1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Enem 2018 – Inscrições

Nos últimos anos, as oportunidades proporcionadas pelo Enem (Exame nacional do Ensino Médio) vêm transformando a realidade de muitas famílias brasileiras. O Enem é uma ótima opção para ingressar na faculdade, mas ele também oferece outras oportunidades. Aqui você vai saber tudo sobre a prova, conhecendo os cursos oferecidos, como fazer a inscrição e as expectativas.

As inscrições no Enem 2018

A abertura das inscrições para o Exame Nacional de 2018 será no mês de maio. O Enem, juntamente com o Sisu, o Fies, e o Ciência sem Fronteiras, oferece vagas em Universidades Federais e Privadas, Institutos Federais e alguns Estaduais.

O Enem também pode ser procurado por pessoas que ainda não concluíram o ensino médio. Ele oferece a oportunidade de certificado de conclusão do ensino médio para participantes maiores de 18 anos, que atingiram nota 450 em todas as áreas da prova, e no mínimo 500 na redação.

Como realizar a inscrição no Enem 2018?

Qualquer brasileiro pode se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio. A inscrição é feita aqui(http://enem.inep.gov.br/). É necessário apresentar o CPF (Cadastro de Pessoa Física); RG (Registro Geral); caso seja estudante, deve indicar o nome ou o número da instituição de ensino; CEP; e e-mail pessoal para contato, através dele que o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informará sobre o Cartão de Confirmação de Inscrição.

enem

Enem 2017 – Inscrições. Imagem:divulgação

Durante o cadastro, o participante deve criar uma senha para acesso e receberá o número de inscrição para verificar as atualizações. Essas informações devem ser guardadas, pois serão fundamentais na inscrição dos programas proporcionados pelo Enem.

Quem já realizou o Enem alguma vez, ou não é concluinte do ensino médio, deverá pagar uma taxa de inscrição para realizar a prova, o dinheiro é utilizado para ajudar na realização da mesma, pois todos os anos são impressas muitas provas e os candidatos não comparecem para realiza-las.

Como fazer a inscrição gratuitamente no Enem 2018?

Quem pertence a famílias de baixa renda, assim como os estudantes concluintes do ensino médio em escolas da rede pública, ou que sejam bolsistas integrais em escolas particulares, podem obter a isenção na taxa de inscrição para o Enem 2018. Para isso é necessário realizar alguns procedimentos.

É preciso solicitar o beneficio; declarar carência socioeconômica; preencher um questionário, no momento da inscrição, com perguntas sobre a vida financeira e social; a família do solicitante deve receber no máximo um salário mínimo e meio por pessoa; após isso deve aguardar o deferimento da solicitação.

enem 1

Enem 2018 – Inscrições. Imagem:divulgação

O participante que fazer o requerimento deve ter em mãos os documentos que comprovem a situação apresentada, em caso de solicitação negada, o estudante deve realizar até a data limite o pagamento no valor de R$ 68,00, o pagamento pode ser feito em agências bancárias, casas lotéricas, ou agência dos Correios.

O pedido de isenção só pode ser realizado através da internet. Participantes que pertencem a famílias de baixa renda, e tiveram isenção na última edição do Enem, mas não realizaram a prova, perdem o direito ao benefício.

Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2018

Todos os participantes do Enem recebem o Cartão de Confirmação. O documento é muito importante, ele contém o local onde será realizada a prova, o número de inscrição do aluno, o horário de aplicação das provas, a opção de língua estrangeira para a parte de Linguagens e Códigos, e também indicará para qual finalidade o participante vai utilizar o Enem 2018. A responsabilidade de acesso ao Cartão é totalmente do participante, ele está disponível aqui (http://enem.inep.gov.br).

cartao-enem

Enem 2017 – Inscrições. Imagem:divulgação

Como imprimir o boleto de pagamento do Enem 2018?

Os estudantes que não buscaram ou não possuem isenção, devem gerar o boleto até a data limite e realizar o pagamento. Depois de realizar a inscrição, o próprio site gera automaticamente a Guia de Recolhimento da União (GRU), que é o nome desse boleto.

Quem não gerar o documento, ou perde-lo, poderá pagar com a segunda via. Quem não realizar o pagamento no prazo estipulado, será desclassificado e perderá todas as chances de realizar a prova naquele ano.

Como utilizar o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi criado em 2010 pelo Governo Federal, o programa seleciona alunos que realizaram o Enem no ano anterior, para entrar em Universidades e Institutos Federais.

O Sisu sempre acontece duas vezes por ano, um no primeiro semestre e a outra no segundo. Ofertando mais de 50 mil vagas. Para participar o candidato não pode ter zerado a redação Enem. O candidato pode escolher duas opções, todos os dias são disponibilizados notas de corte, com isso o estudante pode ir mudando suas escolhas, a inscrição é gratuita.

sisu

Enem 2018 – Inscrições. Imagem:divulgação

Como utilizar o Prouni?

