1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Matérias do Enem 2018

No artigo você pode ficar por dentro das matérias que irão cair na prova do Enem 2018! Não perca tempo e confira a baixo tudo sobre as Matérias do Enem 2018.

O Enem 2018

Planejamento de estudos Enem 2018. Uma nova edição do Exame Nacional do Ensino Médio, que é o principal Exame do Brasil, vem aí. Como nos anos anteriores é esperada a participação de milhões de estudantes. Sabemos que as provas do Enem 2018 são elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Todos os anos há uma grande concorrência por ser o principal método de seleção para vagas no ensino superior.

Principais assuntos que caem no Enem 2018

Caderno de prova de Matemática suas tecnologias: os assuntos que são abordados no caderno são questões de Matemática suas tecnologias.

Principais assuntos de Matemática: geometria, porcentagem, estatística e probabilidade, trigonometria, conceitos de funções, cálculo simples.

Caderno de prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias: os assuntos que são abordados no caderno são questões de Química, Física e Biologia e de suas tecnologias.

Principais assuntos de Biologia: botânica, fisiologia animal, ecologia, genética, citologia.

Principais assuntos de Química: ligações químicas, concentração de soluções, compostos inorgânicos, química ambiental, Eletroquímica, cálculo estequiométrico.

Principais assuntos de Física: elétrica, termologia, óptica, mecânica, ondulatória, movimentos dos corpos.

Caderno de prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias: Os assuntos que são abordados no caderno são questões de Língua Portuguesa, Educação Física, Tecnologia da informação, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Literatura.

Principais assuntos de Língua Portuguesa: interpretação e compreensão de texto, morfologia, sintaxe, figuras de linguagem, Leitura, Gramática.

Principais assuntos de Língua Estrangeira: compreensão de texto, leitura e interpretação textual.

Principais assuntos de Literatura: obras literárias, principais escritores, diversos tipos de movimentos literários do país e do mundo, principalmente os artistas e obras nacionais.

Principais assuntos de Artes: tipos de movimentos culturais ocorridos no país e no mundo, também os movimentos de arte, obras, Semana de arte moderna de 22, principalmente os artistas e obras nacionais.

Caderno de prova de Ciências Humanas e suas tecnologias: os assuntos que são abordados no caderno são questões de história, geografia, filosofia e sociologia e de suas tecnologias.

Principais assuntos de História: Era Vargas, Brasil império e república, indígenas, Estado Novo, história mundial em geral, história brasileira em geral, questões sociais, trabalho escravo, escravidão no Brasil, primeira guerra mundial e segunda guerra mundial, conflitos sociais brasileiros e do mundo.

Principais assuntos de Geografia: globalização, cartografia, setor de energia, urbanização, produção agrícola.

Principais assuntos de Filosofia: Relação da fé e da razão, Conceitos de Karl Marx, Conceitos de Émile Durkheim, Conceitos de Jürgen Habermas, entre outros filósofos e conceitos.

Principais assuntos de Sociologia: movimentos sociais e culturais, cultura, trabalho, política, diversidade.

Redação Enem 2018

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em sua prova de redação, exige que o estudante elabore um texto sobre o tema proposto pela avaliação. O tema sempre expõe assunto importante e relevante de discussão.

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem 5 competências básicas que devem cumpridas pelo estudante durante a prova. Cada uma das competências vale 200 pontos e somadas até 1.000 pontos, conforme o estudante cometa erros é retirado pontos da competência em que não foi plenamente cumprida, os pontos retirados podem ser poucos ou não conforme o tipo de erro cometido.

As 5 competências da redação do Enem:

Respeito a norma culta escrita da Língua Portuguesa;

Compreensão e desenvolvimento do tema solicitado pela prova;

Fazer a organização, seleção das ideias, fatos, informações sobre o tema;

Construção da argumentação usando argumentos válidos e bem construídos;


Elaborar uma proposta de intervenção ao problema mostrado do tema de prova.

Estudar os assuntos que caem no Enem

Conhecer os assuntos e matérias solicitadas pelo Enem são importantes, ler o conteúdo programático que consta no edital do exame ajuda ao estudante fazer a adequação do seu plano de estudos ao solicitado pela prova.

O estudante deve dar preferência por:

Conteúdo direcionado para o Enem: matérias que são produzidos exclusivamente para as provas do Enem devem ser priorizados. Com isso o estudante estuda somente o necessário solicitado pelo exame, evitando estudar conteúdos que não caem na prova.

Questões de teste: durante toda a preparação para as provas fazer exercícios, testes e simulados é importante. Responder com frequência simulados semelhante ao Enem, questões e testes direcionados para o exame vai ajudar a fixar, e ganhar tempo e fôlego para encarar as horas de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante ainda encontra na internet as provas do Enem, e pode baixar e responder as provas anteriores do exame.

Conteúdos compactos: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cobra muitas disciplinas e assuntos, que devem ser estudantes pelos participantes, com isso é preciso otimizar o tempo de estudos. Usar material didático compacto, que tenha o exigido pelo Enem é a melhor opção. Dentre as melhores opções estão as apostila e materiais exclusivamente elaborados conforme o edital do Enem.

Competências cobradas na redação Enem 2018

O estudante ao elaborar sua redação deve cumprir as 5 competências exigidas pelo Enem nessa prova. Cada competência da redação vale 200 pontos, e esses pontos podem ser retirados caso haja erro ou não cumprimento da competência analisada. Algumas competências que não forem cumpridas podem até zerar a nota do estudante na avaliação de seu texto.

  1. Norma culta:no texto é preciso respeitar a norma culta da língua portuguesa escrita. Atenção redobrada a gramática, pontuação, e evitar o uso de frases e gírias ou usadas de forma incorreta no dia a dia.
  2. Compreensão do tema:o estudante deve criar seu texto referente ao tema solicitado pela prova, o desvio do tema pode zerar a notas do estudante na redação do Enem.
  3. Organização:é preciso selecionar, organizar e expor de forma correta os argumentos usados no texto para que a defesa do seu ponto de vista referente ao tema seja convincente.
  4. Argumentação:a argumentação deve ser convincente e ser agregada a fatos, assuntos, histórias reais e convincentes para a construção de uma boa argumentação.
  5. Proposta de intervenção:a proposta deve ser elaborada de forma que procure sanar e resolver o problema do tema, respeitando as pessoas, suas características e os direitos humanos.

 

 

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]