1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17.867 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Gabarito Enem 2016, Provas e Expectativas

Gabarito Enem 2016, Provas e Expectativas

Os alunos que estão no ensino médio hoje em dia (ou aqueles que já acabaram os estudos e não conseguiram entrar em um curso de formação superior – graduação) têm um objetivo em comum: entrar em uma universidade, seja ela pública ou privada.

O fato é que escolas estão cada vez mais preparando seus estudantes para que eles consigam um bom desempenho em exames seletivos para universidades. Neste artigo, vamos conhecer mais sobre um dele, o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Enem

Criado em 1998, o Enem tinha como objetivo avaliar o desempenho de estudantes do ensino médio ao término da escolaridade básica. Com o decorrer dos anos, o processo seletivo foi ganhando corpo e se desenvolveu de tal forma que hoje é escolhido por muitas instituições como a única forma de selecionar os seus alunos.

O desempenho do aluno no Enem pode garantir uma vaga em um curso superior no Brasil. A prova contém matérias de português, matemática, biologia, língua estrangeira, dentre outras, além da redação. Ao todo são 180 questões de múltipla escolha. A pontuação mínima é de 450 pontos e sem zero na redação para ter bons resultados. No fim da prova, o gabarito é divulgado para que o candidato compare seu resultado.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Enem 2016

O governo federal também adota o Enem como critério de seleção de jovens em programas educacionais de financiamento estudantil, como o Fies (Programa de Financiamento Estudantil), ou programas que concedem bolsas de estudos, como o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Vagas no Enem

As vagas existem nas universidades a cada ano e são preenchidas por alunos que se submetem ao Enem, tendo uma boa pontuação. A quantidade de vagas depende de cada universidade, mas normalmente é bem limitado.

Aposte no Enem 2015. (Foto: Divulgação)

Aposte no Enem 2015. (Foto: Divulgação)

Cursos Enem 

Quando o Ministério da Educação (MEC) do Brasil criou o Enem talvez ele não esperasse que o processo seletivo fosse se tornar tão importante e definidor na vida de tantos jovens. Hoje, praticamente todo estudante de ensino médio se submete à prova do Enem ao final de seus estudos, pois assim alcançará uma vaga em uma universidade.


Os cursos que o Enem permite que o aluno faça são aqueles disponibilizados pela própria universidade, seja ela privada ou pública.

Além dessa importância, o Enem ganhou em 2009 a função de gerar uma certificação de conclusão do Ensino Médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Por essa razão, o número de pessoas interessadas em se inscrever foi crescendo ao longo dos anos. A inscrição é feita pela internet e é cobrada uma taxa.

Leia também: 5 Possíveis Temas de Redação do Enem com chances reais de cair na prova

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]