1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (183.748 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Passei no Enem, e agora?

Descubra quais os próximos passos ao passar no Enem, como funciona os programas governamentais e muito mais! Enem, programa cujo hoje é um dos principais meios de acessar o ensino superior no Brasil, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem como intuito distribuir, de forma democrática, as vagas disponíveis em instituições públicas federais de ensino superior e/ou conceder bolsas integrais e parciais.

Programas do Governo

Existem programas beneficiadores principalmente aos alunos com poucos recursos financeiros, tais como o Sisu e o Fies que são o grande destaque, mas qual a diferença entre eles? Como funciona cada um? Como participar? Veja abaixo dicas e dúvidas esclarecidas para você ficar por dentro.

Qual procedimento após passar no Enem?

É normal que os estudantes fiquem perdidos após saber da aprovação no Enem, você precisa se informar e se certificar o suficiente pra tomar a decisão correta.

passei-no-enem-e-agora

Passei no Enem, e agora? Imagem:divulgação

Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio em mãos você pode usa-la para ingressar no ensino superior em qualquer universidade e/ou instituto que aceite a nota do Enem sem precisar, de fato, prestar outro vestibular.

Uso da nota do ENEM

É muito importante nesse caso certificar-se se a universidade e/ou instituto que você deseja ingressar aceita ou não a nota do Enem, isso porque algumas universidades usam essa nota como vestibular, alguns outros institutos usam como parte do vestibular e outras acabam nem aceitando a nota do Enem.

passei-no-enem-e-agora

Passei no Enem, e agora? Imagem:divulgação

Nesse caso usam apenas o vestibular próprio, como forma de ingressar na universidade. Geralmente essa informação está no site da universidade ou no Manual do Candidato. Entenda os programas governamentais:

SISU

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) foi desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação) e tem como intuito escolher os candidatos que irão ingressar para as vagas disponibilizadas pelas universidades federais públicas que utilizam a nota do Enem como única etapa do vestibular, durante a inscrição você poderá se inscrever em até duas opções de curso nas vagas ofertadas pela instituição que escolher e que for participante do programa.

Acesse e saiba mais informações: Plataforma hora do Enem 2017, continua?

Opções de cursos

Durante esse período de inscrição você poderá alterar as opções escolhidas, mas cuidado, irão considerar válida a sua última inscrição realizada.

passei-no-enem-e-agora

Passei no Enem, e agora? Imagem:divulgação

Os candidatos serão escolhidos através do site online de acordo com a nota concebida pelo estudante. Os pré-requisitos para participar é ter feito a última prova do Enem, ter tirado nota acima de zero na redação e não esquecer de se inscrever através do site do Sisu dentro do prazo.

 Como se inscrever para o SISU

Você pode se inscrever através do site, como já citado, com base nos dados usados para a inscrição do Enem. Lá você irá escolher as opções de curso, universidade, modalidade, turno, se irá concorrer às vagas de cotas ou às vagas de acesso universal.

passei-no-enem-e-agora

Passei no Enem, e agora? Imagem:divulgação

Você também pode selecionar e participar da lista de espera, no site do Sisu, caso não seja selecionado na chamada regular. Os candidatos com maiores notas serão chamados na chamada regular e terão prazo para efetuar a matrícula na instituição. Após a chamada, é liberada a Lista de Espera para serem preenchidas as vagas que não foram ocupadas.

Inscrições para o SISU

As inscrições para o Sisu abrem duas vezes ao ano, geralmente em janeiro e em junho, através do site (www.sisu.mec.gov.br) , utilizar os mesmos dados do Enem, com número de inscrição e senha.

passei-no-enem-e-agora

Passei no Enem, e agora? Imagem:divulgação

Após isso fique de olho na caixa de e-mail e no site do Sisu, onde os resultados são divulgados, após o resultado e caso você seja selecionado em alguma instituição, contate a mesma para se informar sobre prazo e local de matrícula. Boa sorte!


Acesse e saiba mais informações: Inscrições Enem 2017

FIES

Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa que financia cursos superiores em instituições privadas para aqueles que não conseguiram vaga em instituição federal pública pelo Sisu com até 18 meses de carência após terminar o curso antes de começar a pagar a sua faculdade.

passei-no-enem-e-agora

Passei no Enem, e agora? Imagem:divulgação

O programa também foi desenvolvido pelo MEC, para participar desse programa é necessário que a sua instituição esteja cadastrada no programa Fies e seja valorizada pelo MEC com melhor índice de qualidade.

Pré-requisitos para o FIES

Os pré-requisitos  para participar é necessário ter participado do Enem a partir de 2010, não tenha concluído algum curso superior antes, que não tenha zerado a redação e tenha tido um desempenho de 450 na média nas provas. Outro pré-requisito é a renda, os candidatos precisam ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.

passei-no-enem-e-agora

Passei no Enem, e agora? Imagem:divulgação

O Fies, assim como o Sisu, também possui nota de corte que é divulgada de cada curso, geralmente, a partir do segundo dia de inscrição. O candidato poderá se inscrever em apenas um curso, haverá lista de espera para vagas que não foram ocupadas, a inscrição é feita pelo site, fique de olho nos prazos e boa sorte!

Acesse e saiba mais informações: Temas de redação para o Enem 2017

Como ter certeza se os programas vão ajuda-la?

Após a concessão da vaga através da inscrição no site do Sisu e Fies, você fará a matrícula e terá a vaga garantida, seja na instituição pública de ensino ou privada.

passei-no-enem-e-agora

Passei no Enem, e agora? Imagem:divulgação

Alguns fatores podem acarretar a perca da vaga, como: falta com documentação, atraso em algum prazo, dados fornecidos de forma incorreta, e no caso do Fies reprovação de semestre acarreta a perca do financiamento. Boa sorte!

Leia também: Esquema pouco conhecido para desenvolver a Redação do ENEM

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]