1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

De quantos pontos você precisa do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das melhores formas de ingressar no mercado de trabalho. Por meio do Enem centenas de pessoas ingressaram no mercado de trabalho através de cursos de graduação, que podem te habilitar a estagiar. Mas afinal, qual nota do Enem garante o ingresso em programas como Sisu e Prouni?

De quantos pontos preciso para passar no Enem?

Na verdade o Exame Nacional do Ensino Médio não é como um vestibular, onde você é aprovado ou reprovado.

enem

enem

O Enem é bem mais eficiente que isso, podendo ser somente um indicativo de qualidade de ensino, como ele nasceu, ou uma prova aonde a sua média pode ser usada para ingresso em universidade públicas e privadas.

Para ter chances de ingresso em programas como Prouni e Sisu a sua nota precisa ser acima da média.

A média nacional geralmente fica em torno de 450 pontos, mas em cursos mais concorridos isso pode ser diferente, tendo uma nota mais puxada. Quanto mais concorrido o curso, maior a sua nota de corte.

Nota para aumentar as chances de conseguir bolsa pelo Enem

Você já deve escutado a expressão : “Enem é o maior vestibular brasileiro”. Essa frase tem uma verdade embutida. Isso porque anualmente milhões de estudantes realizam esta prova, que possui  180 questões, uma redação e duração de dois dias.

A média para conseguir ter sucesso no Enem é acima de 450 pontos. Abaixo disso você não pode nem se inscrever no exame. No entanto, para começar a pensar em cursos como Medicina, a melhor coisa a ser feita é apostar em notas maiores.

Cursos como medicina pedem notas perto de 1000 (teto de nota que você pode obter quando faz o Enem). A nota de corte de um curso como medicina, por exemplo, é de 700 para cima.

O que é nota de corte do Enem?

Podemos dizer que a nota de corte do Enem é aquela nota que limita quem pode se candidatar a vaga. A nota de corte é calculada a partir da média de notas ou através da nota menor das pessoas que se enquadram na quantidade de vagas que tem disponível no vestibular, Enem, Prouni, Sisu ou demais processo de seleção que se inscrever.

Se você tiver uma nota menor que a nota de corte se quer consegue fazer a inscrição nos programas de bolsa de estudo. Por isso a importância de conseguir uma nota maior no Enem.

Nota zero na redação do Enem

Há alguns anos a nota zero ma redação do Enem te elimina de cara dos processos de seleção. Isso porque algumas universidades não exigiam a nota da redação em seu processo de seleção e isso fazia com que a pessoa pulasse a redação, optando por não fazê-la.

Atualmente, se você não fizer a redação ou se fizer e tirar nota abaixo de 1, não poderá se inscrever em nenhuma faculdade usando a nota do Enem no lugar da nota do vestibular.


Enem

Enem

Nota do Enem para conseguir Fies

A nota no Exame Nacional do Ensino Médio para conseguir um financiamento por meio do Fies é a média. Isso mesmo, você só precisa tirar uma nota igual a 450 e não ter tirado nota zero no Enem.

Mas, no caso do Fies não é somente a nota do Exame Nacional do Ensino Médio que define quem consegue o acesso ao financiamento, pois tem outros fatores determinantes. Entre os critérios do Fies está a renda familiar, que não pode ultrapassar R$ 2.500,00.

Para ter mais informações a respeitondas notas de corte do Enem 2017 acesse o site http://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial.

 

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]