1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Certificado de Conclusão do Ensino Médio pelo Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova utilizada que foi desenvolvida inicialmente para avaliar o conhecimento dos estudantes do ensino médio. Mas isso mudou e com o passar dos anos o programa passou a ter outras utilidades.

Além de servir para avaliar a qualidade de ensino nacional, o ENEM é uma porta para entrar na faculdade. Muitas universidades brasileiras utilizam a nota do exame como critério de seleção, podendo ser um complemento ou substituindo o vestibular nessas instituições.

O exame é aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) e as provas costumam ser realizadas no mês de novembro. É através do exame que o MEC consegue saber a média geral da educação brasileira por região e escolas. Além dos programas de bolsa de estudos oferecidos pelo governo, o ENEM também podia ser utilizado para concluir os estudos.

Enem

Enem

Quais as Mudanças para o Enem 2017

No mês de maio desse ano o Governo Federal anunciou uma série de mudanças para a edição do Enem neste ano. As opiniões ficaram divididas, algumas pessoas gostaram de algumas mudanças e outras se sentiram prejudicadas com as alterações nas regras da prova.

A primeira mudança para essa edição é com relação as datas da prova. Nos anos anteriores a provas eram divididas e aplicadas em apenas um único final de semana (sábado e domingo). Em 2017 a prova vai ser aplicada 5 e 12 de novembro, ou seja, em domingos.

Outra mudança para essa edição do Enem é sobre taxa de inscrição. Nos anos anteriores todos os alunos do terceiro ano do ensino médio tinham direito à isenção da taxa de inscrição. Hoje a regra mudou e apenas os alunos do terceiro ano do ensino médio que estejam matriculados em escolas públicas tem direito a isenção.

Os demais alunos matriculados em escolas privadas vão precisar pagar pela taxa de inscrição. Mas desse público, existe uma exceção. Os alunos de escolas privadas que tenham bolsa de estudo integral também podem solicitar isenção da taxa de inscrição.

Certificado de Conclusão do Ensino Médio pelo Enem

Uma das principais mudanças que dessagrou os candidatos do Enem é que a partir dessa edição o exame não poderá mais certificar conclusão de ensino médio. De acordo com o Governo Federal essa função volta a pertencer exclusivamente ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O Encceja é um exame bastante parecido com o Enem e é totalmente gratuito. De acordo com o governo, essa é uma prova especifica para este tipo de público. O exame tem o objetivo de certificar a conclusão do ensino fundamental e médio.


Como Funciona o Encceja?

Durante o ano ocorrem diversas edições da prova e você pode realizar a consulta da agenda completa no portal oficial do Encceja. Para os interessados em participar da prova existe um pré-requisito importante para que você consiga realizar a inscrição. Aqueles que desejam o certificado de conclusão do ensino fundamental precisam ter, no mínimo, 15 anos e para aqueles que estão tentando certificado de conclusão de ensino médio devem ter no mínimo 18 anos.

Como Funciona o Encceja?

Como Funciona o Encceja?

As matérias para a prova de ensino fundamental são língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação. Já a prova de ensino médio tem questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Através do portal oficial do Encceja é possível consultar os gabaritos das últimas provas e também conferir os resultados das provas através do link (http://portal.inep.gov.br/encceja). Se você não conseguir de primeira, fique tranquilo, porque você poderá tentar outras vezes até conseguir.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]