/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Saiba como pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2018

Todos os anos aqueles que desejam se inscrever no ENEM 2018 devem efetuar o pagamento de uma taxa para que a inscrição seja confirmada. Nos últimos anos, entretanto, o valor dessa taxa vem aumentando consideravelmente, deixando muitos participantes revoltados. Nem todos têm condições de arcar com a taxa e por isso o INEP permite que essas pessoas solicitem a isenção.

No entanto a isenção está disponível apenas para alguns casos, por isso é essencial conhecer os requisitos de enquadramento para que você possa obter a isenção. Saiba mais sobre como pedir a isenção da taxa do ENEM a seguir.

Como funciona a isenção?

Até o ano passado a isenção da taxa podia ser solicitada na mesma época das inscrições e o resultado era divulgado automaticamente para que o estudante pudesse continuar com a inscrição. Entretanto, a partir desse ano, os interessados terão que solicitar a isenção separada da inscrição.

O período para solicitar a isenção vai de 2 a 11 de abril e deve ser feita exclusivamente pelo site: https://enem.inep.gov.br/#/crono?_k=txh3v0. O indivíduo deve preencher as informações, selecionar um dos enquadramentos e anexar os documentos que comprovem sua situação. Caso o resultado seja positivo, o jovem não precisará pagar a taxa e poderá fazer sua inscrição no mês que vem.

Quem pode solicitar a isenção?

A isenção da taxa é automática para os estudantes do último ano do ensino médio de escolas públicas. Para o restante dos participantes, é preciso se encaixar em um dos requisitos impostos pelo INEP.

Um deles é ter participado do ENCCEJA 2017 e ter obtido uma pontuação mínima para conseguir a certificação do ensino médio. Outra opção é ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral e possuir uma renda, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Há ainda mais um requisito em que os participantes podem se encaixar: ser participante de família de baixa renda, possuir NIS, estar em vulnerabilidade socioeconômica e possuir uma renda, por pessoa de até meio salário mínimo.

Como solicitar a isenção?

Para solicitar a isenção os interessados devem acessar o site citado anteriormente e clicar em “Acesse o Sistema de Isenção”. Na página seguinte o participante terá que selecionar “Isenção ENEM 2018” e informar seu CPF e data de nascimento.


Depois, dentro do sistema, deverá seguir as instruções da página, selecionando o seu requisito e anexando os documentos solicitados.

Inscrições do ENEM 2018

É importante ressaltar que mesmo se o jovem conseguir a isenção, isso não significa que sua participação está garantida. É preciso efetuar a inscrição no mês seguinte e somente assim o jovem poderá participar da prova.

Muitos podem acabar se confundindo com essa nova forma de solicitar a isenção. As inscrições acontecem entre 7 e 18 de maio, no mesmo site. Aqueles que não conseguirem a isenção deverão pagar a taxa no valor de R$82 até o dia 23 de maio, de modo contrário terão a inscrição sendo cancelada.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]