1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (198.232 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

As 5 maneiras mais eficientes de Estudar para o Vestibular

Todos os anos milhares de jovens estudam para o vestibular de universidades brasileiras com um único objetivo: conseguir entrar para uma universidade e cursar o tão sonhado ensino superior.

Passar em um vestibular não é tarefa fácil, muitas universidades exigem notas altas para ter certeza do desempenho e da qualidade do aluno. A melhor forma de se preparar para um vestibular é estudando todos os assuntos do momento e também aqueles referentes ao curso desejado.

Confira 05 maneiras de ser aprovado nos maiores vestibulares do país. (imagem: Divulgação)

05 Dicas para Estudar para o Vestibular e ser aprovado!

Muitas pessoas encontram dificuldades para estudar, se concentrar e conseguir uma boa nota. Veja a seguir 5 dicas eficientes para o seu estudo.

1 – Faça testes práticos

Os testes práticos são nada mais, nada menos que um simulado. Nesse simulado você pode responder questões sobre toda a matéria estudada e verificar como anda o seu conhecimento. Se tiver sorte, você pode encontrar um simulado online. Caso contrário, pode pedir para um amigo fazer inúmeras questões para você responder.

2 – Crie um cronograma de estudos

Ao contrário do que muitos pensam estudar tudo de uma vez só não é tão eficiente assim. O estudante acaba ficando sobrecarregado e corre risco de esquecer metade do assunto. Uma maneira verdadeiramente eficiente é você montar um cronograma com datas e horários para cada matéria. Por exemplo, um dia para cada matéria.

Criar um Cronograma para Estudos é uma ótima opção de organização (Imagem: Divulgação)

Criar um Cronograma para Estudos é uma ótima opção de organização (Imagem: Divulgação)

3 – Explique o conteúdo a si mesmo

Fale consigo mesmo em voz alta todo o conteúdo como se estivesse explicando para uma sala de aula. Essa técnica só dá certo se você aprendeu o conteúdo, ao invés de decorar. Faça isso quantas vezes forem necessárias.

Leia Também: Os 07 erros que todo mundo comete quando estuda para o Enem.

4 – Faça um resumo

Reescreva um texto colocando nele apenas o essencial e mais importante sobre a matéria. Pegue os pontos principais, explique cada um e estude através do seu resumo. É uma forma de estudar sem estender muito a matéria, mas que ao mesmo tempo você está falando sobre todos os fatos e acontecimentos.

5 – Releia, se for preciso

Ler nunca é demais quando o assunto é estudar para algum tipo de prova. Algumas pessoas encontram dificuldades em entender determinadas partes de um texto e por isso acabam não entendendo todo o enredo. Leia quantas vezes for preciso para entender. Além disso, estude em um lugar calmo livro de barulhos para que sua atenção não seja tirada.

Como se concentrar para Estudar para o Vestibular 

Na hora de estudar desligue tudo, televisão, celular e rádio. Esqueça o mundo lá fora, nesse momento é você e seus livros. Se concentre o máximo que puder nos estudos, lendo e relendo o que for preciso, fazendo exercícios e focando no seu maior objetivo: conseguir ingressar na universidade. Tudo é possível com dedicação e esforço, o seu esforço será recompensado no futuro.


Estudar para o Enem e para a Redação do Enem

O Enem é uma das provas mais disputadas do Brasil, pois é através da média obtida nela que os estudantes conseguem ingressar em cursos de nível superior e outros. No entanto boa parte dessa nota depende da redação, ou seja, é importante que o candidato faça uma boa redação para obter uma média boa. Veja como estudar para o Enem 2016.

É fundamental estudar e estar bem preparado para a Redação do Enem 2016 (Imagem: Divulgação)

É fundamental estudar e estar bem preparado para a Redação do Enem 2016 (Imagem: Divulgação)

O Enem 2015 obteve o maior número de notas 1000 na redação, isso se dá pelo fato de os alunos se prepararem melhor e encararem o exame como sendo um dos mais importantes da sua carreira.

Como estudar para a Redação do Enem

O tema da redação do Enem é sempre uma incógnita, os professores de cursinho sempre tem alguma ideia dos temas que poderão cair, mas nada oficial o que faz com que obter informações está entre os requisitos mais importantes para fazer uma boa redação. Assistir telejornais, ler revistas obter informações sobre o que acontece no mundo é fundamental.

Só obteve nota 100 na redação desse ano aqueles alunos que se prepararam e que tinham domínio do assunto. Faça cursinhos e se dedique para obter o conhecimento necessário para fazer uma ótima prova do Enem.

Leia também: Descubra um esquema pouco conhecido para escrever Redações do ENEM

Recomendados para você:

1 Comentário

  1. Você precisa fazer uma boa redação para um concurso?
    Vai prestar Enem este ano?
    Tem boas idéias?

    Não perca esta oportunidade de passar na frente dos concorrente!!!

    Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. No entanto, conhecer seu lado teórico é muito importante. Aqui você encontra um resumo desta teoria com dicas de como fazer uma redação de qualidade. Aplique-a em seu trabalho mas não se esqueça: você precisará fazer a sua parte, isto é, escrever.

Comente (será moderado)

[Grátis]
[Grátis]