1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (128.222 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Calendário Prouni 2018

Os momentos mais tensos para os alunos que fazem o Enem são durante a prova e depois no momento de conferir a sua nota. Este artigo foi criado para você conhecer o calendário do Prouni, e não perder a oportunidade de conquistar uma vaga na faculdade.

Resultado Enem 2017

Os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016 serão divulgados em janeiro de 2018. Os candidatos terão acesso as suas notas nas quatro áreas do conhecimento em separado e mais a nota da redação. Para ter acesso é necessário apresentar o número de inscrição no Enem e consultar o resultado através do site do MEC (Ministério da Educação).

Prouni 2018

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) chega a mais uma edição em 2018, o sistema foi lançado pelo Governo Federal em 2004, e desde então já beneficiou mais de 1,5 milhões de pessoas.

O Prouni é a principal forma de entrar nas universidades para as pessoas que não possuem condições de pagar as mensalidades. Para 2018 o programa deve ser ainda mais concorrido, devido aos cortes no orçamento propostos pelo novo Governo, que inclui diminuição de verba para os programas sociais.

Calendário Prouni 2018

O Prouni 2017 começou com a realização do Enem 2016 no mês de novembro, as notas serão divulgadas em janeiro. Nos últimos anos as inscrições para o Prouni acontecerão na segunda quinzena do primeiro mês do ano.

Os resultados são divulgados logo na sequência, e em fevereiro acontecem às inscrições para a segunda chamada. Quem não conseguiu uma bolsa pode solicitar participação na lista de espera.

Acesse e saiba mais informações: Passo a passo para ver sua nota do ENEM 2018!

Prouni inscrições 2018

As inscrições para o Prouni 2018 só poderão ser realizadas através da internet. O cadastro funciona através de duas etapas, o primeiro passo é informar o seu número de inscrição no Enem e entrar no site das inscrições, em seguida você poderá optar por dois cursos, que terão as notas de cortes atualizadas diariamente para informar os candidatos.

primeiro-semestre-prouni-2017

Calendário Prouni 2018. Imagem:divulgação

Quem for aprovado nessa primeira etapa deverá comparecer a instituição onde conquistou a bolsa, e apresentar os documentos pessoais de todo o grupo familiar, comprovantes de renda e comprovante de residência, assim como o certificado de conclusão do Ensino Médio. Muitos acabam reprovando na comprovação da renda, que não pode ser superior a três salários mínimos por membro da família.

Primeiro semestre Prouni 2018

O Prouni abre inscrições duas vezes por ano, sendo a mais concorrida delas em janeiro, com bolsas para o primeiro semestre letivo. A primeira etapa de concorrência por as bolsas acaba sendo mais disputada devido ao fato da empolgação gerada pela divulgação das notas do Enem e também por oferecer um número maior de bolsas.

Os candidatos que não forem aprovados podem tentar novamente entre julho e agosto, quando o Prouni abre inscrições para o segundo semestre do ano. Para 2018 deve ser mantido o mesmo padrão de cadastro.

Acesse e saiba mais informações: Temas de redação para o Enem 2017

Nota de corte Prouni 2018

A nota de corte do Prouni é um sistema que serve de referência para os candidatos saberem se estão na lista dos aprovados ou não. Todas as noites, durante o período de inscrição, o MEC divulga as novas listas de corte, deixando os participantes informados sobre as suas situações.


prouni-2017

Calendário Prouni 2018. Imagem:divulgação

Quem fica muito próximo da nota de corte pode acabar perdendo a bolsa, por exemplo, se para conseguir uma bolsa no Curso X a nota mínima é 600 e você tem 610, as chances de perder a vaga são reais.  Ou então a sua nota é 700, e quer uma vaga nesse curso, as possibilidades de êxito são grandes.

Acesse e saiba mais informações: Enem 2017 – Inscrições

Lista de espera Prouni 2018

O Prouni acaba criando uma lista de espera em cada uma das etapas que realiza. Em algumas oportunidades é necessário fazer nova inscrição, em outros apenas são chamados os próximos da lista de classificação. Muitas pessoas acabam se decepcionando por não conseguirem uma vaga na primeira chamada do Prouni, mas saiba que existe a segunda e a terceira chamada.

Uma coisa é conseguir a aprovação on-line, e outra é comprovar as informações na faculdade onde conseguiu a bolsa. Diversos candidatos acabam sendo reprovados por causa de a renda familiar ser superior ao máximo permitido pelo Prouni, e dessa forma as vagas acabam sendo repassadas para outros candidatos.

Leia também: 5 Possíveis Temas de Redação do Enem

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]