1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Inscrição ENEM 2018

O ENEM é um dos exames mais importantes do país. Afinal, este pode ser o primeiro passo para que muitas pessoas de baixa renda consigam ter acesso ao ensino superior. Ficou interessado e quer saber como conseguir uma bolsa de estudos com o ENEM? Confira a seguir todos os detalhes sobre o exame.

Neste artigo, vamos dar todas as dicas que você precisa saber para estar preparado para realizar o ENEM 2018. Confira aqui: ENEM 2018 datas, ENEM 2018 documentação, ENEM 2018 onde fazer a inscrição, quem pode fazer o ENEM 2018, ENEM 2018 quanto custa, ENEM como conseguir a isenção e muitas outros detalhes sobre o exame!

Inscrição ENEM 2018. (Imagem: Divulgação)

Inscrição ENEM 2018. (Imagem: Divulgação)

ENEM 2018 Datas

Assim como nos anos anteriores, o Governo Federal ainda não liberou as datas do ENEM 2018. Esse tipo de informação costuma levar um tempo para ser divulgada. No entanto, as datas costumam seguir a mesma linha de período. No ano de 2017 as inscrições ocorrem do dia 8 ao dia 19 de maio. Por isso, próximo desse período fique atento.

Neste ano, o ENEM aconteceu nos dois primeiros domingos de novembro. É bem provável que em 2018 o Ministério da Educação siga o mesmo esquema e com dias muito próximos desses.

ENEM 2018 Documentação

Uma das principais dúvidas dos candidatos é com relação a documentação. É obrigatório a apresentação de documento de identificação com foto no dia da prova? Fique tranquilo que vamos esclarecer essas dúvidas!

Os candidatos que vão realizar a prova precisam apresentar o documento oficial de identificação com foto. É importante ressaltar que esse documento deve ser a via original. Cópias não são aceitas.

ENEM 2018 Onde Fazer a Inscrição

Assim como nos anos anteriores, as inscrições do ENEM continuam sendo realizadas exclusivamente através do portal oficial do exame. O processo de inscrição, apesar de ser um pouco demorada é bastante simples.

Quando iniciar o período de inscrições, os candidatos precisam acessar o site www.enem.inep.gov.br, clicar no botão “fazer inscrição” e preencher os dados conforme o que está sendo solicitado.

Inscrição ENEM 2018. (Imagem: Divulgação)

Inscrição ENEM 2018. (Imagem: Divulgação)

Quem Pode Fazer o ENEM 2018

Qualquer pessoa pode fazer o ENEM. No entanto, nem todos podem fazer o exame com a finalidade de conseguir uma bolsa de estudo.

Os programas de bolsas de estudos do Governo Federal foram criados justamente para que pessoas de baixa renda possam ter acesso ao ensino superior. Ou seja, aquelas pessoas que não tem condições financeiras de arcar com os custos das mensalidades de uma faculdade.

Para saber todos os requisitos para participar de cada um dos programas de incentivo aos estudos do governo é necessário acessar o portal oficial do programa do qual você deseja participar.


ENEM 2018 Quanto Custa

Uma das principais dúvidas dos candidatos é sobre o valor que deve ser pago para a realização do ENEM. Sim, o ENEM possui uma taxa de inscrição que deve ser paga até o prazo pré-estabelecido. Aqueles que não fizerem o pagamento até a data final não poderão participar do exame.

Depois de realizar a sua inscrição é necessário realizar o pagamento da taxa de inscrição. O valor da taxa de inscrição em 2107 foi R$ 82,00. O boleto pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica e agência do correio.

Inscrição ENEM 2018. (Imagem: Divulgação)

Inscrição ENEM 2018. (Imagem: Divulgação)

ENEM Como Conseguir a Isenção

A isenção é outra dúvida bastante comum entre os candidatos que vão realizar o exame. Hoje em dia existem 3 categorias que podem solicitar a isenção. Confira quais são:

  • Concluintes do ensino médio;
  • Integrantes de família de baixa renda;
  • Integrantes de família de inscrita no CadÚnico.

Lembrando que para receber de fato a isenção será necessário comprovar com documentos oficiais que você se enquadra em uma dessas categorias.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]