1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (193.489 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Nota de corte Arquitetura

Arquitetura é um curso muito procurado nos vestibulares pelo Brasil afora, quando pensamos em cursá-lo numa federal, estamos aumentando a dificuldade do assunto. É preciso muito estudo e dedicação, para conseguir entrar numa universidade pública, porém o esforço é recompensado, já que você estará estudando em uma das melhores faculdades do país.

Projeto de Arquitetura (Foto: Divulgação)

Projeto de Arquitetura (Foto: Divulgação)

A nota de corte é a nota mais baixa necessária para conseguir a aprovação no vestibular. Ou seja, se há 100 vagas sendo oferecidas, a nota de corte será a nota do aluno que foi aprovado em 100º lugar.

É o mínimo de pontos necessário para sua aprovação. Essa nota varia de universidade para universidade, podendo ter uma alteração considerável, ela é importante para você se basear para o seu estudo, mas não é garantia de aprovação, já que a cada ano pode haver variação. Trabalhe sempre com um número acima dessa nota para que você tenha tranquilidade na busca da sua vaga.

Leia também: Aprenda a escrever uma redação nota a mil, mesmo sem saber nada sobre o assunto. 

No edital do vestibular, você encontrará a nota de corte para cada curso (que pode ser obtida pela nota do ENEM), consulte sobre anos anteriores, para analisar a variação entre eles, o período que você deseja também poderá ter nota de corte diferente.

Vamos listar algumas das melhores universidades para o curso de Arquitetura com suas respectivas notas de corte, lembrando que estamos colocando as referências para ampla concorrência, já que o sistema da cotas, permite classificação dos candidatos de maneira diferente, portanto as notas podem variar.

Nota de corte Arquitetura USP

A USP é uma das 4 universidades públicas do estado de São Paulo, sendo a 120º melhor universidade do mundo no ranking QS World 2016, sendo seu melhor resultado desde 2010.

Alunas de Arquitetura (Foto: Divulgação)

Alunas de Arquitetura (Foto: Divulgação)

A USP, utiliza o vestibular da Fuvest, um dos mais temidos no Brasil, para aplicar suas provas. O vestibular é feito em 2 etapas, você precisará estar acima da nota de corte para chegar a segunda fase. Para chegar a segunda fase do curso de Arquitetura, é preciso ter uma nota acima de 57 pontos, 1 ponto abaixo da nota de corte de 2015 (58 pontos). Todos os alunos que tirarem notas abaixo de 57 pontos, estão desclassificados e não passarão à segunda fase.


Nota de corte Arquitetura UFRJ

A UFRJ é a maior universidade federal do Brasil, com quase 100 anos de experiência formando alunos com excelência. O ingresso para a instituição é feita através do SISU, não se esqueça que primeiro você tem que fazer o Enem, é um item obrigatório, para a inscrição no SISU, e consequentemente, para ingresso na UFRJ. Para o ano de 2016 a nota de corte para o curso de arquitetura foi de 760 pontos.

Nota de corte Arquitetura UFMG

A UFMG também é uma importantíssima universidade regida pelo Governo Federal, inicialmente criada em 1927 como universidade privada, para após passar ao poder do Governo Federal. Para ingressar na UFMG você também precisará da nota do ENEM e ter feito sua inscrição e prova pelo SISU. Fique atento ao prazo de inscrição. A nota de corte para o curso de arquitetura foi de 729,90 pontos, bastante, nós sabemos, mas com muito estudo é possível. Só por curiosidade, a nota máxima foi de 768,40 pontos.

foto-curso-arquitetura-1

Aula de Arquitetura (Foto: Divulgação)

Nota de corte Arquitetura UFPR

É a mais antiga universidade federal do pais, com criação em 1912, a mais importante instituição do Paraná e uma referência para o país. O vestibular para ingresso é feito pelo Núcleo de Concursos, órgão que faz pare da Pró-Reitoria de Graduação da universidade. O vestibular se dá em 2 etapas, e é preciso ficar acima da nota de corte para participar da segunda fase. Para arquitetura a nota de corte foi de 48 pontos.

banner728x90_apostilaenem2

Nota de corte Arquitetura UFRGS

A UFRGS é uma universidade centenária, regida pelo Governo Federal, de importância maior em seu Estado de atuação. Para concorrer a uma vaga na universidade, você deverá conseguir uma nota acima de 656,74 pontos (nota de corte). Para disputar a vaga você pode se inscrever diretamente no vestibular da universidade ou pelo SISU.

Bom, as notas são altas, os vestibulares muito concorridos, mas vale lembrar a importância de se cursar uma universidade pública, o valor implícito em seu currículo, a excelência dos professores proporcionando o melhor ensino disponível. Estude, dedique-se, você consegue.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]