1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

Inscrições Enem 2018

O Enem é uma prova realizada anualmente, que possui diversas funções especificas, e em 2018 será feito novamente. Esse Exame já beneficiou milhões de brasileiros e suas famílias desde a fundação. Nesse artigo você vai saber tudo sobre as inscrições, e muito mais.

Como funciona o Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já existe há muitos anos, e cada vez mais ganha importância e novos concorrentes. O sistema foi criado pelo Governo Federal, e é organizado totalmente pelo MEC (Ministério da Educação).

Inscrições Enem 2017

Inscrições Enem 2018. Imagem:divulgação

A prova é realizada em dois dias, conta com 180 questões objetivas, divididas em quatro áreas do conhecimento, além de possuir uma redação argumentativa, que possui a mesma nota do que 45 questões. O Enem está relacionado ao Prouni (Programa Universidade Para Todos, ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ao Fies (Financiamento Estudantil), além do Ciência sem Fronteiras.

Qual o período para realizar a inscrição do Enem 2018?

Todos os anos é bastante aguardado o período de inscrições para o Enem, pois quem deseja fazer a prova e melhorar o seu futuro não pode dar bobeira num momento tão importante. As inscrições deverão ser realizadas no mês de maio, como acontece normalmente.

Esse cadastro só poderá ser realizado através da internet, o que serve para evitar longas filas. Como o número de participantes é muito grande, o site do MEC pode apresentar problemas, então uma dica é tentar durante a madrugada.

Acesse e saiba mais informações: Como funciona um curso preparatório para o Enem?

Quais os documentos necessários para fazer a inscrição?

As inscrições só podem ser realizadas através da internet, e para isso é necessário ter em mãos alguns documentos. É preciso informar o nome exato da instituição de ensino onde você estudou ou estuda; o CPF (Cadastro de Pessoa Física), o RG (Registro Geral), e a cidade onde mora, também podem ser necessárias outras pequenas informações.

inscricoes-enem-2017

Inscrições Enem 2018. Imagem:divulgação

Lembrando que isso é apenas para participar do Enem, quando for se inscrever em um dos programas parceiros é preciso fazer outro cadastro.

Qual o valor da taxa para participar do Enem 2018?

Quem já se inscreveu no Enem alguma outra vez, mas não compareceu, deverá pagar uma taxa, mesmo que seja carente. Quem já participou de outras edições pode conseguir essa taxa de carência, e quem vai fazer a prova pela primeira vez não paga nada.

Acesse e saiba mais informações: Vale a pena fazer um curso para o Enem?

Quem pode se inscrever para o Enem 2018?

Qualquer cidadão brasileiro pode se inscrever no Enem, mas para conseguir participar de um dos programas oferecidos, é necessário cumprir algumas exigências, para conseguir uma bolsa do Prouni, por exemplo, é fundamental nunca ter realizado outro curso superior, e possuir uma renda máxima. Já para o Sisu existem menos barreiras.


Quando será realizado o Enem 2018?

O Enem 2018 deve ser realizado no mês de novembro, assim como ocorre todos os anos. A prova será feita em dois dias, sendo que o primeiro tem duração de até 4h30 min., e o segundo 5h30 min. Tempo que começa a contar a partir da autorização do instrutor. É possível levar consigo o cartão resposta, mas para isso deve ficar no Exame durante um tempo estipulado.

Acesse e saiba mais informações: Enem prova e Gabarito 2016

Saiba como funciona a prova do Enem

A prova do Enem 2018 será realizada em dois domingos, e terá 180 questões objetivas, além de uma redação.

prova-do-enem

Prova do Enem. Imagem:divulgação

Os assuntos abordados são longos, então é fundamental entrar bem concentrado para não dar mole. É possível levar alimentos para comer durante a prova, mas serão checados pelos organizadores.

Acesse e saiba mais informações: Nota de corte Odontologia

Dicas de preparação para o Enem 2018

Quem deseja conquistar uma vaga na universidade e realizar o seu sonho deve chegar preparado no Enem, e para isso os estudos devem começar cedo. Existem algumas táticas que ajudam a aumentar o seu rendimento, como a criação de um calendário para estudos.

As informações que vão lhe ajudar na prova estão por todos os lugares, em livros, revistas na internet ou mesmo na televisão. Cursos online são uma boa opção, você também pode acompanhar vídeos no YouTube, que possui diversos canais bacanas, com conteúdo que vão lhe ajudar. É fundamental focar na redação, e estar por dentro de todos os temas que podem estar no Enem 2017, além disso, você deve treinar a escrita, para chegar bem preparado no Exame.

Leia também: 5 Possíveis Temas de Redação do Enem com chances reais de cair na prova.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]