Como fazer uma boa introdução para redação do ENEM!
A parte mais difícil de fazer uma redação, certamente, é como iniciá-la, a página em branco traz um grande assombro para o estudante. Assim que organizamos nossas ideias, é preciso colocá-las no papel. Lembre-se que a nota da redação vale 20% da nota do ENEM, portanto capriche nesse item, e a introdução será um grande percentual do sucesso ou não da sua redação.
O que é introdução na redação?
A introdução serve para apresentar a ideia ao seu leitor, no caso, o corretor da sua redação. Ela precisa ser mostrada de maneira muito clara e objetiva, para que atraia a atenção do leitor.
É na introdução que você mostrará seu ponto de vista, no desenvolvimento que você argumentará para convencer o leitor e na conclusão, você voltará à introdução, e agora dará uma sugestão para o tema proposto.

Redação do Enem 2016. Imagem:divulgação
Não esqueça de ligar todos os parágrafos com a introdução, ela é a base da sua redação. Não se preocupe se a introdução for curta, o importante é ela apresentar sua ideia de maneira clara, ganhe o corretor, faça com que ele sinta curiosidade de entender o seu ponto de vista, lendo o restante da sua redação com atenção. Todo o restante da sua redação terá que remeter o corretor à introdução, à ideia que você defendeu.
Acesse e saiba mais informações: 13 Possíveis temas de Redação do Enem 2016
Dicas para auxiliar na redação
Em nossa busca para auxiliar os estudantes, encontramos um ótimo vídeo da professora Débora, que vai contribuir muito e dar 5 opções para que você possa escolher e fazer a sua introdução da maneira que se sentir mais confortável.
Como falamos, são 5 os recursos que podem ser utilizados para construir uma boa introdução:
- Dados retrospectivos;
- Citação;
- Uma cena descritiva;
- Uma frase declarativa;
- Ideias contrastantes.

Acesse e saiba mais informações: 15 Possíveis temas para a Redação do ENEM 2016
Conheça a professora Débora Marasca
Instigue seu corretor a ler seu texto com atenção. Vale muito a pena ver o vídeo da professora Débora Marasca, lá ela te mostrará exemplos de cada um dos recursos que citamos, e você escolherá aquele que lhe deixa mais a vontade, ou que cabe melhor ao tema proposto.
Sempre vale lembrar, cuidado com os erros gramaticais, eles tiram muitos pontos da sua redação total, não fuja nunca do tema proposto, revise a sua redação, veja se está coerente, confira se a estrutura está correta: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Certifique-se que a sua redação está toda interligada, que você argumentou sobre o que foi levantado na introdução, e se você concluir lembrando da sua tese dando uma sugestão para o problema apresentado.
Bom estudo, boa sorte e boa redação!