1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (127.882 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Mediotec 2017. Cursos, Inscrições e Vagas

O Mediotec é um programa do Governo Federal que serve como uma continuação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo principal desse sistema é oferecer aos estudantes durante a educação básica do ensino médio uma formação técnica e profissional integrada.

O sistema é feito em parceria com instituições públicas e privadas de ensino técnico, para garantir ao estudante depois da conclusão do ensino médio uma formação técnica e profissional, estando apto para entrar no mercado de trabalho. Essa proposta do Mediotec vêm para complementar algumas mudanças que estão sendo feitas desde a Medida Provisória 746/2016. Esta medida traz uma reforma na estrutura do ensino médio no Brasil.

Os alunos que participarem desse projeto irão receber o certificado de conclusão do ensino médio e uma certificação de nível técnico no curso escolhido.

Mediotec 2017. Cursos, Inscrições e Vagas

Mediotec 2017. Cursos, Inscrições e Vagas

Cursos Oferecidos pelo Mediotec

A lista completa dos cursos técnicos oferecidos pelo programa ainda não foi divulgado. Espera-se que saia a lista ainda no primeiro semestre de 2017. De qualquer forma, já foi confirmado vagas para os seguintes cursos: segurança do trabalho, logística, cozinha e informática.

Serão oferecidos também cerca de 30 cursos técnicos na área cultural, com duração de um ano e meio a dois anos. A princípio são estes os cursos oferecidos nessa área: arte circense, arte dramática, artes visuais, artesanato, canto, cenografia, composição e arranjo, comunicação visual, conservação e restauro, dança, design de calçados, design de embalagens, design de interiores, design de joias, design de móveis, documentação musical, fabricação de instrumentos musicais, instrumento musical, modelagem do vestuário, multimídia, museologia, paisagismo, processos fonográficos, processos fotográficos, processos gráficos, produção de áudio e vídeo, produção de moda, publicidade, rádio e televisão e regência. Segundo o Departamento de Estratégia Produtiva do Ministério da Cultura (MinC), serão ofertadas cerca de 20 mil vagas para esta área cultural.

Inscrições Mediotec – como fazer e aonde

O sistema já é uma realidade, mas ainda está em processo de desenvolvimento, por isso ainda não foi divulgado o período de inscrição e o processo de como fazer. Inicialmente a ideia é que esta fase aconteça nos primeiro semestre de 2017.

Vagas Mediotec

Segundo o Ministério da Educação serão ofertadas cerca de 82 mil vagas em todo o país apenas em 2017. Instituições públicas, privadas e do Sistema S farão parte dessa integração e irão oferecer vagas para regiões de carência escolar. De acordo com o Ministério da Educação, essas regiões onde existem uma precariedade maior no número de escolas com estruturas de qualidade receberão uma atenção maior no programa.


Mediotec 2017. Cursos, Inscrições e Vagas

Mediotec 2017. Cursos, Inscrições e Vagas

Instituições que participam do Mediotec

Os cursos serão oferecidos por instituições públicas e privadas de ensino técnico. Ano passado já foram repassados R$ 700 milhões para os estados, em janeiro desse ano foi feito um novo repasse para as instituições privadas, Sistema S e instituições federais.

De acordo com o MEC, instituições privadas interessadas em participar do Mediotec, podem apresentar propostas entre 17 e 24 de abril.

Relação Mediotec x Pronatec

O Mediotec é considerado uma espécie de braço direito do Pronatec os dois programas seguem o mesmo caminho. Essa nova ação estratégica do Pronatec, designada por Mediotec, dá prioridade à oferta de cursos técnicos em sincronia ao ensino médio regular para alunos matriculados em escolas públicas.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]