1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Calendário Enem 2018

O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) é uma prova aplicada anualmente na população brasileira que possui muitos intuitos. Com a nota do exame todos os estudantes do último ano do ensino médio podem tentar a chance em uma universidade pública ou privada, já que ele é a única porta de entrada na maioria dos casos. Até o ano passado o ENEM também podia ser usado por aqueles que desejam obter o certificado de conclusão do ensino médio, mas a partir de 2017 isso não será mais possível.

Vai fazer o exame, mas ainda não está por dentro dos detalhes? A seguir nós trazemos para você o cronograma completo e mais algumas informações.

O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) é uma prova aplicada anualmente na população brasileira. (Imagem: Divulgação)

O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) é uma prova aplicada anualmente na população brasileira. (Imagem: Divulgação)

Cronograma ENEM 2018 – Calendário Enem 2018

Estar a par do calendário do ENEM é fundamental para saber quando tudo acontecerá, não perder os prazos e poder realizar o exame da forma como deseja. Mesmo antes da liberação do edital já era possível ter acesso a um cronograma, contendo todas as datas e prazos do próximo exame.

O primeiro item do calendário é a publicação do edital, que ocorreu no dia 10 de abril. Esse é um documento muito importante, pois contém todos os detalhes do exame. Em seguida vêm as inscrições, previstas para acontecer em maio, somente pela internet. O próximo item do calendário são as provas, agendadas para novembro, ou seja, dois domingos. Por último tem a divulgação do resultado do ENEM, prevista para ocorrer apenas em janeiro do ano que vem.

ENEM 2018 – Página do Participante

A página do participante é o site destinado a todos os participantes ou interessados em participar do ENEM. Na página você terá duas opções e deverá escolher a segunda. Em seguida precisará informar o seu CPF, a senha cadastrada quando fez sua inscrição e a imagem correspondente ao código.

A página do participante é o site destinado a todos os participantes ou interessados em participar do ENEM. (Imagem: Divulgação)

A página do participante é o site destinado a todos os participantes ou interessados em participar do ENEM. (Imagem: Divulgação)

Caso você tenha feito o ENEM no ano passado, poderá acessar com a senha cadastrada no momento da inscrição. Terá acesso às notas do último exame.

ENEM 2018 – Data das Provas

Até o ano passado o ENEM era realizado em apenas um final de semana, no sábado e no domingo. Acontece que a partir de 2017 isso não irá mais acontecer: agora o exame passará a ser aplicado em dois domingos consecutivos.


A redação passará a ser realizada no primeiro dia de provas, juntamente com os cadernos de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Suas Tecnologias. Sendo assim, a duração no primeiro dia é de 5 horas e 30 minutos. O segundo domingo passa a ter duração de 4 horas e 30 minutos e os estudantes terão que realizar as provas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Matemática e Suas Tecnologias.

Agora o ENEM passará a ser aplicado em dois domingos consecutivos. (Imagem: Divulgação)

Agora o ENEM passará a ser aplicado em dois domingos consecutivos. (Imagem: Divulgação)

ENEM 2018 – Taxa de Inscrição

Uma das maiores mudanças este ano é referente à taxa de inscrição, que vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Para 2018 a taxa de inscrição é de R$82 e deve ser paga até o prazo para que a participação do candidato seja confirmada. Aqueles que desejam solicitar a isenção devem ler o edital completo e preencher os requisitos impostos.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]