1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Sisutec 2018

O SISUTEC é um programa do governo federal criado há algum tempo, tendo como principal objetivo unificar a oferta de vagas dos cursos técnicos profissionalizantes. Esses cursos técnicos profissionalizantes são ofertados no âmbito do Pronatec, por isso são totalmente gratuitos.

O intuito do Pronatec é promover a qualificação profissional para toda a população brasileira, permitindo que todos tenham acesso a cursos desse nível. Centenas de escolas são parceiras e disponibilizam os cursos do Pronatec todos os anos.

Para que essas vagas possam ser preenchidas por vários estudantes de todo o país, elas passaram a ser disponibilizadas no sistema do SISUTEC, que você entenderá como funciona logo a seguir.

Sisutec 2018. (Imagem: Divulgação)

Sisutec 2018. (Imagem: Divulgação)

O que é o Sisutec 2018

O SISUTEC – Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica – trata-se de um processo seletivo online, onde as escolas que oferecem os cursos do Pronatec disponibilizam suas vagas todos os anos. O programa abre suas inscrições principalmente no início do ano, contando com vagas espalhadas por todo o país.

As principais escolas parceiras que oferecem os cursos do Pronatec e disponibilizam as vagas no sistema são as técnicas, os institutos federais e as escolas do SENAI e do SENAC.

Essa é uma das melhores formas de concorrer às vagas de cursos técnicos, pois você tem grandes chances de acordo com sua renda. Sem falar que o sistema ainda não é altamente conhecido por todos os brasileiros, o que leva você a ter mais oportunidades.

Inscrições Sisutec 2018

Antes de saber mais sobre as inscrições do Sisutec 2018, é essencial conhecer os requisitos exigidos pelo governo brasileiro. Para poder participar é essencial que você seja estudante da rede pública e tenha realizado o ensino médio completo em uma escola pública ou ainda em uma escola privada, mas com bolsa integral. Outro detalhe importante é a renda: o programa prioriza os estudantes de baixa renda, aqueles com uma renda de até dois salários mínimos.

Sisutec 2018. (Imagem: Divulgação)

Sisutec 2018. (Imagem: Divulgação)

Ter participado do ENEM nem sempre é um requisito, mas ajuda muito se você tiver participado e possuir uma nota considerada boa. Não há uma previsão para a abertura das inscrições, mas o processo seletivo sempre inicia nos três primeiros meses do ano, por isso você deve ficar atento no portal do SISUTEC e nas notícias lançadas pelo Ministério da Educação.

Outra forma de ficar a par das novidades é acompanhar os sites das instituições de sua preferência, como o SENAI. Eles sempre divulgam quando as inscrições estão abertas. No ato de inscrição você deve informar seus dados pessoais e procurar pelo curso desejado. É possível alterar os dados caso tenha alguma informação errada e também modificar sua opção de curso.

Vagas Sisutec 2018

O número de vagas do SISUTEC é um mistério revelado somente no início do processo seletivo, pelo Ministério da Educação. Todos os anos, no entanto, o governo tenta oferecer mais vagas, de modo a beneficiar mais estudantes e adultos. Através do Sisutec centenas de pessoas já adquiriram a qualificação profissional necessária e hoje estão melhor de vida.

Sisutec 2018. (Imagem: Divulgação)

Sisutec 2018. (Imagem: Divulgação)

O Sisutec pode ser a sua saída se você está em busca de conhecimento técnico e prático para o mercado de trabalho. Veja as opções de curso nas escolas de sua região, escolha um e aguarde o início das inscrições. Mais informações deverão ser liberadas com a proximidade do início do ano, por isso fique atento.

Em breve o calendário do programa deverá ser liberado, contendo todas as etapas e o cronograma completo para que você já possa ir se preparando. Até lá, converse com quem já foi beneficiado pelo programa e veja suas experiências pessoais e os benefícios que lhes foram dados.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]