1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Melhores Dicas para o Enem 2016

Quem deseja ser aprovado no Enem 2016 tem que se preparar bastante, não somente pela dificuldade que é o processo, mas também pela quantidade de concorrência que temos todos os anos. São pessoas de todas as partes do Brasil querendo uma oportunidade, isso se deve ao fato de atualmente o Enem é o exame mais importante, substituindo até mesmo a primeira fase de vários vestibulares, isso significa que você precisa estudar bastante para se dar bem na prova e assim estar sempre a um passo a frente de seus concorrentes.

Você precisa ir atrás do seu diferencial para a aprovação e conhecendo as dicas que iremos mencionar aqui fica mais fácil saber como se preparar de forma diferente, aqui você vai saber como funciona o Enem, como se inscrever e ainda vai receber dicas de como se dar bem no Enem 2016, não fique de fora dessa.

Enem 2015 (Imagem: Divulgação)

Enem 2015 (Imagem: Divulgação)

Enem 2016 – O que é?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova organizada pelo MEC (Ministério da Educação), essa prova acontece todos os anos em todas as cidades do país, o objetivo principal desse exame do ensino médio é conseguir avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo o período do Ensino Médio e assim conseguir ter uma ideia geral do que eles aprenderam e se aprenderam o suficiente para entrar em uma universidade, o exame avalia alunos de escolas públicas e particulares de todo o país.

A cada ano o número de candidatos aumenta bastante, isso se deve ao fato de que a cada ano o Enem se torna mais importante, são muitas universidades que utilizam a nota do Enem como um critério de aprovação, algumas usam o Enem para substituir a primeira fase do vestibular, além disso, muitos programas educacionais como o Sisu, Sisutec, ProUni e Fies utilizam a nota do Enem para fazer uma classificação dos alunos e assim aprova-los ou não para as vagas nas universidades, por isso é preciso estudar bastante e se dar bem no Exame que acontece todos os anos.

Assista: 5 Possíveis Temas de Redação do Enem com chances reais de cair na prova

ENEM 2016 – Como Funciona?

A primeira coisa que você deve ter em mente na hora de ir bem na prova do ENEM é entender como a prova funciona, isso já é de grande ajuda na hora de estudar e de se preparar, isso porque todo mundo sabe que o ENEM é conhecido por ser uma prova bastante cansativa, isso se deve ao fato de ser uma prova extensa, muitos alunos acabam tendo que “chutar” algumas questões para dar tempo de entregar a prova, são muitas questões divididas em apenas dois dias e em poucas horas para fazer e essa é uma das razoes de que é necessário estar preparado fisicamente e mentalmente para concluir o exame inteiro.

A prova é dividida com quatro temas e cada tema contém 45 questões dando um total de 180 questões de múltipla escolha, essas questões são divididas nos dois dias, além disso, no segundo dia de prova o candidato deve estar preparado para fazer uma redação dissertativa argumentativa, essa redação vale 20% da prova, ou seja, é extremamente importante, os temas são divididos da seguinte maneira:

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

– Ciências Humanas e Suas Tecnologias

  • História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

– Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

  • Química, Física e Biologia

– Linguagens Códigos e Suas Tecnologias

  • Língua Portuguesa, língua estrangeira, Artes e Educação Física.

– Matemática e Suas Tecnologias

  • Matemática

– Redação

  • Redação Dissertativa Argumentativa

O candidato pode escolher qual língua quer para fazer a prova de língua estrangeira, as opções são Ingles e Espanhol, escolha a língua que tem maior facilidade de compreensão.

Dicas para o Enem 2016

Essas dicas para o Enem 2016 mostram como um candidato pode se preparar de forma melhor. Isso não quer dizer que a aprovação é garantida, claro que tudo é questão de desempenho e aprendizagem, mas é colocando as dicas em prática que você consegue ter um preparo diferente.

