1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Vazamento nas provas do ENEM 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é indispensável para quem deseja ingressar no ensino superior, pois é utilizado no processo de seleção por muitas universidades públicas e privadas e nos programas do Governo Federal.

A prova é dividida em quatro temas, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática, códigos e suas tecnologias. Em 2016, as provas da edição do Enem 2016 aconteceram nos dias 05 e 06 de novembro e , novamente, houve suspeita de vazamento do tema da prova de Redação.

Vazamento da prova do Enem 2016

Como em edições passadas, a prova do Enem 2016 envolve conhecimentos gerais da atualidade e interpretação textual. O exame usa competências e habilidades com questões feitas por nível de dificuldade, do mais fácil ao mais difícil.

enem-2017-veja-como-se-inscrever

Enem 2016. Imagem:divulgação

Também é realizada uma redação que geralmente abrange temas do cotidiano, por isso é necessário que os estudantes estejam atentos às notícias e às discussões na imprensa e sociedade. Esta prova tem um peso muito grande na média final do estudante, valendo 20% na nota final e ao todo a redação pode chegar a mil pontos.

Acesse e saiba mais informações: Fies 2017 – Inscrições, vagas e cursos

Posição do Ministério Público

Mais de 6 milhões de inscritos realizaram as provas, contudo mais de 191 mil candidatos não puderam fazer o exame na data marcada, devido a ocupação de escolas em protesto contra as propostas do governo federal que congelam os gastos com a educação e que irão afetar milhares de estudantes nos próximos 20 anos. Esses candidatos realizaram as provas nos dias 03 e 04 de dezembro, mas todos ficaram apreensivos com a possibilidade de cancelamento do Enem.

edital-enem-2017

Enem 2016. Imagem:divulgação

Isso ocorreu devido à investigação da Polícia Federal que investiga indícios de vazamento das provas, pois dois candidatos foram flagrados com o tema da redação. Por isso, o pedido de cancelamento partiu do Ministério Público Federal (MPF) que seguiu o relatório da PF com a conclusão da participação de uma quadrilha que teve acesso antecipado ao tema da redação e às questões objetivas.

Decisão da Justiça Federal do Ceará

Ainda no mês de novembro, o Ministério Público Federal (MPF/CE) divulgou nota apontando que pelo menos dois candidatos tiveram acesso às questões antes da aplicação das provas. Os dois suspeitos foram presos em Minhas Gerais (MG) e o outro no Maranhão (MA). Por isso, foi solicitado o cancelamento da prova e a realização de um novo exame para todos os candidatos.

edital-enem-2017

Enem 2016. Imagem:divulgação

Contudo, o juiz da 4ª vara da justiça Federal no Ceará, José Vidal Silva Neto, negou esse pedido do MPF para anular a redação do Enem. Ele alegou que o tema divulgado na internet, é o mesmo que apareceu na prova falsa do ano passado e somente é semelhante a da prova do Enem 2016. Segundo o juiz, o fato de dois candidatos terem sido apanhados com o tema da redação não deve ser generalizado.

Acesse e saiba mais informações: Veja como vai funcionar o FIES em 2017!

Resultado final do Enem 2016

O gabarito do Enem 2016 já foi divulgado e com ele os candidatos puderam calcular a nota geral das provas. O resultado final com a nota da redação deve ser divulgado no dia 19 de janeiro de 2017. Com essa nota, os estudantes poderão participar do processo seletivo de várias universidades públicas que utilizam o Enem como nota e fazem parte do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

edital-enem-2017

Enem 2016. Imagem:diuvlgação

Os estudantes interessados em ingressas nas universidades federais, estaduais e institutos devem se inscrever no sistema que em 2016 abriu dois processos de seleção durante o ano, sendo a primeira etapa em janeiro e a segunda em junho. As vagas disponíveis no Sisu 2017 podem ser consultadas na página oficial do sistema http://sisu.mec.gov.br/ pelas categorias município, instituição ou curso. Também no site é possível visualizar a lista de instituições participantes.

Leia também: Esquema pouco conhecido para desenvolver a Redação do ENEM

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]