1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...

Vale Mais a Pena Fazer ENEM ou Vestibular?

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – e o vestibular são duas provas muito aguardadas por milhares de estudantes brasileiros que visam realizar um curso superior. Ambos os exames tem como foco o que o estudante aprendeu nos três anos que passou no ensino médio, através da aplicação de questões de múltipla escolha sobre todas as áreas de conhecimento estudadas.

As duas provas são muito temidas e aguardadas pelos estudantes, que passam meses e semanas enterrados nos livros se preparando para tirarem ótimas notas, já que é a porta de entrada para a universidade. No entanto, sempre surge aquela dúvida: eu faço os dois? Ou qual vale mais a pena?

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – e o vestibular são duas provas muito aguardadas por milhares de estudantes. (Imagem: Divulgação)

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – e o vestibular são duas provas muito aguardadas por milhares de estudantes. (Imagem: Divulgação)

ENEM ou Vestibular?

Muitos se questionam se devem fazer as duas provas ou escolher somente uma e, se escolherem somente uma, qual devem escolher? Qual das duas oferece as melhores oportunidades? São dúvidas comuns, mas que podem ter respostas diferentes para cada pessoa, já que depende do curso e da instituição desejada.

Escolher entre um e outro exige cautela, além da avaliação de vários fatores importantes. É preciso ter conhecimento total sobre as duas provas e sobre suas características para que possa definir com consciência.

Conhecendo o ENEM

O ENEM consiste em uma prova que avalia os conhecimentos do aluno em relação aos três anos do ensino médio e tende a ser aplicada em dois dias. A inscrição ocorre pela internet e o estudante deve comparecer no dia e local marcado para realizar as provas objetivas nas áreas de Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Português e também a redação.

O ENEM consiste em uma prova que avalia os conhecimentos do aluno em relação aos três anos do ensino médio. (Imagem: Divulgação)

O ENEM consiste em uma prova que avalia os conhecimentos do aluno em relação aos três anos do ensino médio. (Imagem: Divulgação)

Cada estudante que participa recebe uma nota de acordo com suas respostas e desempenho, nota essa que poderá ser usada no SISU, ProUni, FIES ou para ingresso nas universidades. O ENEM serve para avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro, mas tem sido muito usado em programas federais para selecionar alunos para o ensino superior.

Conhecendo o Vestibular

O vestibular consiste em um processo seletivo aplicado por universidades públicas e privadas para selecionar alunos para seus cursos do ensino superior. O modo de funcionamento varia de acordo com cada instituição, podendo ter um ou mais dias de aplicação de provas objetivas, além da redação. Além disso, em algumas universidades há duas fases de vestibular.

Todos os inscritos realizam a prova e concorrem no curso selecionado, de acordo com o turno e a unidade. São classificados aqueles com as melhores notas. Em universidades privadas, os selecionados ganham a vaga, não uma bolsa, portanto ainda precisam arcar com as mensalidades.

E Então, Qual Escolher?

Tudo depende de você. Se você preenche os requisitos nos quais o ENEM é usado e acha que terá um bom desempenho, talvez valha mais a pena fazer este exame. Até porque você poderá se inscrever em qualquer universidade e nos programas como SISU e ProUni, é possível se inscrever para dois cursos, não apenas um.

O vestibular é mais indicado quando você deseja entrar em um curso em uma instituição específica. (Imagem: Divulgação)

O vestibular é mais indicado quando você deseja entrar em um curso em uma instituição específica. (Imagem: Divulgação)

O vestibular é mais indicado quando você deseja entrar em um curso em uma instituição específica, ou até mesmo quando não se encaixa nos requisitos impostos pelos programas do governo.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]