1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como Conseguir Isenção no Enem 2018

No mês passado foi divulgado o edital do ENEM 2018 pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio -, contendo todos os dados e detalhes do exame, como prazos, requisitos, regras, datas e valores. O edital deu o que falar, pois trouxe inúmeras novidades consigo, além de uma taxa de inscrição maior, deixando a maioria dos candidatos aborrecidos com a mudança. Se você é um deles, não se preocupe, pois hoje ensinaremos quem pode pedir a isenção e como fazer isso.

Também falaremos sobre o cronograma completo do exame para que você não perca nenhum prazo e possa participar tranquilamente.

No mês passado foi divulgado o edital do ENEM 2017 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio (INEP). (Imagem: Divulgação)

No mês passado foi divulgado o edital do ENEM 2017 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio (INEP). (Imagem: Divulgação)

Enem 2018 – Veja as Principais Mudanças

O edital lançou diversas novidades para este ano, mas algumas merecem destaque. Por exemplo o fato de que agora as provas não serão aplicadas em apenas um final de semana, mas sim em dois: as provas do ENEM passam a ser realizadas em dois domingos consecutivos, 5 e 12 de novembro, com a redação sendo aplicada no primeiro dia.

Essa novidade dividiu a população, mas o fato é que irá acontecer. O edital também informou que as notas do exame poderão continuar sendo utilizadas em programas como o SISU, ProUni e Fies.

Enem 2018 – Taxa de Inscrição

A taxa de inscrição do Enem é um valor que todos os candidatos precisam pagar para que a participação no exame seja confirmada. Ao longo dos anos a taxa permaneceu a mesma, mas nos últimos tempos vêm aumentando significativamente.

No ano passado ela ficou em R$68 e muitos candidatos não gostaram disso, mas tudo se tornou ainda pior quando o edital desse ano foi lançado, anunciando que a taxa será de R$82. Os candidatos inscritos terão até o dia 24 de maio para pagá-la, mas quem não possuir condições pode solicitar a isenção, se se enquadrar nos critérios.

A taxa de inscrição do Enem é um valor que todos os candidatos precisam pagar para que a participação no exame seja confirmada. (Imagem: Divulgação)

A taxa de inscrição do Enem é um valor que todos os candidatos precisam pagar para que a participação no exame seja confirmada. (Imagem: Divulgação)

Enem 2018 – Como Solicitar Isenção da Taxa

Há três meios de se tornar isento da taxa de inscrição: o primeiro deles é se você é aluno do último ano do ensino médio, ou seja, irá conclui-lo em 2017; nesse caso se torna isento automaticamente, ao dar essa informação no momento da inscrição. O segundo meio de se declarar isento é se o aluno estiver cadastrado no CadÚnico do Governo Federal, voltado para famílias de baixa renda. Nesse caso o aluno deverá informar o NIS do cadastro no momento da inscrição.


Há três meios de se tornar isento da taxa de inscrição. (Imagem: Divulgação)

Há três meios de se tornar isento da taxa de inscrição. (Imagem: Divulgação)

Por último, o candidato também pode optar pela Lei 12.799, onde deverão cumprir requisitos no momento da inscrição que comprovem a necessidade da carência. É essencial estar ciente de que documentos podem ser solicitados para comprovar a carência.

Além disso, outro detalhe importante é que os candidatos que obterem a carência, mas não aparecem no dia do exame e nem justificarem, perdem o direito de solicitar novamente no ano que vem.

Enem 2018 – Cronograma

As inscrições vão iniciar em  maio e terminar no mesmo mês, sendo realizadas diretamente na Página do Participante. As provas serão aplicadas em novembro, com resultado previsto para sair em janeiro.

Recomendados para você:

Tags:

[Grátis]
[Grátis]