Estude com antecedência: nada de deixar para estudar perto da prova. Como são muitos conteúdos você precisa de tempo para correr atrás e para aprender todo o conteúdo, e fazendo isso nos últimos meses não dá tempo de ver o conteúdo certo para a prova;

Planejamento: após entender que você precisa de tempo para estudar o próximo passo é montar o seu planejamento para que o seu tempo seja aproveitado da melhor maneira possível. No planejamento você deve colocar as horas liquidas que você tem para estudar e quantas horas vai se dedicar em cada matéria;

Disciplina: é um quesito indispensável para qualquer pessoa que está estudando, seja para o Enem como também para qualquer outro processo seletivo. É necessário ter disciplina para você cumprir o que você determinou no dia e aproveitar seu tempo da melhor maneira possível para estudar;


Resolva exercícios anteriores: é uma excelente maneira de você entender como o conteúdo é cobrado em prova. Faça muitos exercícios dos conteúdos que você está estudando, existem sites específicos para esse tipo de assunto, e você pode fazer uma assinatura para poder responder todos os dias;

Tenha bons materiais: bons materiais é fundamental, esqueça aquela apostila resumida, ela não tem todo o conhecimento que você precisa para um exame desse nível. Compre livros e cursos bons, e monte sua metodologia de estudos;

Faça Redações como Teste: o indicado é pelo menos uma por semana. Pegue os temas dos últimos vestibulares e faça uma redação por semana para você treinar. É uma ótima forma de você desenvolver sua capacidade de dissertação, e na hora de fazer a do Enem você não ficará com tanto receio e medo de errar.

Imagem:Divulgção

Imagem:Divulgção

Colocando as melhores dicas para Enem 2016 em prática temos certeza que você vai conseguir se sair bem, e assim poderá concorrer a vagas tanto em universidades públicas como nas particulares através de bolsas.

ENEM 2015 – Como Fazer a Inscrição?

A inscrição para o ENEM é feita através do portal oficial do Enem, dessa forma é possível facilitar bastante a vida dos candidatos que não precisam sair de casa para fazer a inscrição e podem fazer tudo diretamente no site, infelizmente ainda não foram divulgadas as datas de inscrição para fazer o Enem 2015, a expectativa é que até o final de maio já seja divulgada e é claro que nós disponibilizaremos aqui para vocês, então fique atento para não perder nenhuma data importante.

Como já foi falado a inscrição é feita no site do Enem que pode ser acessado pelo link http://enem.inep.gov.br/, assim que for realizar a inscrição você deverá informar alguns dados pessoas como a data de nascimento, o número do RG e do CPF, qual a sua escolaridade, onde você estudou e muitas outras informações que são bastante importantes na hora de fazer a inscrição, lembrem-se de responder tudo sinceramente assim não terá nenhum tipo de problema na hora de ir fazer a prova.

ENEM 2016 – Dúvidas Frequentes

É muito normal ter algumas duvidas em relação ao que pode e ao que não pode fazer ou levar no dia do ENEM, até porque ele é um exame bastante difícil e as regras devem ser aplicadas de forma rigores, e  caso você não obedeça alguma das regras impostas você poderá ser desclassificado na hora da prova e ai vai ter que esperar mais um ano para ter a oportunidade de fazer o exame novamente e assim conseguir uma boa ajuda na hora de entrar na universidade, vários candidatos são desclassificados todos os anos por não obedecerem as regras

A primeira coisa que você deve ficar atento é no horário na prova, é essencial que o candidato chegue com pelo menos 1 hora de antecedência isso porque quando os portões se fecham não é possível entrar na instituição onde está sendo aplicada a prova, o número de candidatos que perdem a hora é sempre muito grande, você não vai querer fazer parte dessa lista não é mesmo?

Outro ponto importante é em relação ao documento que deve ser levado já que para fazer a prova é preciso ter em mãos pelo menos um documento original com foto, esse documento pode ser a Carteira de Identidade, CNH, Passaporte e etc, lembrando que se você não tem RG por motivo de perda ou roubo deverá levar uma cópia do B.O. e ai você será levado para uma identificação.

Agora o que não pode fazer de jeito nenhum é proibido entrar na sala portando uma série de objetos, são eles: lapiseira, lápis, livros, apostilas, anotações, borracha, celular, relógio, calculadora ou qualquer outro tipo de dispositivo eletrônico, além disso, é proibido entrar na sala com boné, chapéu, capuz, shorts e óculos escuros também.

Então lembre-se, no dia da prova você deve chegar com pelo menos 1 hora de antecedência, levar um documento original com foto, uma caneta esferográfica preta transparente e também algo para se alimentar durante a prova, como barrinha de cereal, chocolate, bolacha, água e etc.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]