1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (289.350 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

ENEM – Área do candidato

Entrar para uma universidade é o desejo de muitos jovens e até de adulto. Para realizar esse sonho é preciso passar pelo Exame Nacional do Ensino Médio, o tão conhecido e temido ENEM.

O ENEM é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) que visa medir o quão preparado para entrar em uma universidade está o estudante que sai do ensino médio.

Prova Enem 2017

O exame conta com quatro provas (Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia; Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Literatura, Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação; Matemática e suas Tecnologias: Matemática (geometria e álgebra) de 45 questões de múltipla escolha para cada prova, mais a redação.

Redação Enem 2017

A redação mostra se o candidato tem domínio da escrita, se sabe interpretar e organizar as informações com argumentos para defender seu ponto de vista e se consegue apresentar uma solução ao problema abordado no tema.

As provas e redação possuem pontuações diferentes e o aluno que zerar alguma delas está desclassificado automaticamente, independente de ter gabaritado o restante.

Redação Enem 2017

Redação Enem 2017. Imagem:divulgação

Quanto maior for a pontuação, maior as chances de garantir uma vaga nas melhores universidades e nos cursos mais concorridos.

Para garantir a mesma dificuldade e idoneidade em todas as provas, a pontuação das questões é feita usando o método denominado Teoria da Resposta ao Item (TRI), envolvendo estatística, informática e psicologia.

Acesse e saiba mais informações: Simulado do Enem 2017

Área do candidato na página do ENEM

A página foi criada com o intuito de facilitar a vida do candidato e até mesmo dos organizadores da prova e é muito importante que você que se inscreveu para o ENEM verifique a página diariamente, pois lá que serão divulgadas informações importantes como o seu Cartão de Confirmação de Inscrição e posteriormente o gabarito das provas e a sua nota final.

O endereço do site é esse enem.inep.gov.br Para acessar você precisa inserir seu CPF e sua senha (aquela que você cadastrou no momento em que fez sua inscrição).

Área do candidato na página do ENEM

Área do candidato na página do ENEM. Imagem:divulgação

Não é necessário imprimir o cartão para apresentar no dia do exame, basta apenas um documento oficial com foto, mas você precisa ficar atento à ele, pois lá terá seu número de inscrição, data, hora, endereço e nome do local e a sala que será sua prova, a língua estrangeira que você escolheu, se você precisa de algum auxílio e de certificado de inscrição.

O cartão somente será enviado por e-mail e estará disponível para consulta na página do participante, não espere receber via correios, porque ele não é enviado fisicamente. Nesse mesmo local você consegue alterar seus dados e gerar o boleto para pagamento da inscrição, além de acompanhar toda a sua situação.


Acesse e saiba mais informações: Curso de Direito nota de corte Prouni 2017

Como realizar a inscrição para o ENEM 2017

Para 2017 as inscrições serão feitas apenas online pela página do participante. Para realizar a mesma, você precisa da sua identidade, CPF, informar seus dados pessoais, principalmente e-mail e telefone. Fique atento, pois a mesma senha que você escolher para acessar o portal, servira também para o site do MEC, SISU, ProUni e FIES.

Para 2017 ainda não foi fechado um valor, mas não deve fugir muito aos 68 reais que foram em 2016, mas você pode pedir isenção se comprovar carência (preencher formulário encontrado na área do participante), ou se estiver terminando o ensino médio na rede pública sua inscrição é automaticamente gratuita. Os demais devem fazer o pagamento na data prevista para não serem desclassificados.

Enem

Enem. Imagem:divulgação

Também ainda não existem datas confirmadas para este ano, mas baseando-se por 2016, o edital com mais informações deve sair no mês de abril, prazo para inscrições em maio, curto, apenas duas semanas, provas a serem realizadas no inicio do mês de novembro. O gabarito geralmente sai em alguns dias, porém o resultado deve ser notificado apenas em janeiro de 2018.

Leia também: Aprenda um esquema para escrever a redação do Enem!

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]