1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (162.672 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Nota de corte Medicina

O curso de Medicina está sempre no topo da lista dos mais procurados pelos jovens que desejam ingressar em uma universidade. A nota de corte também é uma das mais altas, pois depende exclusivamente do desempenho de cada aluno e do número de vagas disponíveis. Tanto instituições privadas quanto públicas calculam a nota de corte, seja pela nota do ENEM ou pelos pontos no vestibular. Entenda a seguir o que é a nota de corte e algumas notas deste ano.

O que é a Nota de Corte?

A nota de corte é a nota mínima que um candidato pode obter para conseguir uma vaga no curso desejado. Essa nota é calculada a partir da nota obtida no ENEM de cada candidato escrito em determinado curso e do número de vagas disponíveis. A nota de corte se altera de ano para ano, pois depende do desempenho dos candidatos, e também muda de um dia para o outro, principalmente no SISU.

Faculdade de Medicina (Foto: Divulgação)

Faculdade de Medicina (Foto: Divulgação)

Veja a seguir as notas de corte Medicina em algumas instituições brasileiras:

Nota de Corte Medicina – USP

A USP divulga a nota de corte de acordo com os pontos mínimos e máximos. O curso de Medicina na cidade de São Paulo exigiu um ponto mínimo de 73 e ponto máximo de 90; ao todo foram 295 vagas. Já na cidade de Ribeirão Preto foram 90 vagas e para entrar os candidatos tinham que conseguir, no mínimo, 72 pontos e, no máximo, 89 pontos.

Nota de Corte Medicina – UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro oferece o curso de Medicina em seu campus localizado na cidade de Macaé. Em 2016, a nota de corte em ampla concorrência chegou a 804,57. Na modalidade de escola pública com renda livre, a nota de corte baixou para 781,5. Baixou mais ainda na modalidade de escola pública com renda de até 1,5 salários mínimos por pessoa, ficando em torno de 764,51.

Aula prática de Medicina (Foto: Divulgação)

Aula prática de Medicina (Foto: Divulgação)

Nas cotas raciais os candidatos ficaram com uma nota de corte de 763,12, no caso de renda livre, e 754,96 no caso de renda de até 1,5 salários mínimos.

Saiba mais: Acabe de vez com o branco na hora de escrever sua redação.


Nota de Corte Medicina – UFMG

Na UFMG as modalidades são distinguidas pelo número, tendo modalidade 1, 2, 3, 4 e ampla concorrência. Na modalidade de ampla concorrência a nota mínima ficou em 795,22. A modalidade 1 ficou com a nota de corte em 746,56; a modalidade 2 em 740,02; a modalidade 3 em 759,46 e; a modalidade 4 em 753,86.

Nota de Corte Medicina – UFPR

O curso de Medicina é realizado na cidade de Curitiba e no período integral. A modalidade de ampla concorrência contou com uma nota de corte em 823,46. A modalidade de escola pública e cota racial com renda livre ficaram em 800,94 e 781,07, respectivamente.

Estudantes de Medicina (Foto: Divulgação)

Estudantes de Medicina (Foto: Divulgação)

Já a modalidade de cota racial ou escola pública com renda de até 1,5 salários mínimos ficaram com as seguintes notas de corte: 758 e 773,56, respectivamente.

Saiba mais: Não sabe nada sobre o tema? Veja como escrever uma redação sem saber nada sobre o assunto. 

Nota de Corte Medicina – UFRGS

O curso de Medicina é realizado na cidade de Porto Alegre, também no período integral. A UFRGS divulgou as seguintes notas no início do ano:

– Ampla Concorrência: 791,39

– Cota Racial e Renda de 1,5 SM: 723,60

– Escola Pública e Renda de 1,5 SM: 741,15

– Escola Pública e Renda Livre: 760,46

– Cota Racial e Renda Livre: 747,06

Se você que vai fazer o ENEM 2016 busca por uma oportunidade em um curso de Medicina sabe que deve ficar de olho na nota de corte e principalmente obter uma excelente nota no ENEM para não correr o risco de ficar de fora de mais essa etapa. Fique atento a sua nota e a nota de corte na universidade de sua preferência.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]