1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Veja como usar o Fies e o ProUni juntos

Você sabia que pode utilizar dois programas do Governo Federal simultaneamente? E, para o mesmo curso? Ao longo do texto vamos explicar tudo o que você precisa saber para participar.

Poucas pessoas sabem, mas o governo permite que o mesmo candidato faça uso do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Financiamento Estudantil (Fies). Para aqueles que não sabem, os candidatos não podem ser beneficiados ao mesmo tempo por dois ou mais programas de incentivo ao estudo.

O Prouni é para muitas pessoas a porta de entrada para a faculdade, mas nem todos os candidatos podem concorrer as bolsas integrais. Ou seja, as bolsas em que todo o curso é pago pelo Governo Federal.

Veja como usar o Fies e o ProUni juntos

Veja como usar o Fies e o ProUni juntos

O que é o Fies?

Hoje em dia, o financiamento é um serviço bastante comum no país. Existem diversas modalidades para esse tipo de serviço, como por exemplo, financiamento imobiliário, de veículos e até mesmo o estudantil.

Nesse ramo da educação, várias instituições financeiras oferecem o financiamento estudantil para aquelas pessoas que querem, mas que no momento não tem como pagar a faculdade. O próprio Governo Federal brasileiro possui um programa de financiamento estudantil e é um dos programas que possui as menores taxas de juros do mercado.

O Fies foi criado em 1999 e é uma das alternativas para aquelas pessoas que não tem como pagar a faculdade. Para aqueles que não sabem, o financiamento estudantil é uma espécie de empréstimo, onde o governo paga as mensalidades da faculdade e o aluno passa a pagar em pequenas parcelas somente quando já estiver formado.

O que é o Prouni?

O Prouni foi desenvolvido em 2004 e trata-se de um programa no qual os concorrentes disputam por bolsas de estudos em instituições de ensino privada. Existem dois tipos de bolsa que os candidatos devem escolher: parcial e integral.

Mas, é claro, a seleção da bolsa não é feita apenas conforme o desejo do candidato. As pessoas de renda igual ou superior a um salário mínimo e meio por integrante familiar tem direito a concorrer as bolsas integrais (100%) ou, se preferir, parciais (50%) e o pagamento da metade da mensalidade fica por conta do candidato.

Para as pessoas que possuem renda superior a um salário mínimo e meio por cada integrante da família só pode concorrer a bolsas parciais. Acontece que algumas pessoas mesmo tendo desconto de 50% nas mensalidades, não tem condições de arcar com os custos da outra metade.

Poucos sabem, mas isso não é mais motivo de preocupação. A seguir vamos te explica como é possível resolver essa situação.

Quem Pode Usar Simultaneamente o Prouni e Fies?

Um mesmo candidato pode ser beneficiado pelo Prouni e Fies, mas para isso existem alguns pré-requisitos. Os candidatos que possuem bolsa integral não podem solicitar o financiamento.

Outra situação que o candidato não conseguirá receber o financiamento é quando o mesmo possui bolsa parcial e deseja utilizar o financiamento para outro curso ou para outra instituição. Outro motivo que pode gerar um resultado indeferido é se a soma da porcentagem da bolsa e do financiamento for superior aos valores cobrados.

Prouni

Prouni

Esse tipo de benefícios concedidos simultaneamente é voltado para candidatos que tenham bolsa parcial. Mas isso vale apenas para os candidatos que não se enquadrem nas situações de proibições conforme vimos anteriormente.

O Fies é um programa que pode ser solicitado durante o ano inteiro, não existe período de inscrições. Por isso, você pode solicitar o financiamento a qualquer momento. Para mais informações você deverá entrar em contato diretamente com o Ministério da Educação (MEC).

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]