1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Nota de corte Direito

Você que quer ingressar em uma faculdade de Direito deve ficar atento à nota de corte que o curso exige. A nota de corte é a nota mínima que o aluno deve ter para ser aceito no curso escolhido, dependendo da universidade para qual prestar o vestibular ou solicitar inscrição pelo ENEM e SISU.

Essa nota é calculada com base no número de vagas disponibilizado e no total de candidatos inscritos no curso, ou seja, na concorrência total. Vale lembrar, no entanto, que a nota de corte é apenas uma referência para o candidato que vai tentar uma vaga naquela instituição de ensino.

Aula de Direito (Foto: Divulgação)

Aula de Direito (Foto: Divulgação)

Com outras palavras, a nota de corte não é uma garantia de que você conseguirá ingressar no curso, mas funciona como uma base para o inscrito monitorar ao fazer sua inscrição. No caso do Prouni ou SISU, por exemplo, a nota de corte é baseada na nota do ENEM. Para os vestibulares convencionais, essa nota é divulgada, geralmente, após o segundo dia de inscrições, quando haverá uma média de candidatos/vaga.

Leia Também: Técnica matadora para escrever uma redação nota mil, mesmo sem saber nada sobre o tema. 

Já vamos avisando que, se você quer estudar Direito, poderá atuar como advogado ou juiz, mas precisará se dedicar muito, pois é um curso que exige muito esforço e estudo. A maioria das instituições oferecem o curso de Direito com 5 anos de duração e para atuar como advogado ou juiz é obrigatório passar no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Nota de corte Direito para cada universidade

Cada universidade federal requer uma nota mínima para a candidatura dos alunos a uma vaga. A boa notícia é que existem várias opções para quem quer estudar, espalhadas pelo Brasil inteiro.

Selecionamos as notas de corte de Direito das universidades federais mais procuradas.

Nota de corte Direito USP

Quem quiser estudar na faculdade mais reconhecida do Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) deverá se dedicar bastante. A nota de corte atualizada (2016) para quem prestar Direito é 59.

Alunos de Direito (Foto: Divulgação)

Alunos de Direito (Foto: Divulgação)

A USP aceita alunos através do SISU, programa do governo para o ingresso em faculdades públicas, que utiliza a última nota do ENEM do aluno. Esta nota deve ser no mínimo 500 para ser aprovado, entre questões gerais e redação.


Nota de corte Direito UFRJ

A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) é uma das faculdades federais do Brasil que se adequaram ao sistema do SISU – Sistema de Seleção Unificado. Sendo assim, a universidade não realizar vestibulares tradicionais, e seu ingresso só vale para quem realizar o ENEM imediatamente anterior.

Os alunos que desejarem ingressar nesta faculdade precisará ter atingido, no mínimo, 719 de pontos no ENEM, entre a redação e as questões.

Nota de corte Direito UFMG

Também utilizando o SISU como forma de avaliação única para a aprovação de alunos, a Universidade Federal de Minas Gerais exige uma nota mínima no ENEM de 631 pontos e a máxima de 825 pontos.

banner728x90_apostilaenem2

Há vagas destinadas às cotas raciais, alunos de escolas públicas e com renda familiar igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio.

Nota de corte Direito UFPR

Com uma das maiores notas de corte para o SISU – 799,43, a Universidade Federal do Paraná oferece vagas para cotistas econômicos e raciais, nos diversos períodos.

Audiência pública (Foto: Divulgação)

Audiência pública (Foto: Divulgação)

A nota de corte Direito para quem prestar o vestibular tradicional é de 16 a 66, mas dependerá a concorrência.

Nota de corte Direito UFRGS

Outra boa faculdade federal de Direito é a UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A nota mínima exigida pela instituição é 654 pontos no ENEM. A máxima é de 737 pontos, entre redação e questões gerais.

Bom, você já pode perceber que para passar em qualquer vestibular é preciso estudar bastante não é mesmo? Então, não perca tempo e boa sorte!

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]