1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Pronatec 2018

Com mais de 9 milhões de alunos matriculados desde a sua criação, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é a oportunidade para jovens e trabalhadores de baixa renda se profissionalizarem em diversas áreas do mercado de trabalho. Com cursos totalmente gratuitos, o programa abrange diversos estados e cidades do país.

Pronatec 2018 – O que é?

Criado pelo Governo Federal em 2011, o Pronatec tem como objetivo expandir e democratizar a oferta de cursos gratuitos de educação profissional e tecnológica no país, priorizando os estudantes da rede pública e os trabalhadores de baixa renda.

Pronatec 2018. (Imagem: Divulgação)

Pronatec 2018. (Imagem: Divulgação)

Por meio de parcerias com instituições de ensino como o SENAC, o SENAI, o SESI, as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a Rede e-Tec Brasil (cursos à distância), os alunos se formam como profissionais qualificados para atuar nos setores que necessitam de mão de obra especializada.

Pronatec 2018 – Como Funciona?

O programa oferece cursos para estudantes que estão matriculados no ensino médio, para aqueles que irão iniciar o ensino médio e para quem já concluiu.

Quem está matriculado no ensino médio ou já concluiu, o Pronatec oferece os cursos de Ensino Técnico, que capacitam os alunos no emprego de novas técnicas e tecnologias do trabalho. Esses cursos possuem uma carga horária que varia de 800 a 1200 horas e uma duração média de um ano e meio a dois anos.

O principal requisito para ter acesso aos Cursos Técnicos do Pronatec é estar matriculado ou ter concluído o ensino médio (preferencialmente pela rede pública). A lista completa com os fatores de eliminação está disponível no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Os cursos de qualificação profissional, ou Formação Inicial e Continuada (FIC), são destinados para a população de baixa renda que já concluiu o ensino médio na rede pública (ou privada com bolsa integral) e até para quem não possui o ensino fundamental concluído.

Pronatec 2018. (Imagem: Divulgação)

Pronatec 2018. (Imagem: Divulgação)

Essa variação nos requisitos depende do curso escolhido e pode ser consultada na lista completa que consta no Guia Pronatec de cursos FIC. A carga horária varia de 160 a 200 horas, com média de duração de três meses. O foco desses cursos é uma formação específica de profissionais.

Pronatec 2018 – Como se Inscrever

As inscrições para o Pronatec 2018 devem ser realizadas na instituição de ensino escolhida para a realização do curso. Seja ela uma das instituições parceiras (SENAI ou SENAC) ou um dos Institutos Federais.

Os alunos que estiverem cursando o ensino médio na rede pública devem procurar a sua instituição de ensino, ou uma instituição federal, para saber mais sobre os critérios de inclusão no programa. Como aluno da rede pública também é possível consultar vagas remanescentes (que não foram preenchidas no tempo estipulado) realizando um cadastro online através desse link.


Aqueles que já concluíram o ensino médio podem se inscrever no programa pela modalidade Bolsa Formação Trabalhador.

Quem já se formou em algum curso ofertado pelo Pronatec pode se matricular novamente. De acordo com a Portaria MEC n° 817/2015, cada beneficiário tem direito a até três matrículas ao ano nos cursos ofertados pela Bolsa Formação.

Pronatec 2018 – Vagas Disponíveis

As instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ou parceiras (SENAC, SESI, SENAI) disponibilizam vagas ao longo do ano, cada uma trabalhando com um calendário e cursos diferentes. Procure a sua instituição de interesse para ter acesso as datas e vagas.

Pronatec 2018. (Imagem: Divulgação)

Pronatec 2018. (Imagem: Divulgação)

Também é possível consultar as vagas e cursos disponíveis de acordo com a sua cidade no site do Pronatec, no portal do MEC.

Uma dica é utilizar a opção de alerta de novas vagas que é disponibilizada no site aos interessados. Se você não encontrar nenhuma vaga disponível no momento da sua consulta, ative essa função. A procura pelos cursos é grande em todo o país.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]