1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Reta final para a prova do Enem

Um dos exames mais importantes hoje em dia está chegando, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Milhares de estudantes se inscrevem todo o ano para conseguir ter acesso às vagas das universidades através da nota obtida no ENEM e é por isso que a cada ano ele acaba se tornando mais e mais importante.

Através do ENEM é possível participar dos programas estudantis que disponibilizam bolsas de estudo parciais ou integrais, ou então financiam o curso para que o aluno comece a pagar só quando acabar. Um desses programas educacionais é o ProUni, confira aqui.

ProUni – O que é isso?

O ProUni é o Programa Universidade para todos, desde sua criação, em 2005, ele já vem beneficiando milhares de jovens que hoje em dia conseguiram realizar o sonho de ter o diploma do ensino superior. O proUni é o responsável por conceder bolsas de estudo aos jovens, são bolsas parciais de 50% ou bolsas integrais de 100%.

prouni

Prouni. Imagem: Divulgação

Para participar do proUni é preciso fazer o ENEM, por isso é muito importante estudar bastante e se dar bem na prova para conseguir garantir a vaga nas melhores universidades do país através da nota do ENEM.

Acesse e saiba mais informações: Curso Preparatório do Enem 2017

ProUni cursos mais procurados

São milhares de opções de cursos superiores que o Prouni disponibiliza bolsas de estudo, isso acontece devido ao fato de que cada vez mais universidades estão fazendo parceria com o proUni e assim oferecendo maiores oportunidades para os jovens que desejam realizar o sonho do curso superior.

prouni-cursos

ProUni cursos. Imagem:divulgação

Os cursos mais procurados para o ProUni são:

  • Administração
  • Ciências Contábeis
  • Direito
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Engenharia Civil
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Pedagogia
  • Psicologia

É claro que esses são apenas os cursos com mais inscritos nos últimos anos de ProUni, mas a grande variedade de cursos é enorme, ou seja, você com certeza vai encontrar o curso perfeito para o que você realmente gosta de fazer.

Acesse e saiba mais informações: Prova do Enem – Como se preparar a tempo pra prova

Prouni – Quem pode participar?

No geral pode participar do ProUni os estudantes que ainda não tem diploma de curso superior, mas é preciso ainda cumprir pelo menos um dos seguintes requisitos, confira:

  • Ter feito o ensino médio completo em escola da rede pública de ensino.
  • Ter feito o ensino médio completo em escola privada, porém na condição de bolsista integral.
  • Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública de ensino e parcialmente em escola privada na condição de bolsista integral.
  • Ter alguma deficiência
  • Ser professor da rede pública de ensino.
prouni

ProUni. Imagem:divulgação

Os jovens que desejam concorrer as bolsas integrais devem possuir uma renda familiar bruta mensal de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa. Os jovens que desejam concorrer às bolsas parciais devem possuir uma renda familiar bruta deve ser de no máximo 3 salários mínimos por pessoa.

ProUni e ENEM

Para participar do ProUni, além de cumprir alguns dos requisitos, é necessário ainda que o estudante tenha feito o ENEM a partir do ano de 2010, isso porque o Prouni utiliza a nota do ENEM como forma de classificação, por isso é importante tirar uma boa nota no ENEM e assim garantir a sua vaga.

Prouni e Enem.

Prouni e Enem. Imagem:divulgação

É importante que o candidato tire no mínimo a nota de 450 pontos na disciplinas do exame, além disso, o aluno não pode zerar a redação, ou seja, mesmo que tenha obtido uma nota excelente nas disciplinas, mas tenha zerado a redação, o jovem já não poderá concorrer as bolsas do proUni.

Acesse e saiba mais informações: 13 Possíveis temas de Redação do Enem 2016

Prouni inscrições 

Para se inscrever é só acessar o site oficial http://siteprouni.mec.gov.br/. As inscrições para 2017 ainda não estão abertas, mas o ENEM vai acontecer dias 5 e 6 de novembro, por isso é preciso se preparar bastante para ir bem na prova e assim conseguir concorrer às bolsas do proUni.

prouni10072014horiznova

Prouni inscrições. Imagem:divulgação

Importante lembrar que as inscrições acontecem duas vezes por ano, então caso você não consiga nenhuma bolsa de estudo na primeira edição de 2017 não se preocupe, no meio do ano acontece outra inscrição para que os alunos possam tentar novamente garantir o sonho do curso superior.

O ENEM e o ProUni são ótimas oportunidades para os jovens que querem estudar e assim conseguir uma boa profissão na área desejada, não deixe essa oportunidade passar, estude bastante e garanta a sua vaga nos melhores cursos superiores do país.

Leia também: 5 Possíveis Temas de Redação do Enem com chances reais de cair na prova.

Prova do ENEM 2017

As provas do ENEM de 2017 sofreram uma pequena mudança nas datas. Elas eram aplicadas até 2016 em um fim de semana, sábado e domingo. Em 2017 o ENEM vai ser aplicado em DOIS DOMINGOS, nos dias 05 e 12 de novembro. Com isso os alunos terão uma semana para descansar e assim poder encarar mais um dia de provas mais tranquilos e com as energias renovadas. Vale lembrar que mesmo em dias diferentes as provas irão acontecer nos dois dias no mesmo local, ou seja, se você vai fazer a sua prova no dia 05 na escola A, no dia 12 a prova acontecerá também na escola A.

Recomendados para você:

[Grátis]
[Grátis]