1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

MEC Divulga Inscrições do Enem 2017

As inscrições do ENEM estão se aproximando e se você ainda não sabe nada sobre a nova edição, precisa se inteirar sobre o assunto imediatamente. Mês passado foi liberado o edital do exame com todas as informações importantes, como prazos, regras, requisitos e datas. Este mês as inscrições iniciam e os interessados terão tempo de sobra para se candidatarem a uma oportunidade.

Em menos de uma semana as inscrições estarão abertas, por isso confira a seguir todos os dados sobre o ENEM 2017 e não perca o prazo de inscrição.

As inscrições do ENEM estão se aproximando. (Imagem: Divulgação)

As inscrições do ENEM estão se aproximando. (Imagem: Divulgação)

ENEM 2017 – Lançamento do Edital

Antes mesmo do lançamento do edital do exame já haviam algumas especulações sobre o calendário e com o lançamento, tudo se confirmou. O lançamento também apresentou novas regras e mudanças para o exame a partir de 2017, como a notícia de que ele não poderá mais ser usado para obter o certificado de conclusão do ensino médio.

O edital foi liberado no dia 10 de abril e trouxe consigo muitas revelações. A taxa de inscrição também foi outro destaque, pois passou de R$68 para R$82. É essencial que todos os candidatos leiam o edital do ENEM para que saibam todos os critérios e detalhes antes da inscrição.

ENEM 2017 – Prazo de Inscrições

As inscrições para o ENEM começam no dia 8 e vão até o dia 19 de maio, apenas na internet, pela Página do Participante. Para acessar é preciso informar o CPF e a imagem correspondente ao texto; para os que já possuem cadastro é preciso informar também a senha do ano anterior.

As inscrições para o ENEM começam no dia 8 e vão até o dia 19 de maio. (Imagem: Divulgação)

As inscrições para o ENEM começam no dia 8 e vão até o dia 19 de maio. (Imagem: Divulgação)

Durante a inscrição é possível retornar ao portal para verificar ou alterar os dados. É preciso responder a um questionário socioeconômico, além de escolher a cidade onde deseja realizar a prova e a língua estrangeira de sua preferência. Outra mudança para este ano é que agora, todos os candidatos que precisam de atendimento especial devem solicitá-lo na inscrição.

ENEM 2017 – Como Solicitar Isenção

O alto valor da taxa de inscrição deixou muitos candidatos assustados e até com medo de não conseguirem efetuar o pagamento. O MEC possibilita que haja a isenção da taxa, mas somente em situações especiais, como é o caso de estudantes do último ano do ensino médio. Aqueles que concluírem os estudos em 2017 estão isentos automaticamente do pagamento da taxa.


Podem solicitar a isenção também os candidatos que fizerem parte do CadÚnico do Governo Federal ou se enquadrarem em outros requisitos segundo as respostas do questionário socioeconômico. Tudo poderá ser feito online e no momento de inscrição.

O MEC possibilita que haja a isenção da taxa, mas somente em situações especiais. (Imagem: Divulgação)

O MEC possibilita que haja a isenção da taxa, mas somente em situações especiais. (Imagem: Divulgação)

ENEM 2017 – Gabarito e Resultado

O resultado do ENEM 2017 já tem data marcada para ser divulgado: 19 de janeiro de 2018, na Página do Participante. O gabarito da prova do Enem deve ser liberado alguns dias após a aplicação da mesma, na internet. Como as provas irão acontecer em dois domingos consecutivos, os candidatos terão que esperar a realização das duas para ir atrás de gabaritos extraoficiais. Mais detalhes você encontra na Página do Participante.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]