Resultado Enem 2016

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é realizado todos os anos com o objetivo de proporcionar aos participantes ingressarem em cursos de nível superior em universidades particulares em todo país. Além dessa o ENEM tem muitas outras funções que você vai descobrir aqui conosco. Continue lendo!!!

Como Foram as Provas do ENEM 2016

As provas do ENEM 2016 foram realizadas nos dias 05 e 06 de novembro e o gabarito foi divulgado três dias após o termino do exame. Contendo os resultados oficiais os candidatos puderam ter uma ideia de como foi o exame, porém apenas agora dia 8 de janeiro de 2016 que será possível obter o resultado final. Milhares de estudantes estão na torcida para saber a sua nota e se conseguirão fazer a matrícula no tão sonhado curso.

banner_apostila_728x90_1

Numero de Participantes do ENEM 2016

O ENEM de 2015 obteve o menor numero de abstenções dos últimos anos, pois apenas 1,9 milhão de inscritos deixaram de comparecer às provas de 2015; no ano de 2014, este número chegou a 2,5 milhões.  O total de inscritos no ENEM 2015 foi de 7,7 milhões e teve apenas 25,5% de abstenções. Essa é realmente uma série histórica, segundo ministro Mercadante.

O número de abstenção tem diminuído também porque as pessoas olham com mais atenção para as provas e para as oportunidades que o Enem oferece. A intensão é diminuir ainda mais as faltas no exame, pois os candidatos que receberam isenção na taxa de inscrição, mas não compareceram, não vão receber o benefício em 2016. A medida visa diminuir ainda mais a quantidade de faltas. A exceção fica restrita aos candidatos que apresentam justificativa para a ausência.

Onde Acessar o Resultado do ENEM 2016

Para poder ter acesso no resultado do ENEM 2016 os candidatos que participaram do exame terão que acessar a página do INEP na internet no link  http://enem.inep.gov.br/participante/.  Será necessário inserir o número do CPF e a senha. Assim, o sistema terá acesso ao aproveitamento do participante na prova de redação e nas quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Ou seja o participante terá o total das notas em cada uma das áreas de conhecimento.

Estudar para o Enem (Imagem: Divulgação)

Enem – Imagem: divulgação

Aqueles candidatos que não lembrarem a senha que usou no ENEM poderão usar a opção “Esqueci Minha Senha”. Os participantes poderão escolher a forma de envio da nova senha: via e-mail ou SMS (mensagem de texto). Antes de escolher uma das maneiras de envio, é importante averiguar se os dados pessoais estão atualizados.

Para que Serve o ENEM 2016

As notas do ENEM 2016 poderão ser utilizadas para certificação de ensino médio, ingresso em Universidades Federais, Acesso a bolsas de estudo, como também nos processos seletivos que serão abertos nos próximos dias como:

– Sisu 2016 (Sistema de Seleção Unificada),

– ProUni 2016 (Programa Universidade para Todos) e

– Sisutec 2016 (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).

Os processos seletivos do Fies 2016 (Fundo de Financiamento Estudantil) e Ciência sem Fronteiras também utilizarão o aproveitamento dos candidatos no Exame.

erico_rocha

Inscrições ProUni 2016

O Prouni é um programa do Governo Federal que em parceria com renomadas instituições privadas de ensino superior oferece bolsas de estudo que podem cobrir até 100% do valor das mensalidades dos cursos de graduação sequenciais de formação especifica.

O ProUni acontece duas vezes por ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre. As inscrições para o Prouni de 2016 podem ser feitas através do site oficial no link: http://siteprouni.mec.gov.br/.  Para conseguir se cadastrar é preciso informar o CPF, número de inscrição do Enem 2015 e a senha. Ao entrar no site, o estudante irá escolher, por ordem de prioridade, até duas opções de cursos de seu interesse em uma ou mais instituições e o tipo de bolsa (integral ou parcial). Fique atento e faça sua inscrição garantindo sua vaga. Boa sorte!!!

Inscrições Sisu 2016

O SISU é um sistema informatizado do Ministério da Educação onde instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Podem se inscrever no Sisu os candidatos que participaram do Enem de 2016 e que tiveram na redação nota que não seja zero. É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos.

Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação.

Inscrições Sisu

Inscrições Sisu – Foto: divulgação

Para se inscrever no Sisu o candidato deverá acessar o site oficial no link http://sisu.mec.gov.br/ . ao se inscrever o candidato deverá colocar por ordem de preferência duas opções de cursos entre as vagas que estão sendo ofertadas pelas instituições participantes. Na hora o candidato deverá definir o tipo de seleção que deseja se por ampla concorrência, por Lei de Cotas ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Recomendados para você: