1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (128.022 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Aditamento FIES 2018 – Veja como fazer!

Os alunos que participam do programa FIES precisam realizar, a cada semestre cursado, a renovação do contrato de financiamento junto à instituição financeira fornecedora do empréstimo. Essa renovação é conhecida como aditamento do FIES e é bastante importante, já que é o documento judicial comprovante de que o aluno continua tendo o interesse em continuar utilizando o financiamento estudantil. Se necessário, são atualizados os dados pessoais e valores dos semestres.

Resultado Enem 2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP divulga os resultados do Enem em sua página oficial disponível na internet até o terceiro dia útil após o dia da realização das provas. Cada participante pode acessar o endereço eletrônico do INEP e consultar seu desempenho através do número de inscrição no Enem ou número de CPF e senha.

FIES 2018

Programa criado pelo Governo Federal do Brasil com parceria do Ministério da Educação – MEC, o FIES tem o objetivo de financiar cursos superiores para alunos matriculados em universidades da rede privada de ensino superior. É por meio desse financiamento que milhares de estudantes concluem um curso superior e realizam o sonho de ter um diploma profissional em mãos.

Acesse e saiba mais informações: Enem site oficial

FIES inscrições 2018

Através do sistema próprio criado para o FIES, o aluno poderá realizar sua inscrição de forma exclusiva pela internet. A abertura das inscrições será divulgada em editais e portais de grande alcance pela população. O MEC oferece dois períodos de inscrições para o FIES por ano, um a cada semestre.

aditamento-fies-2017-veja-como-fazer

Aditamento FIES 2018 – Veja como fazer! Imagem:dibulgação

Primeiro semestre FIES 2018

Para participar do FIES no primeiro semestre do ano é exigido que o estudante realize exame do Enem e tenha nota não inferior a 450 pontos em cada matéria e não ter zerado a redação e possua renda familiar bruta mensal por pessoa de dois salários mínimos e meio, no máximo.

Acesse e saiba mais informações: Passo a passo para ver sua nota do ENEM 2016!

Aditamento FIES 2018

Todo semestre, o aluno deve ficar atento para fazer a renovação obrigatória de seu contrato de financiamento para que este continue válido. Esse procedimento, chamado de Aditamento, é feito após as inscrições para o FIES e o mesmo possui duas maneiras de ser efetuado, simplificado e não simplificado.

Para fazer o aditamento do contrato do FIES pelo método Simplificado, o aluno deve procurar o setor responsável pelo FIES em sua instituição de ensino superior e solicitar o documento para realizar o aditamento. Esse setor enviará uma solicitação de renovação de contrato e, em seguida, o aluno deve receber um e-mail do FNDE informando que sua solicitação foi aprovada para prosseguir.

aditamento-fies-2017-veja-como-fazer

Aditamento FIES 2018 – Veja como fazer! Imagem:divulgação

Após esse procedimento, o aluno tem vinte dias a partir da data da resposta da solicitação de renovação para verificar as informações do seu curso e os valores das mensalidades do semestre. No caso de haver alguma informação incorreta se faz necessário ir até o setor do FIES na unidade de ensino e realizar as correções para se iniciar o processo novamente.


Com as informações corretas, o aluno deve solicitar o Documento de Regularidade de Matrícula – DRM para, então, comparecer, no prazo de 10 dias, à instituição financeira para formalizar as atualizações. Em alguns casos, após a solicitação e da conferência das informações do aditamento no SisFIES, o aluno percebe que houve alteração nas informações de seu contrato.

aditamento-fies-2017-veja-como-fazer

Aditamento FIES 201 – Veja como fazer! Imagem:divulgação

Em casos como esse, o aluno deve desconsiderar a solicitação e ir até o setor responsável pelo FIES na instituição de ensino em que estuda para verificar se há pendência no seu contrato. Casos como este são chamados de aditamento FIES Não Simplificado.

Os aditamentos não simplificados podem apresentar modificações nos valores anteriormente negociados, nas informações sobre a renda do fiador ou sua troca como também, pode ser a mudança de estado civil do aluno. Após a regularização junto à instituição financeira, o aluno deverá ir até o setor do FIES da unidade em que estuda e entregar uma cópia do Termo Aditivo para finalizar o processo do aditamento.

Nota de corte FIES 2018

Conforme prevê a regra de classificação imposta pelo artigo 13, da Portaria Normativa nº 13, de 11 de dezembro de 2015, a nota de corte do FIES é calculada com base apenas nas notas obtidas no Enem pelos candidatos inscritos e que não tenham concluído o curso superior.

Acesse e saiba mais informações: Enem 2017 – Inscrições

Lista de espera FIES 2018

Segundo o MEC, as convocações dos selecionados presentes na lista de espera do FIES serão para as vagas não ocupadas pelos pré-selecionados e, portanto, liberadas aos integrantes da lista de espera.

Leia também: Junte-se ao grupo dos estudantes que entram na federal através do ENEM!

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]