1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Veja qual programa vai te beneficiar através do Enem

Há um tempo atrás, cursar ensino superior era algo fora da realidade de muitos jovens de baixa renda, pois há uma dificuldade enorme para ingressar em uma instituição de ensino superior pública, e para muitos, era impossível, arcar com os custos de uma instituição de ensino superior privada.

O mesmo vale para cursos técnicos, o custo para sua realização era inviável. Mas é importante ressaltarmos, que essa realidade vem mudando ano após ano com a implementação de políticas públicas voltada para esses jovens.

edital-enem-2017

Enem 2017. Imagem:divulgação

Para se candidatar a um desses programas, é obrigatório a realização do Enem 2016, a sua inscrição no Enem é base para a inscrição dos programa, assim com uma nota mínimo de 450 pontos na prova objetiva e 500 pontos em redação. Portanto, há mais oportunidades, depende cada vez mais do seu esforço e comprometimento. Prepare-se, estude, faça uma ótima prova do Enem pois o resultado dela te abrirá muitas possibilidades como detalharemos a seguir.

Resultado Enem 2016

O Enem 2016 foi marcado pela aplicação de 2 provas, uma em Novembro e outra em Dezembro, por conta das ocupações de muitas escolas por estudantes insatisfeitos com a reforma educacional proposta. Fato é que algumas escolas não tiveram tempo hábil para se organizarem para a aplicação das provas em Novembro e tiveram que ser adiadas para Dezembro.

Foram 2 provas diferentes, com 2 temas de redação também diferentes. Os gabaritos oficiais já foram liberados, mas a nota individual só será conhecida em 19 de Janeiro, a ansiedade toma conta dos estudantes que sonham com um futuro profissional promissor e que dependem dessa nota para serem aceitos nos programas que detalharemos a seguir.

Acesse e saiba mais informações: Calendário Prouni 2017

Prouni 2017

O Prouni é um programa do governo federal conhecido como Universidade para todos. O Prouni 2017 terá o início de inscrições divulgados após a entrega da nota individual do Enem em 2017, portanto fique atento. A inscrição no programa é feita, exclusivamente, no site oficial do programa no portal do MEC.

Para que você possa participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2016, pois seu acesso se dará com seu número de inscrição e senha do Enem.

pagina-do-participante-do-enem

Prouni 2017. Imagem:divulgação

São dois tipos de bolsas oferecidos, integral e parcial em 50%. Para se inscrever, é necessário ter feito o ensino médio em instituição pública, ou comprovar que tenha sido bolsista integral, no caso de ter cursado instituição particular.

O candidato tem direito a participar do programa, também, se for portador de alguma deficiência, ou professor da rede pública em exercício do magistério em educação básica. Para a bolsa integral é necessário comprovar renda bruta mensal de 1 salário mínimo e meio, e para a bolsa parcial a renda bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos. Atenção não é renda total, é por pessoa.

Fies 2017

O Fies é um fundo de financiamento estudantil regido pelo MEC, o programa é também do Governo Federal e ajuda milhares de estudantes a terem oportunidade de cursar o ensino superior pagando um valor trimestral de R$ 150 durante o curso e tendo um período de carência de 18 meses após a conclusão para iniciar o pagamento do financiamento, que ainda é regido com taxa de juros bem abaixo das praticadas no mercado (atualmente fixada em 6,5% ao ano).

aditamento-fies-2017-veja-como-fazer

Fies 2017. Imagem:divulgação

As inscrições estão previstas para começarem no final de Janeiro, e o estudante deve comprovar renda individual de até 3 salários mínimos por mês. É necessário ter feito o Enem 2016 para concorrer ao Fies. Fique atento, não perca o prazo.

Pronatec 2017

O Pronatec é outro programa do governo federal, que tem como objetivo a qualificação profissional dos jovens. Ele tem seu objetivo voltado para cursos técnicos (duração média entre 1 ano e meio a 2 anos) e formação inicial e continuada (duração de até 2 meses).

pronatec 2017

Pronatec 2017. Imagem:divulgação

Como o programa tem cursos de formação inicial e continuada que exige escolaridade mínima de 8ª série, nem sempre é necessário ter feito o Enem para se candidatar. Há parcerias com diversas instituições, e as exigências podem ser diferentes. Acesse o site oficial do programa, procure o curso e a instituição desejada para que você possa tirar suas dúvidas.

Sisu 2017

As inscrições para o Sisu 2017 serão abertas em janeiro 2017, como é necessário a nota do Enem 2016 que será divulgado em 19 de Janeiro, há expectativa de que as inscrições iniciem-se  a partir do dia 21 de Janeiro.

Sisu

Sisu. Imagem:divulgação

O sisu é um programa gerenciado pelo MEC, onde instituições públicas abrem vagas para participantes do Enem 2016 (os que obtiveram melhores notas). Durante a inscrição é possível selecionar 2 cursos e acompanhar as inscrições e notas de corte, podendo assim fazer alterações para melhor enquadramento até o fechamento das inscrições.

Sisutec 2017

O Sisutec 2017 é um programa que reúne vagas gratuitas em cursos técnicos ofertados por instituições de Ensino. É necessário apresentar inscrição e nota do Enem 2016 para participar do programa. Ainda não temos o calendário de 2017, mas as inscrições costumam acontecer entre junho e julho e as aulas se iniciam em agosto.

sisutec-2017

Sisutec 2017. Imagem:divulgação

Os candidatos podem se candidatar para estudar em toda rede pública, instituições federais de tecnologias, universidades públicas e serviços nacionais de aprendizagem, assim como também em entidades de ensino superior que ofereçam o curso. Os jovens de baixa renda são 85% dos classificados no programa.

Estude as possibilidades, esperamos que tenha obtido uma boa nota no Enem 2016, escolhe o programa que mais se adequá a você e boa sorte.

Leia também: 5 Possíveis Temas de Redação do Enem

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]