1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (130.933 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Estudar redação é preciso?

Algumas pessoas acham que a redação é uma parte “menos” importante do Enem, ou que os critérios de avaliação não são tão avançados. Você pode estar pensando “poxa, alguém realmente pensa assim?”, e a resposta é sim! Algumas pessoas nem mesmo pesquisam possíveis temas de redação, e na hora o que acontece?

É claro que a média final é baixíssima, e aí é tarde demais pra saber que estudar para a redação é preciso! Hoje vamos falar da importância da redação do Enem, da importância de estudar e se dedicar à ela, como ela funciona e muito mais!

A importância da redação no Enem!

Mesmo que você pense o contrário, a importância da redação no Enem é enorme. Por exemplo, nos cursinhos, o assunto mais tratado o ano inteiro é: como montar uma boa redação, possíveis temas, redações de simulação e coisa do tipo. Muitas pessoas se saem mal na redação pela falta da leitura, pois é ela quem nos dá a base de uma redação bem desenvolvida.

Estudar redação é preciso?

Estudar redação é preciso? Imagem:divulgação

Muitas pessoas saem do contexto, não conseguem dissertar sobre o tema, não trabalham com coerência e coesão e etc. Os corretores já acharam absurdos em redações de alunos até mesmo com o ensino médio completo!

Redação é apenas sobre saber escrever

Uma boa redação, bem trabalhada e montada não é apenas saber e escrever sobre determinado tema (ou seja, o tema escolhido). Saber formular uma redação vai muito além disso, é nela que o autor demonstra seus conhecimentos gerais, seu poder de argumentação com coerência.

Estudar redação é preciso?

Estudar redação é preciso? Imagem:divulgação

A redação possui um grande peso na nota final por todos esses motivos citados anteriormente, mas é essencial ter um português afiado e saber de todas as regrinhas mais importantes!

Acesse e saiba mais informações: Simulado do Enem 2017

Saiba como são os critérios de avaliação da redação no Enem

Os critérios de avaliação da redação do Enem são bem rigorosos, e o que mais chateia os estudantes é o fato de não poder pedir revisão da nota, ou seja, a nota atribuída é imutável.

Estudar redação é preciso?

Estudar redação é preciso? Imagem:divulgação

Os principais critérios de avaliação são a compreensão da proposta da redação, o domínio da língua portuguesa, saber elaborar e argumentar o tema, e por último, a organização das informações!


Preparando a sua redação

Trouxemos algumas dicas para quem irá fazer o Enem e não tem muita noção de como preparar a redação, mas as dicas presentes aqui são super simples, então recomendamos procurar atendimento com um professor, até mesmo através de vídeos tutoriais.

Algumas dicas para se sair bem na redação

* Ser objetivo e não escapar do tema;

* Não use expressões muito elaboradas e difíceis;

* Escreva com clareza;

* Organize com precisão os argumentos;

* Não esqueça a regrinha da redação: introdução, desenvolvimento e conclusão;

* Trabalhe apenas em cima de fatos reais e que estejam ligados ao tema;

* Não use gírias e regionalismos;

* Tenha o domínio da língua portuguesa!

Acesse e saiba mais informações: 15 Possíveis temas para a Redação do ENEM 2017

Como passar na redação do Enem?

Não se preocupe apenas com passar na faculdade que deseja. Nesse momento, a preocupação principal é seguir todas as dicas citadas anteriormente, trabalhar o texto com coerência e coesão e se esforçar para uma boa redação.

Leia também: Aprenda um esquema para escrever a redação do Enem

Para ganhar uma boa nota na redação, tente ao máximo não ficar nervoso durante a redação e escreva com MUITA clareza, evitando termos rebuscados. Desejamos, desde já, boa sorte para todos que realizarão a prova!

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]