1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (198.344 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

4 Motivos que Vão te Fazer Tirar Zero na Redação do Enem

Tirar nota zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) parece ser algo impossível, mas não é! Saiba que mais de 86.236 mil candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2016 zeraram a nota da redação. Isso porque em algum momento eles cometeram alguma falta nesse processo de criação da redação.

4 Motivos para Tirar zero na Redação do Enem

Confira a seguir 4 motivos que levam uma pessoa a tirar nota zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio:

1 – Fugir do Tema da Redação

Parece meio óbvio, mas é preciso que se a pessoa escrever algo na redação que foge totalmente da proposta ela vai ter nota zero na redação do Enem. Muitas pessoas fogem do tema da redação porque tem problemas para interpretar a posposta.

Enem 2017

Enem 2017

O Enem sempre oferece alguns textos de apoio como o tema da redação para que você tenha ideias e faça a sua dissertação argumentativa. O que acontece é que muitas pessoas simplesmente não entendem esse tema e fogem do assunto rapidamente.

Outro grande problema é a pessoa se perder no meio da redação e acabar fugindo do tema sem perceber. Foque sempre naquilo que estão pedindo, apresentando os problemas, desenvolvendo argumentação e terminando com a resolução do problema.

2 – Entregar a Folha de Redação em Branco

Sim, tem pessoas que simplesmente entregam a prova em branco. Isso acontece muitas vezes porque algumas pessoas acreditam que somente a prova com as questões objetivas que vão contar para a sua média para ingresso de universidades, mas isso é uma verdadeira mentira.

Todas as faculdades que usam o Enem como meio de avaliação só podem aceitar essa nota quando o estudante faz a redação e tem essa nota computada junto com a média.

 3 – Desrespeitar os Direitos Humanos

Parece impossível que alguém vai ser capaz de escrever algo ofensivo aos direitos humanos na redação do Enem, certo? Na verdade isso acontece sim e muito mais do que gostaríamos.

Algumas pessoas perdem a noção e escrevem coisas muito ofensivas sim na redação do Enem que tem conteúdo machista, racista e até preconceituoso em outros âmbitos, desrespeitando os direitos humanos, o que causa a nota zero na redação.

Enem 2017

Enem 2017

4 – Não Conseguir Demonstrar as Cinco Competências Avaliadas

São cinco as competências avaliadas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio segundo as suas regras, sendo que cada uma delas estão valendo de 0 a 200 pontos, confira:


  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

O candidato que não conseguir atingir essa exigências de modo satisfatório terá a redação zerada.

Na última prova do ENEM tivemos mais de 84 mil redações anuladas por causa desses motivos.
Se você não quer entrar para essa estatística em 2017 sugiro que você assista essa aula disponibilizada no link a seguir da Professora Débora ela vai te mostrar um esquema para fazer qualquer redação do ENEM mesmo sem saber o Tema. Acesse já: Quero mandar bem na redação do Enem!!!

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]