1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Sisu 2018

O SISU já existe há muitos anos e a cada processo seletivo mais vagas são disponibilizadas aos jovens e estudantes brasileiros. O processo seletivo foi criado com o intuito de unificar o acesso às vagas gratuitas do ensino público superior brasileiro, já que todas as universidades passaram a usar somente a nota do ENEM como critério de seleção.

Como o mesmo procedimento estava sendo usado em todas as universidades, ficaria muito mais fácil se a oferta de vagas fosse de forma única, para que todos pudessem participar em um único período. Foi assim que surgiu o SISU, um dos programas mais aguardados durante o ano.

O que é o Sisu 2018

O SISU – Sistema de Seleção Unificada – é o programa federal voltado para a oferta das vagas em cursos superiores das instituições públicas brasileiras. O processo seletivo possui duas edições por ano e cada uma é composta por uma chamada regular e uma lista de espera.

sisu

Sisu. Imagem:divulgação

As inscrições do SISU iniciam, no início do ano, logo após a liberação da nota do ENEM. O período de inscrição não dura muito mais do que uma semana e todos os dias centenas de jovens estudantes se inscrevem para tentar a sorte. A partir do segundo dia são liberadas as notas de corte e as classificações, permitindo que todos os candidatos alterem suas opções caso desejarem.

Como se inscrever no Sisu 2018

A inscrição no SISU é fácil, rápida e sem complicações. Você pode encontrar dificuldades caso acesse o site no primeiro dia de inscrição e nas primeiras horas do processo seletivo, pois é quando o portal recebe mais acessos. Entretanto, é raro quando o candidato não consegue efetuar a sua inscrição.

O primeiro passo é informar o seu número de inscrição e a senha do ENEM; o número de inscrição pode ser encontrado na Página do Participante, no Cartão de Confirmação ou ainda no caderno de questões, caso tenha trago-o para casa.

Em seguida você poderá conferir os seus dados e a sua média no ENEM. Na próxima etapa, será a vez de procurar pela vaga, seja informando o nome do curso, da sua cidade ou da instituição. É possível conferir o turno, unidade, quantidade de vagas e maiores detalhes sobre cada vaga disponível.

Quando encontrar a vaga desejada, selecione-a e escolha a modalidade que deseja concorrer – ampla concorrência ou cotas. Por fim, leia com atenção as informações e finalize a inscrição. Lembre-se que é possível se inscrever para até duas opções de curso, sempre por ordem de preferência.

Acesse e saiba mais informações:

Como conseguir uma vaga no Sisu 2018

Para conseguir uma vaga no SISU 2018 é muito fácil, basta que você tenha participado do ENEM 2017 e não tenha zerado a redação. Uma nota relativamente boa também garante ainda mais a sua vaga.

Entretanto, lembre-se sempre que cada curso possui uma nota de corte e muitos deles não exigem uma nota muito alta, principalmente quando você concorre pelas cotas.

Sisu

Sisu. Imagem:divulgação

É claro que você não deve selecionar as cotas apenas por ter mais chances, mas sim por realmente preencher os requisitos que aquela modalidade impõe.

Caso você não fique em uma boa colocação no primeiro dia, pode ir modificando suas opções de curso até encontrar um que seja de acordo com sua nota. Outra opção é aguardar a lista de espera para concorrer às vagas remanescentes; muitos dos candidatos conseguem ser selecionados a partir dessa etapa do processo seletivo.

Acesse e saiba mais informações:

Vagas Sisu 2018

A quantidade de vagas ofertadas pelo SISU 2018 ainda não foi divulgada. Essa informação provavelmente virá à tona no dia da abertura das inscrições, juntamente com o edital e demais detalhes. Entretanto, o número de candidatos é sempre muito grande, por isso você deve garantir que sua nota é compatível com o curso desejado para ter mais chances.

Recomendados para você:

Tags: ,

[Grátis]
[Grátis]