O Programa Universidade para Todos também é realizado duas vezes ao ano, não existe cobrança de taxa para participar do sistema e só é possível se inscrever pela internet. O Prouni foi criado pelo Governo Federal, em 2004, com o objetivo de democratizar o acesso às universidades, ele oferece bolsas integrais (100%) e bolsas parciais (50%), em faculdades particulares e cursos de especialização em todo o país.


Para ganhar uma bolsa de 50% a renda familiar do candidato deve ser de até três salários mínimos por pessoa. E Para bolsas integrais, o rendimento mensal por pessoa da família deve ser de no máximo um salário e meio. O sistema conta com chamadas, caso não seja chamado na primeira, não desista.

Local da prova do Enem 2018

O Exame Nacional do Ensino Médio será realizado em todo o território nacional, contando com mais de 1700 municípios. Em 2015, o Enem passou por algumas mudanças, a responsabilidade por saber se a inscrição foi validada e se informar sobre onde será realizada a prova passaram a ser do participante. Todos esses dados estão no Cartão de Confirmação, que deverá ser apresentado, junto com um documento de identificação, na hora de entrar na sala de sua prova.

enem 4

Enem 2018 – Inscrições. Imagem:divulgação

Horário da realização das provas

Os portões serão abertos às 12 horas e fecham as 13, já a prova será entregue às 13h30min. O Enem 2018 conta com 180 questões, divididas em dois domingos. Estão divididas em Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.

Dicas para conseguir uma nota melhor

A internet é uma fonte inesgotável para estudo, em 2016 foi lançado o Portal Hora do Enem, que deve ser mantido para 2018, com ele é possível aprender todos os conteúdos que a prova exige. Nele são disponibilizadas videoaulas com professores gabaritados, também é possível acompanhar o programa Hora do Enem pela TV Escola.

Além disso, existem diversos outros portais, que oferecem estudo de qualidade para quem deseja melhorar o seu conhecimento, visando uma nota melhor na prova do Enem. Os tradicionais livros também nunca deixarão de ser uma boa fonte de pesquisa.

enem estudar

Enem 2018 – Inscrições. Imagem:divulgação

Cursos oferecidos

O Prouni e o Sisu oferecem diversos tipos de cursos, nas mais variadas áreas de atuação. Os cinco cursos com maior número de vagas no Prouni são: Administração, Pedagogia, Direito, Ciências Contábeis e Engenharia Civil. Já o Sisu conta com a participação de 65 Universidades e Institutos Federais, oferecendo mais de 50 mil vagas. Quem não conseguir uma vaga na primeira chamada, pode esperar a segunda ou a terceira, ou então ficar aguardando uma oportunidade no segundo semestre.

Cursos mais procurados do Enem 2018

Você pode garantir a vaga em uma faculdade através do Sisu ou do Prouni. O número de inscritos do Prouni é maior, mas as notas de corte são menores. No Sisu existem casos de uma vaga para cada 50 candidatos.

Os cursos mais procurados no Sisu, em ordem, são Medicina, Psicologia, Educação Física, Direito, Administração, Enfermagem, Engenharia Civil, Pedagogia, Ciências Contábeis e Ciências Biológicas. Ou seja, para conquistar uma dessas vagas a sua nota deve ser muito alta, precisa de pelo menos 750 para ter alguma chance em Medicina ou Direito, por exemplo.

Já no Prouni a ordem é um pouco diferente, Administração, Direito, Pedagogia, Engenharia Civil, Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Serviço Social.

enem

Enem 2018 – Inscrições. Imagem:divulgação

Dicas para realizar a prova

Procure chegar cedo, para se ambientar com o local de realização da prova e não correr riscos de perdê-la. Leve uma garrafa com água, pois pessoas que ingerem líquido obtém melhores resultados. Faça primeiro a redação, pois você pode chutar as questões, caso não possua tempo suficiente para resolve-las. E claro, lembre-se de conferir a cor do cartão e marca-la corretamente.

Expectativas de inscrições para o Enem 2018

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998, desde então passou por grandes transformações, atraindo cada vez mais inscritos, por exemplo, em 2009 passou a oferecer certificação de conclusão do ensino médio.

Em 2014 foram cerca de 9,4 milhões de inscritos, em 2015 caiu para 8,4 milhões e em 2016 voltou a crescer, chegando a 9,2 milhões de participantes. A expectativa para o ENEM 2018 é grande, esperando chegar aos 10 milhões pela primeira vez na história.

Leia também: 5 Possíveis Temas de Redação do Enem

Recomendados para você:

1 Comentário

  1. Felipe disse:

    Existe alguma garantia ou “promessa” de que o Portal Hora do Enem irá continuar durante o ano 2017?

Comente (será moderado)

[Grátis]
[Grátis]