1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Saiba como calcular a média do Enem

Muitos estudantes que realizaram ou vão realizar o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – se questionam sobre como calcular corretamente a média do exame, para que assim saibam quanto precisam tirar ou quanto tiraram. Isso é muito importante pois a média do exame é usada em programas como SISU, FIES, ProUni, Pronatec, além de também ser levada em conta em vestibulares de universidades privadas.

Portanto quanto antes você souber a sua média melhor, pois assim já poderá se preparar para se inscrever nos processos seletivos. A seguir, nós ensinamos como você como calcular a sua média do ENEM.

Enem

Enem

Calculando a média do ENEM

O cálculo da média pode ser bem simples de ser feito, no entanto, de acordo com a universidade onde você deseja ingressar, pode se tornar mais difícil. Isso porque pode acontecer de uma universidade estabelecer um peso diferente para cada uma das provas do ENEM, levando sua nota a ficar maior. Ainda assim, esse cálculo pode ser um dos mais difíceis.

Para efetuar os cálculos é preciso estar ciente dos pesos que a universidade onde você irá ingressar deu para as provas. Isso pode ser encontrado nos editais de adesão ao SISU ou até mesmo no edital do vestibular. No caso do FIES ou ProUni, as provas possuem peso 1.

Cálculo simples da média do ENEM

Caso a universidade onde você irá ingressar não tenha dado peso algum às provas, o cálculo é simples. Você só precisa somar todas as suas cinco notas obtidas (redação, linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas) e, depois, dividir o resultado por cinco, já que são cinco notas.

Caso deseja saber a sua média sem a redação, basta retirar a nota da mesma e ao invés de dividir por cinco, dividir por quatro.

Cálculo da média do ENEM com pesos

O cálculo com os pesos pode ser um pouco mais complexo. Nesse caso você teria que somar as suas cinco notas e, em seguida, somar os pesos. Depois, dividir a soma das notas pela soma dos pesos. Isso pode confundir, portanto é fundamental ir com calma.

Vamos supor que você tenha tirado 600 na redação, 550 em Ciências da Natureza, 520 em Ciências Humanas, 600 em Linguagens e 500 em Matemática. Somando tudo, dá um total de 2.770 pontos. No caso dos pesos, a universidade atribuiu 1 peso para cada uma dessas áreas, resultando em 5 pontos. Dividindo 2.770 pontos por 5, dá uma média de 554 no ENEM.

Enem

Enem

Programas que aceitam o ENEM

Quando você se inscreve em programas como o SISU você tem acesso à sua nota e, depois que se inscreve no curso, pode conferir os pesos atribuídos às provas do ENEM pela universidade onde está concorrendo e também ver a sua média segundo esses pesos.

O resultado sempre tende a ser positivo, mas é sempre bom conferir. Além disso, sempre é fundamental obter no mínimo 450 pontos para que sua inscrição seja válida em programas como o ProUni.

Como calcular a nota do Enem 2017

Não existe muito segredo para calcular a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois que a prova for feita, eles divulgarão em uma data específica o valor das notas de cada matéria (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) e a Redação. Aí, para contabilizá-la manualmente, some todas as cinco notas informadas e divida por cinco.

Mas como ter acesso a essas notas de cada matérias? Também é bem simples: acesse o portal através do link http://enem.inep.gov.br e acesse a Página do Participante. Preencha as informações pedidas como o Cadastro de Pessoa Física (CPF), senha e código de segurança e pronto. Lembrando que essas informações são divulgadas alguns meses depois da prova do Enem acontecer.

Peso das notas do Enem

 Se você for utilizar a sua nota do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), saiba que ela pode ser calculada pelas universidades de forma diferente. Funciona assim: depois que você se candidatas para as duas universidades e/ou curso, a instituição poderá calcular a sua nota de acordo com a área de graduação que você optou.

Por exemplo, se você selecionar um curso de Exatas, a prova de Matemática e suas Tecnologias terá um peso superior a prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, por exemplo. Então, tudo pode depender da área que você tem mais afinidade. Mas não se preocupe, grandes chances de você se dar melhor já na prova referente ao que gostaria de trabalhar no futuro.

Como somar a nota do Enem

Como já informado acima, você terá que pegar a nota referente a cada matéria como em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e também da Redação. A partir daí, basta somar todas elas e dividir por cinco para obter a sua nota final. Lembrando que é necessário fazer a divisão porque apenas a soma não representa a sua nota final.

Calcular nota Enem por acertos

Você também pode ter acesso à sua nota do Enem de uma maneira um pouco especulativa, mas que chega perto do resultado final. Se você ficou com a sua prova e tem acesso aos erros e acertos das questões, existem alguns simuladores para você não se pego de surpresa com o que virá. Basta informar seus acertos de 0 a 45 de cada matéria e também uma nota realista de quanto você acha que tirou, de 0 a 1000, na redação. Pronto, o sistema faz um cálculo médio pra você.

E se você tem dúvida sobre a nota da redação, os avaliadores observarão alguns pontos como domínio da norma culta padrão, se você foi capaz de compreender a proposta da redação, se você soube relacionar, selecionar e organizar a suas ideias e argumentos, se demonstrou conhecimentos de linguística na hora de dissertar e tenha elaborado um texto que não desrespeite os valores humanos e a diversidade sociocultural. Ou seja, a partir do que você escreveu dá para ter uma ideia da nota que eles podem dar.

Uma dica nesse caso, por não ser uma nota precisa, é chutar algo mais baixo do que alto, caso você não tenha certeza. Afinal, é muito melhor esperar por algo e ser surpreendido por uma nota melhor do que acontecer o contrário.

Peso das matérias do Enem

Assim como informado acima, a questão do peso e das matérias do Enem dependerão sempre da área que você optar em seguir graduação e também da faculdade que você cursará. Cursos de humanas ganham peso maior com matérias da área, assim como exatas e biológicas.

Prova do ENEM 2017

As provas do ENEM de 2017 sofreram uma pequena mudança nas datas. Elas eram aplicadas até 2016 em um fim de semana, sábado e domingo. Em 2017 o ENEM vai ser aplicado em DOIS DOMINGOS, nos dias 05 e 12 de novembro. Com isso os alunos terão uma semana para descansar e assim poder encarar mais um dia de provas mais tranquilos e com as energias renovadas. Vale lembrar que mesmo em dias diferentes as provas irão acontecer nos dois dias no mesmo local, ou seja, se você vai fazer a sua prova no dia 05 na escola A, no dia 12 a prova acontecerá também na escola A.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]