1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (128.822 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

5 erros muito comuns nas redações do Enem!

Existem muitas dúvidas quando o assunto é a Redação do ENEM, pois existem erros muito comuns que podem levar tudo a perder e você não se sair assim tão bem na nota do ENEM. Para ajudar você nessa tarefa vamos dar algumas dicas importantes que a Débora tem para ajudar você a fazer uma redação nota 1000 no ENEM. Confira abaixo:

Erros em uma Redação dissertativa argumentativa

1º erro – Fuga do termo de Redação:

Isso ocorre com muitas pessoas, pois na hora de produzir o texto acabam por fugir do tem e o ENEM apresenta um tema para que você faça a sua redação baseada nele, pois é sobre esse assunto que você vai precisar dissertar, defender.

5-erros-muito-comuns-nas-redacoes-do-enem

5 erros muito comuns nas redações do Enem! Imagem:divulgação

Porém muitas pessoas começam falando do assunto, mas com o decorrer do texto acabam fugindo do assunto indo para outro tema que não tem relação alguma com a proposta do ENEM.  Isso é muito importante, pois é preciso falar do mesmo assunto desde o início até o final da redação;

Acesse e saiba mais informações: Curso Preparatório do Enem 2016

2º erro – Repetição de palavras ou de ideias

Existem pessoas que ao redigir uma redação acabam por repetir várias vezes as mesmas palavras, seja na escrita ou na fala, isso é muito comum, até mesmo a repetição de ideia, uma vez que um texto é formado por no mínimo 4 partes acabam por repetir o que disseram no primeiro parágrafo do desenvolvimento, no do segundo e no terceiro parágrafo.

5-erros-muito-comuns-nas-redacoes-do-enem

5 erros muito comuns nas redações do Enem! Imagem:divulgação

Saiba que isso é muito comum acontecer, no entanto para que não ocorra é preciso que ao finalizar o texto ele seja lido e relido para observar o que foi repetido, seja a ideia do texto ou até mesmo alguma palavra. Nesse caso você poderá fazer a troca das palavras ou a exclusão do parágrafo que não está de acordo. Isso é de grande importância pois poderá deixar o texto mais coso, mais claro para quem o lê.

3º erro – Uso da linguagem coloquial

Para quem ainda não sabe, a linguagem coloquial é aquela que nós usamos ao falar no nosso dia a dia falando com familiares, amigos, todos aqueles que estão mais próximos de nós. Nessa situação é muito comum usar gírias, abreviaturas de palavras, palavrões, entre outros.

uso-da-linguagem-coloquial

Uso da linguagem coloquial. Imagem:divulgação

Porém no texto de redação do ENEM não é possível usar a linguagem coloquial, ou seja é importante e necessário que seja utilizada uma linguagem padrão. É preciso que seja formal, utilizar uma linguagem culta, até mesmo porque não sabemos quem vai corrigir a nossa redação, portanto é preciso usar a formalidade.

4º erro – Tamanho dos parágrafos


É importante cuidar o tamanho dos parágrafos para que não sejam nem muito curtos, nem muito longos, no caso de ser muito curto pode ocorrer a falta de alguma ideia deixando o mesmo incompleto, sem que o leitor não consiga compreender a ideia.

redação do enem 2016

5 erros muito comuns nas redações do Enem! Imagem:divulgação

Do mesmo jeito um parágrafo muito extenso pode ocorrer a falta de coerência, ou falta de coesão do texto, pode confundir o leitor e o esmo não entender a ideia. Portanto divida o parágrafo, se for muito longo e organize as ideias para que fique claro e objetivo.

Acesse e saiba mais informações: 13 Possíveis temas de Redação do Enem 2016

5º erro – Utilização da crase

É comum as pessoas não saberem quando utilizar ou não utilizar a crase. Nesse caso é preciso que seja usada uma regra geral, no caso da frase:

utilizacao-da-crase

5 erros muito comuns nas redações do Enem! Imagem:divulgação

“Vou à Bahia” nesse caso o verbo “vou” precisa da preposição “a” (quem vai, vai à algum lugar e Bahia é um substantivo feminino a Bahia é preciso colocar o artigo antes da palavra Bahia) então a junção da preposição “a” mais o artigo feminino “a” resulta em um fenômeno chamado crase, ou o acento grave.

Esses são os 5 erros mais comuns que ocorrem nas redações do ENEM, nas produções de textos dos vestibulares, enfim. Espero que com as dicas acima você não cometa mais esses erros e possa obter uma redação nota 1000.

Leia também: 5 Possíveis Temas com chances reais de cair na prova do Enem.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]