/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Vagas em Portugal para Estudantes de Graduação através do Enem

Você sabia que agora a sua nota do ENEM pode ser usada para ingresso também fora do país? Isso mesmo, com a nota do exame você pode ingressar em uma instituição de ensino superior de Portugal e fazer a sua graduação em outro país. Já fazem alguns anos que o Brasil vem fazendo acordos com Portugal, de modo a ampliar a quantidade de universidades que aceitam a nota do exame.

Dessa forma se você possui uma boa nota, poderá se candidatar no processo seletivo de lá e ficar de olho para não perder a matrícula. Ao todo Portugal e Brasil possuem 28 convênios, ou seja, 28 universidades diferentes que aceitam os alunos brasileiros através da nota do ENEM. Veja como participar a seguir.

Como estudar em Portugal usando a nota do ENEM?

Para que você consiga estudar em Portugal usando a nota do ENEM, é preciso estar ciente de quais instituições de ensino aceitam a nota e, em seguida, buscar saber quais são os requisitos impostos pela mesma.

Por exemplo, na Universidade de Coimbra, os estudantes brasileiros interessados não podem ter cidadania portuguesa e nem podem morar em Portugal há mais de dois anos. Os estudantes também devem ter o diploma de conclusão do ensino médio e um passaporte. Sem falar que cada uma das instituições tem liberdade para definir a nota de corte que será aplicada em seus cursos para o ingresso dos brasileiros.

Quais universidades de Portugal aceitam a nota?

Diversas universidades de Portugal já aceitam a nota do ENEM. Todas possuem basicamente os mesmos requisitos já citados, mas é bom sempre pesquisar pois pode haver requisitos específicos de acordo com o curso ou instituição.
Além da Universidade de Coimbra, que é a que mais possui estudantes brasileiros, outras que aceitam a nota são:

Universidade de Algarve, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Beja, Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico de Portalegre, Universidade de Aveiro, Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade da Madeira, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Santarém, Universidade dos Açores, Universidade da Beira Interior, Universidade do Moinho, Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, entre outras.

Universidades pagas em Portugal

Antes de você se inscrever é fundamental que saiba que até mesmo as instituições públicas de Portugal cobram uma mensalidade do estudante, que recebe o nome de propina. Os valores são bem variados de uma instituição para outra, sendo que essa informação você encontra no site da instituição ou somente indo até lá.


Sem falar que se você se candidatar e for aceito, terá que seguir todas as instruções da faculdade sobre a matrícula, comparecendo nos dias e horários marcados. Você também deve ficar atento que o convênio entre Brasil e Portugal não oferece aos estudantes nenhum tipo de repasse de recursos, sendo assim o próprio estudante deve arcar com os seus gastos, tanto de viagem e transporte, quanto de moradia e alimentação.

Estudar fora do país

Estudar fora do país é o sonho de milhares de pessoas. Por mais que Portugal não seja o principal destino quando o assunto é esse, pode ser uma boa opção para você que não quer passar pelos procedimentos de escolas americanas ou britânicas.

Em Portugal você encontra algumas das maiores universidades da Europa, recebendo um aprendizado de qualidade e tendo aulas com um ótimo corpo docente. Pesquise as instituições com cuidado. A dica é que você só se inscreva depois que já estiver morando em Portugal ou com tudo certo para ir até lá quando for preciso, por exemplo para a matrícula.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]