1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (198.248 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Veja como vai funcionar o FIES em 2017!

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) custeia de 50% a 100% das mensalidades de estudantes de instituições privadas de ensino superior. Em 2017 são esperadas algumas mudanças em relação a quem pode solicitar o financiamento. Além disso, candidatos de cursos de formação de professores, da área de saúde e de engenharia têm prioridade na liberação do financiamento e na renovação do contrato.

Resultado Enem 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é indispensável para quem deseja ingressar no ensino superior, pois é utilizado no processo de seleção por muitas universidades públicas e privadas e nos programas do Governo Federal. O exame é composto por quatro provas de 45 questões cada, abrangendo todas as matérias ensinadas durante o ensino médio.

resultado-enem-2016

Resultado Enem 2016. Imagem:divulgação

 

O gabarito do Enem é divulgado dias após a realização do exame, com ele o aluno consegue calcular em média quanto alcançou na nota das quatro áreas do Enem: Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática, códigos e suas tecnologias.

O resultado final somente será anunciado no dia 19 de janeiro de 2017, com ele os estudantes poderão pleitear uma vaga no Sisu (Sistema de Seleção Unificado) que reúne as vagas das universidades públicas, além, de com a mesma nota, tentar um financiamento estudantil.

Fies 2017

Em 2017, a expectativa é que o Ministério da Educação (MEC) libere mais 300 mil novos contratos. Os candidatos de cursos de formação de professores, da área de saúde e de engenharia têm prioridade na liberação do financiamento e na renovação do contrato.

aditamento-fies-2017-veja-como-fazer

Fies 2017. Imagem:divulgação

Para se inscrever, é preciso que o curso do estudante tenha recebido avaliação positiva realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior- SINAES e que o candidato tenha a nota mínima de 450 pontos do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), além de ter tirado nota acima de zero na redação.

Acesse e saiba mais informações: Possíveis temas de redação do Enem 2017

FIES como funciona

Os alunos que solicitarem o financiamento têm uma carência de 18 meses para começar a pagar o saldo devedor em até quatro anos. Antes disso, durante o curso, ele deve arcar com o pagamento trimestral de até R$ 50,00, referente aos juros do financiamento. Depois, com o término do curso e encerrado o período de carência, o aluno deverá pagar o saldo devedor, parcelado em até três vezes o tempo de duração do curso, mais 12 meses.

aditamento-fies-2017-veja-como-fazer

Fies 2017. Imagem:divulgação

A taxa de juros cobrada no financiamento é de 6,5% ao ano e o pagamento é facilitado. O período para novos cadastros deve ser realizado no início do ano de cada ano e também no início do segundo semestre. Além disso, alunos que já possuem contrato podem contar com o período de renovação.

Primeiro semestre FIES 2017

Para se inscrever, basta realizar o cadastro no Sistema Fies no link http://sisfiesaluno.mec.gov.br. Primeiro, o estudante deve digitar os seus dados pessoais como o número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e no final escolher uma senha pessoal para acesso ao sistema.

Acesse e saiba mais informações: Sisutec 2017 – Inscrições, vagas e seleção

Inscrições FIES 2017

Após o cadastramento, o candidato deve realizar a sua inscrição e caso essa seja aceita, ele deve comprovar todas as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA, órgão validador que funciona na própria instituição de ensino superior, em que o estudante está matriculado, em até 10 dias corridos.

aditamento-fies-2017-veja-como-fazer

Fies 2017. Imagem:divulgação

Com a validação da documentação, o candidato escolhe umas das instituições financeiras do Fies 2017, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, para dar entrada no pedido e depois no contrato do financiamento estudantil, levando todos os seus documentos pessoais e os documentos pessoais do seu fiador. Para isso, o universitário tem somente 10 dias corridos. É necessário ficar atento aos prazos para não correr o risco de perder o financiamento do Fies.

Nota de corte FIES 2017

Cursos com nota 5 na avaliação das universidades terão maior probabilidade de receber o financiamento. Nos cursos com notas menores, 3 e 4, será levado em consideração o critério de região, já que a prioridade é para as regiões Norte e Nordeste. Além disso, a renda da família deve ser no máximo de 2,5 salários mínimos.

Acesse e saiba mais informações: Questões ENEM 2016 provocam polêmica entre especialistas

Lista de espera FIES 2017

Ter uma nota alta no Enem ajuda na classificação para conseguir uma vaga para o Fies, por isso é interessante prestar atenção na nota de corte do curso, ou seja, a nota mínima para a seleção antes de se cadastrar para concorrer a aquela vaga. Caso o candidato não seja selecionado na primeira etapa, ele pode ficar na lista de espera formada por vagas não preenchidas.

Leia também: Descubra um esquema pouco conhecido para escrever Redações do ENEM

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]