1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12.783 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Estudantes Podem se Inscrever no Sisu

A primeira edição do Sisu aconteceu em janeiro e recebeu milhares de inscrições. Aqueles que não tiveram sorte e não conseguiram uma vaga estavam aguardando para a segunda edição do programa que teve início ontem, no dia 30.

Através do Sisu os jovens podem se matricular em cursos superiores de instituições públicas de todo o país e concorrer a uma vaga. Diversas instituições oferecem suas vagas através do Sisu nos mais variados cursos, o que aumenta as oportunidades. A segunda edição do Sisu começou com tudo, oferecendo 56.422 vagas em 65 instituições públicas espalhadas pelo Brasil.

Sisu

Sisu

Assista: 5 Possíveis Temas de Redação do Enem com chances reais de cair na prova.

Quem pode se inscrever no Sisu

Podem se inscrever no Sisu qualquer um que já tenha concluído o Ensino Médio e tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio de 2015, o Enem. Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação no exame.

Quem se inscreveu no Sisu na primeira edição e não conseguiu uma vaga também pode se inscrever. Alunos que estão estudando em alguma instituição pública podem se inscrever, mas nunca podem estar matriculados em dois cursos ao mesmo tempo. Por isso se você for selecionado, certifique-se de cancelar a matrícula no curso anterior.

Como se inscrever no Sisu

As inscrições para o Sisu iniciaram no dia 30 e vão até o dia 2 de junho. Os interessados podem efetuar sua inscrição no portal: http://sisu.mec.gov.br/, indo em “Fazer Inscrição”.

Você deverá informar o número de inscrição do Enem 2015 e a senha do mesmo, só assim poderá escolher um curso. O sistema irá mostrar os seus dados e sua nota do Enem, você só confirma e já pode pesquisar sobre o curso desejado. É possível pesquisar por município, pelo nome do curso ou ainda pela instituição desejada.

O candidato poderá escolher até dois cursos em ordem de preferência e poderá alterar suas escolhas até o último dia das inscrições. No ato da inscrição também será possível definir se deseja concorrer às vagas da ampla concorrência ou a vagas reservadas.

Nota de Corte do Sisu 2016

Uma vez por dia, até o dia 2, o sistema do Sisu irá liberar a nota de corte. A nota de corte nada mais é que um cálculo que resulta na menor nota possível que o candidato pode ter para ficar entre os selecionados para determinado curso. O Sisu faz esse cálculo baseando-se no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos em tal curso, por modalidade de concorrência.


A nota de corte é apenas um auxílio para o candidato e não pode ser levada totalmente a sério, pois ela não garante que você já esteja selecionado.

Sisu

Sisu

Resultado do Sisu 2016

O candidato poderá consultar o resultado do Sisu a partir do dia 6 de junho em seu portal, acessando a página do Sisu informada acima e colocando seus dados. O candidato selecionado deverá ver com a instituição de ensino como irá ser a matrícula e todos os documentos necessários. As matrículas deverão ser feitas a partir do dia 10 de junho até o dia 14 do mesmo mês.

Aqueles que não forem selecionados poderão solicitar a participação na lista de espero do dia 6 até o dia 17 de junho. Esses candidatos serão chamados a partir do dia 23 se houver alguma vaga disponível.

 

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]