1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Calendário Enem 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem mexe com todos os estudantes do Brasil. Ter a possibilidade de ingressar em uma universidade é o sonho de qualquer pessoa, e para que possa haver uma oportunidade de ingresso, os estudantes já começam a se preparar para realizar o exame no ano de 2016.

Será através da inscrição do Enem 2016 que os estudantes concorrerão às vagas em instituições federais de ensino através do SISU e também do Prouni. As bolsas podem ser parciais ou mesmo integral, isso de acordo com a nota tirada pelo estudante no exame.

Enem 2015 (Imagem: Divulgação)

Enem 2016 (Imagem: Divulgação)

Calendário Enem 2016

O MEC (Ministério da Educação) ainda não divulgou o calendário oficial do Enem 2016 com todas as datas, valores da taxa de inscrição, etc. Porém, podemos nos basear no ano de 2015 para nossa preparação. Então se você está estudando para o Enem 2016 fique ligado em todo o cronograma oficial do Enem 2015 para se basear:

As inscrições começaeram no dia 25/05 até o dia 05/06, foram realizadas na internet através do site oficial do Enem http://enem.inep.gov.br/. Durante a inscrição é necessário colocar alguns dados pessoais, socioeconômicos, escolar e etc, mas é bem simples e rápido de fazer.

A Taxa de inscrição teve um aumento em relação aos anos anteriores, agora é no valor de R$63 reais e os alunos concluintes do ensino médio em escola pública são automaticamente isentos da taxa, alunos de baixa renda podem declarar carência e ficar isentos da taxa também, a novidade é que os alunos isentos que não forem fazer a prova não poderão pedir a isenção novamente no ano que vem. O prazo de pagamento vai até o dia 10/06.

A prova foi realizada nos dias 24 e 25 de outubro, o primeiro dia de prova é composto pela prova de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, o segundo dia é composto pelas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, matemática e a redação.


Foto: divulgação

Foto: divulgação

Enem 2016 – Oportunidades

Vale lembrar que o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma oportunidade para jovens que querem se preparar para o mercado de trabalho, pois todos que fizerem o ENEM e obtiverem nota maior que zero na redação poderão concorrer as vagas disponíveis nas universidades credenciadas ao programa. Se você é estudante e quer cursar uma universidade não pode deixar de fazer o ENEM.

Lembre-se de estudar bastante para conseguir realizar o sonho de entrar na universidade através de diversos programas educacionais como o SISU, SISUTEC, PROUNI, FIES e muito mais, não perca essa chance.

Leia também: 5 Possíveis Temas de Redação do Enem com chances reais de cair na prova

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]