1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Enem 2018 Será Realizado em Dois Domingos

Em 2017 o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) terá algumas mudanças. As quais foram decididas e votadas pela população, através de uma consulta pública, ocorrida entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro de 2017, no site do Ministério da Educação (MEC).

Nessa consulta, foram recebidas milhares de sugestões, acerca de mudanças e melhorias no exame, que ocorre todos os anos. Dessa forma, o MEC buscou saber a opinião da população que presta o exame, afim de aprimorá-lo e torna-lo mais acessível a todos.

Em 2017 o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) terá algumas mudanças. (Imagem: Divulgação)

Em 2017 o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) terá algumas mudanças. (Imagem: Divulgação)

O Enem 2018 terá várias mudanças, em relação aos exames dos anos anteriores. Todas essas mudanças foram feitas através de análises da consulta feita pelo MEC.

Enem 2018 – O Exame Será Aplicado em Dois Domingos Seguidos

Diferentemente dos anos anteriores, em que o exame era aplicado em um único final de semana, no sábado e no domingo, em 2018 o Enem será aplicado em dois domingos seguidos (5 e 12 de novembro). Essa mudança foi feita buscando favorecer pessoas que seguem religiões que guardam o sábado (anteriormente essas pessoas permaneciam em uma sala desde o horário de início da prova (13 horas), até o entardecer, para que assim, fizessem a prova no sábado à noite).

Sendo assim, no primeiro domingo (5 de novembro) será aplicada uma prova contendo ciências humanas, linguagens e redação, e terá tempo limite de 5 horas e meia. Já no segundo dia (12 de novembro), a prova será de ciências humanas e matemática e terá duração de 4 horas e meia.

Enem 2018 – Aumento na Taxa de Inscrição

Em 2017, pode-se perceber um aumento de 14 reais na taxa de inscrição do Enem. No ano anterior, a taxa foi de R$68 e passa a ser de R$82 em 2017. Em 2018 pode se seguir essa base.

Enem 2018 – Isenção da Taxa de Inscrição

Segundo o MEC, em 2017, serão exigidos mais documentos para a comprovação de necessidade de isenção da taxa de inscrição do Enem. Nesse ano, pessoas de baixa renda terão que apresentar um maior número de documentos, para que a comprovação seja mais completa, evitando fraudes e o uso indevido desse recurso, por pessoas que possuem condições de arcar com a taxa cobrada.


Segundo o MEC, em 2017, serão exigidos mais documentos para a comprovação de necessidade de isenção da taxa de inscrição do Enem. (Imagem: Divulgação)

Segundo o MEC, em 2017, serão exigidos mais documentos para a comprovação de necessidade de isenção da taxa de inscrição do Enem. (Imagem: Divulgação)

Irão receber isenção da taxa estudantes que estiverem cursando o último ano do ensino médio em 2017 na rede pública de ensino, assim como nos anos anteriores, a inscrição será automaticamente confirmada quando o candidato informar os dados a respeito da escolaridade no ato da inscrição.

 

Também receberão o benefício candidatos que se enquadram na lei que garante isenção de pagamento de taxas a quem está inserido em uma família que recebe até um salário mínimo e meio por pessoa e que tenha cursado todo o ensino médio na rede pública ou na rede particular, com bolsa integral. Candidatos inscritos no CadÚnico também receberão isenção.

Enem 2018 – Certificado de Ensino Médio

O Enem não irá mais fornecer certificado de conclusão de ensino médio aos participantes com mais de 18 anos. Para conseguir tal certificado, os interessados devem fazer a prova do Encceja (Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos), que ocorrerá em outra data, e terá outro processo de inscrição.

Enem 2018 – Cadernos de Prova

Afim de aumentar a segurança, cada caderno de prova será personalizado com os dados do participante.

Recomendados para você:

Tags:

[Grátis]
[Grátis]