1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Edital do ENEM 2017

O Ministério da Educação lançou em abril o novo edital do ENEM para o ano de 2017, com várias mudanças envolvendo a aplicação das provas e o modo de funcionamento do exame.

No edital é possível termos consciência sobre todos os detalhes do exame, envolvendo os dias e horários de aplicação, prazos de inscrição, modos de avaliação e muito mais. Cada candidato, antes de se inscrever, deve fazer a leitura do edital para se inteirar sobre todas as informações e estar ciente de todas as regras do exame.

O Ministério da Educação lançou em abril o novo edital do ENEM para o ano de 2017. (Imagem: Divulgação)

O Ministério da Educação lançou em abril o novo edital do ENEM para o ano de 2017. (Imagem: Divulgação)

Para lhe ajudar a saber todas as novidades e mudanças, explicaremos a seguir tudo que você precisa saber sobre o ENEM 2017.

Principais Novidades para o ENEM 2017

A principal novidade envolvendo o ENEM é sobre a sua realização. Até o ano passado ele era realizado em apenas um final de semana, no sábado e no domingo. A partir desse ano, o ENEM será aplicado em dois finais de semana consecutivos, apenas nos domingos.

O valor da taxa de inscrição também foi alterado, o que deixou muitos candidatos irritados e esperando pela isenção: passou para R$82. Por falar na isenção, houve novos requisitos em relação à isso também.

Inscrições e Taxa do ENEM 2017

As inscrições do ENEM 2017 duraram mais de 10 dias, começando no dia 8 de maio e terminando no dia 19 do mesmo mês. Os interessados puderam se inscrever pela internet, no site oficial do exame, na Página do Participante. A inscrição é feita mediante o número do CPF, além de ser importante informar um e-mail válido, criar uma senha e informar o número de telefone.

As inscrições do ENEM 2017 duraram mais de 10 dias, começando no dia 8 de maio e terminando no dia 19 do mesmo mês. (Imagem: Divulgação)

As inscrições do ENEM 2017 duraram mais de 10 dias, começando no dia 8 de maio e terminando no dia 19 do mesmo mês. (Imagem: Divulgação)

No ato da inscrição o candidato deve escolher a língua estrangeira que deseja fazer, além de responder ao questionário socioeconômico, informar se precisará de atendimento especial e informar sua renda. A taxa de inscrição no valor de R$82 pôde ser paga até o dia 24 de maio; ganharam a isenção os candidatos do último ano do ensino médio, além daqueles com cadastro no CadÚnico do Governo e aqueles que preenchem os requisitos de baixa renda.

Provas do ENEM 2017

Houve mudança em relação às provas do ENEM. Segundo o MEC, através de pesquisas realizadas com vários brasileiros, chegaram à conclusão de que o melhor é aplicar as provas em dois domingos consecutivos. O primeiro dia de provas será em 5 de novembro, onde os candidatos terão que realizar questões sobre Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. Além disso, a redação agora será aplicada no primeiro dia também.

O segundo dia será em 12 de novembro; haverá provas de Matemática e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Os portões abrirão ao meio dia, com fechamento previsto para às 13 horas do horário de Brasília. No primeiro dia a prova irá terminar às 19h e no segundo, às 18h.

O resultado do ENEM está previsto para sair na segunda quinzena do mês de janeiro de 2018. (Imagem: Divulgação)

O resultado do ENEM está previsto para sair na segunda quinzena do mês de janeiro de 2018. (Imagem: Divulgação)

Resultado do ENEM 2017

O resultado do ENEM está previsto para sair na segunda quinzena do mês de janeiro de 2018, mais especificamente no dia 19, mas ainda nada está confirmado.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]