a sua Nota do ENEM 2018

Para você que já deseja estar ciente de como descobrir a sua nota quando a mesma for liberada, aqui nós explicamos o passo a passo. A nota será liberada no portal da Página do Participante, o mesmo local onde você se inscreveu. Acesse-o e informe seu CPF, a senha cadastrada e a imagem correspondente ao texto.

A nota do Enem será liberada no portal da Página do Participante. (Imagem: Divulgação)

A nota do Enem será liberada no portal da Página do Participante. (Imagem: Divulgação)

Dentro do sistema você terá acesso a cinco notas: uma referente à redação e outras quatro referentes à cada área do conhecimento. Se você acessar o portal no dia 19 e não tiver nota nenhuma, não se assuste. O sistema tende a ficar sobrecarregado nas primeiras horas do dia, pois milhares de candidatos acessam ao mesmo tempo. A dica é que você deixe para ver no final do dia ou até mesmo no dia seguinte, pois com certeza encontrará a sua nota.


Como Calcular a Média do ENEM 2018

A nota usada para ingresso em universidades é a sua média no ENEM, por isso é fundamental calculá-la para saber em quais oportunidades você possui chance. Para chegar à média de sua nota, você deve somar todas as cinco notas informadas no portal e, em seguida, dividir o resultado pela quantidade de notas. Nesse caso, o total deverá ser dividido por 5.

O resultado obtido representará a sua média no exame. Essa média será levada em consideração na hora de programas como SISU e ProUni. Devemos ressaltar que algumas instituições dão pesos maiores à algumas áreas do ENEM, por isso ao se candidatar para alguma vaga, a sua nota pode ser maior do que a vista no portal da Página do Participante.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]